Frenkie De Jong: Um novo recomeço na Catalunha

por Luiz Martins 

Na temporada 2020 a jovem estrela holandesa Frenkie de Jong, vem desempenhando um papel fundamental no novo Barcelona, dirigido por Ronald Koeman. Desde o início da temporada La Liga 2020/21, já começamos a ver que isso se concretizou. Esta análise tática irá dissecar o papel de De Jong no sistema de Koeman e explicar como o novo treinador está planejando usar seu meio-campista. 

O Barcelona tem atuado em uma formação 4-2-3-1, com Frenkie jogando alinhado a Sergio Busquets, seu papel no sistema tem sido em atuar mais livre e ele obtém a liberdade para ir avançar muito mais alto no campo.  Assim as ligações principais do meio-campista central são então formadas com seu o lateral, zagueiro e o ponta pelo setor esquerdo do campo, gerando assim uma fluência em seus movimentos. 
Quando confrontado com uma equipe que sabe realizar grandes pressões a saída de jogo, Frenkie tem a autonomia de retornar a uma zona mais baixa do campo, garantir superioridade numérica e progressão de bola mais fácil, auxiliando os zagueiros como uma opção de progressão ofensiva, por ter a capacidade de receber a bola de costas e já realizar um giro rápido escapando da pressão, dando a liberdade de o lateral poder somar em uma zona mais alta. 

Frenkie de Jong gerando opção de passe na próximo aos zagueiros, no momento de construção de jogo. (Fonte: Instat / Edição: Juno Martins) 

Outra opção que Frenkie de Jong possui em seu jogo é a habilidade excepcional de condução desde o campo defensivo. Ele utiliza este tipo de progressão para ligar os setores de defesa e ataque, além de ter uma boa capacidade de vencer seus marcadores através desta ação. É também uma das razões pelas quais é ele quem vai mais fundo para receber na base da jogada a bola dos zagueiros com mais frequência do que Busquets e também é ele quem obtém mais liberdade daqui para frente, sempre buscando conectar rapidamente os meias à frente com passes verticais. 
Desta forma não é surpresa que ele e Busquets sejam os distribuidores mais importantes do elenco, mas De Jong tem se destacado muito mais através de conduções escapando da pressão com dribles, para chegar a campo ofensivo e após gerar um passe de progressão do que o companheiro, sendo mais intenso em suas ações.  Koeman prefere que seja ele a receber da defesa porque sabe que o holandês vai conseguir progredir de forma eficaz na jogada. 

Outra quetão importante é que como joga alinhado a Busquets e gera estas conduções progressivas, De Jong tem a facilidade de se posicionar em campo ofensivo, empurrando o time para à frente, mas também desempenhando um cuidado defensivo e de recuperação de bolas em campo ofensivo, assim diminuindo o perigo de gol. 

Frenkie de Jong  alinhado a Busquets, como opções de retorno para reiniciar a construção e também cobertura defensiva aos companheiros. (Fonte: Instat / Edição: Juno Martins) 

Com um posicionamento mais avançado De Jong ainda atua como cobertura para seus companheiros, por estar geralmente a posicionado em zonas altas no momento ofensivo e sempre se colocar como opção de retorno para reiniciar o ataque, quando o time tem a bola. Além disto, aparecendo em zonas altas do campo, também pode buscar distribuir a bola para dentro da área, sempre levando perigo ao adversário, ou ser utilizado para trocar a bola de lado rapidamente quando necessário.  

Passes ofensivos para a área de Frenkie de Jong (Fonte: Instat / Edição: Juno Martins) 

Ainda é cedo para tirar grandes conclusões, mas a liberdade de movimentos e a maior participação na construção do jogo ofensivo do Barcelona, demonstra o que Ronald Koeman espera do jovem jogador holandês e conta com ele para potencializar suas ideiais não só o jogador, mas também suas ideias de jogo em campo, como havia realizado já na seleção holandesa, aumentando gradativamente o papel de Frenkie dentro do sistema. 

@ojunomartins 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s