As diferenças entre marcação alta, pressão alta e pressão urgente (pressing)

Por Luiz Martins 

Nos últimos dias assisti a algumas pessoas 8principalmente comentaristas esportivos) se equivocando entre diferenciar uma marcação alta de marcação pressão e pressão urgente (pressing).  São questões diferentes.  
Um time pode gerar marcação em linhas altas, médias ou baixas, por encaixes, zonal ou mista e realizar pressão no adversário (geralmente ocorre com pressão por encaixe). 
 
Então resolvi falar um pouco sobre este ponto. 
 
Primeiro explicar os pontos: 
A pressão e a pressão urgente (pressing para os teóricos da literatura do futebol) são estratégias muito usadas ultimamente no futebol atual, que consistem em exercer pressão sobre a equipe adversária, quando esta tem a posse da bola. 
Geralmente é mais fácil de ver a ação quando ocorre a saída de bola, através de passe curto do goleiro para um dos defensores, em que o time que está se defendendo gera uma marcação alta, mas não é necessário estar com o time instalado em campo ofensivo para as ações de pressão ocorrerem.

ΤΙΜΕΓ-ΑΖ 
PRESSAO? 
ADVERSARlO COM 
UBERDADE ΝΑ 
DE ΒΟΙΑ 
TATlCA 
FlJNClONA? 
QUAL ΝίΊΕΙ 
DE ΕΧΡοςιςΑ0? 
ΑΙΤΑ 
CHANCE DE 
SOFRER GOL 
slM 
ONDE Α ΒΟΙΑ 
έ RECUPERADA? 
DEFESA 
VOllJME 
DEJOGO 
CHANCE DE 
MARCAR GOl 
ATAQlJE
Organograma sobre organização de funcionamento de marcação pressão (Site: Categoria Canal)

A pressão alta é mais perceptível, pois possui dois objetivos primordiais: recuperar a posse depressa e desestabilizar o momento ofensivo do adversário em seu próprio campo, próximo à área. 

Isto torna o jogo mais competitivo, mais ocorrências de jogadas de ataque e menores ações defensivas ocorrem, mas existem limitações para a prática: 

  • Movimentos coordenados 
  • Cobertura adequada das linhas recuadas 
  • Bloco compacto 
  • Treinos de intensidade 
  • Preparação física adequada 

A pressão ocorre quando um jogador defensor vai para cima do jogador atacante com intuito de diminuir o espaço para jogar, podendo ser ativa ou passiva: 

Ativa: defensor pressiona e busca o desarme 

Passiva: defensor apenas diminui o espaço e tira a linha de passe 

Imagem 1 do prof Caio Gondo - Pressão ativa
Adversário 
com a bola 
Imagem 2 
'JIUOGE5 
Tardelli 
Ronaldinho Gaúch 0 
Fernandinho 
o prof Caio Gondo: pressão passiva

Já a pressão urgente (pressing), seria a pressão em conjunto, quando 2 ou mais jogadores sobem a pressão ao adversário, na tentativa de sufocar o portador da bola. É um movimento que exige muita coordenação dos jogadores que a realizam, para que não ocorra desgaste excessivo e falhas na marcação cedendo espaços ao adversário de forma não racional, pois pressupõe correr riscos. 

Como disse, a pressão e a pressão urgente, podem ser realizadas precedidas de diferentes marcações e ambas em conjunto geram a marcação pressão, que seria a utilização destas ações defensivas de modo coletivo dentro de um time. 
Estas ações são precedidas do chamado gatilho, que pode ser por exemplo, a bola do goleiro para um defensor, ou o passe de um zagueiro para um lateral, ou outro jogador de menor qualidade técnica. 
Um jogador sobe a pressão no homem da bola e o restante sobe nos adversários, ou fecham linhas de passe na intenção de negar a progressão adversária. 

Vídeo demonstrando ações de pressão alta e pressing

Outro ponto importante: Quando um jogador efetua a pressão urgente sobre o portador da bola, deve haver um outro atleta imediatamente pronto para a “dobra”, isto é, capaz de o substituir nessa pressão em caso de ser ultrapassado pelo adversário. 


Por ser uma estratégia desgastante, ela não é utilizada durante os noventa minutos de uma partida, mas aplicada em momentos pré-estabelecidos pelo treinador, dentro de sua estratégia, ou de acordo com o que ele compreende do jogo, ao ler o que ocorre na partida, escolhendo os momentos chave para aplicá-la, transformando-a em um elemento surpresa e não em um padrão de jogo estabelecido, sendo facilmente vencido pelo adversário. 

@ojunomartins 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s