VITÓRIA NA RAÇA: Análise tática de Grêmio 1×0 São Paulo

Por Daniel Klabunde e Pedro Galante

Mais uma noite de copa, mais uma noite de decisão, o grande duelo das semifinais da Copa do Brasil aconteceu na Arena do Grêmio. Dois times com propostas similares, com posse de bola, jogo apoiado e paciência para chegar ao gol adversário.

Mas nesta primeira partida vimos um Grêmio mais postado, aguardando o São Paulo para investir no contra-ataque, muito ligado e combativo, jogando uma espécie de terceiro tempo de redenção da partida contra o Santos.

O primeiro tempo foi muito disputado, especialmente no meio campo. O Grêmio fazia uma boa marcação alta, não deixando o São Paulo sair trocando passes do seu campo, sempre efetuando encaixes nos jogadores próximos ao portador da bola, obrigando a execução da bola longa.

Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Quando conseguia se estabelecer no campo de ataque o São Paulo acumulava seus jogadores do lado da bola e buscava circular com velocidade. Daniel Alves foi fundamental criando a partir da base da jogada. O Grêmio se postava no 4-4-2, mas mantinha suas habituais perseguições. O grande destaque foi a dupla Geromel – que saiu machucado aos 35 – e Kanemann, muito seguros defendendo a área.

Foto: Instat/ Pedro Galante

Com a bola, o jogo do Grêmio aconteceu mais pelo lado direito, com Thaciano e Victor Ferraz se revezando entre atacar por fora e por dentro, além das movimentações de Diego Souza para receber jogo direto em cima de Reinaldo. Em um dos raros momentos de posse de bola do Grêmio, Jean Pyerre foi o destaque de toda a jogada que quase resultou em gol. O camisa 10 se apresenta para o jogo, o Grêmio cria superioridade numérica para triangulação e consegue progredir no campo adversário também com a imposição física de Jean Pyerre.

Se no primeiro tempo o São Paulo também usou de sua força física para disputar a partida, no segundo tempo voltou bastante disposto em apostar na circulação de bola como ferramenta para vencer o jogo físico do Grêmio. Foram duas ótimas chances criadas no início do segundo tempo. Brenner e Luciano acabaram desperdiçando.

Com o jogo mais aberto, pudemos ver Jean Pyerre na posição que mais rende, de frente para o ataque, trocando muitas vezes com Matheus Henrique ou Darlan, junto com isso o recuo de Diego Souza abrindo espaço para a centralização de Pepê enquanto os laterais dão amplitude para abrir o sistema defensivo são paulino.

Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

A partida mudou completamente a partir dos 15 minutos, quando Ferreira entra no lugar de Thaciano na ponta direita. Aos 17 minutos o camisa 47 recebe cobrança de lateral do Victor Ferraz e parte pra cima de Reinaldo, consegue a vitória no 1×1 e faz o cruzamento que termina em gol de Diego Souza dando a vitória para o tricolor Gaúcho.

O São Paulo murchou. Estava melhor, tinha criado chances, mas, de repente, se viu atrás do placar. As alterações de Diniz – Vitor Bueno e Tchê Tchê no lugar de Bruno Alves e Luciano – não ajudaram o time a reagir, na verdade, acabaram com a movimentação no último terço e a presença de área do time, pilares do bom desempenho antes do gol.

Para o Grêmio, foi uma vitória da dedicação, raça e também da habilidade, Ferreira era o jogador que precisava entrar na partida para dar o diferencial ao Grêmio, o plus que faltava para sair o gol. O São Paulo, por sua vez, mostrou suas forças e por muito pouco não construiu uma vantagem que mudaria o jogo. Sem dúvidas, vai ao Morumbi com confiança de que pode reverter o resultado.

@klabundedaniel e @pedrosbgalante

Um comentário sobre “VITÓRIA NA RAÇA: Análise tática de Grêmio 1×0 São Paulo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s