Análise de desempenho – Fortaleza x São Paulo

Por Pedro Galante

Escalações:

Foto: SofaScore

Organização defensiva:

O São Paulo defendeu no seu habitual 4-4-2, com Brenner e Luciano à frente, em bloco mais alto. O Fortaleza, em seu 4-2-4, buscava saídas curtas, atraindo a marcação do São Paulo para explorar a bola longa, uma vez que tinha uma situação de igualdade numérica (4×4) em relação a linha de defesa. Os lançamentos buscavam o ponta mais aberto, especialmente pelo lado direito, que escorava a bola para o atacante atacar a profundidade no mano a mano contra o zagueiro.

Essa construção da equipe cearense encontrou facilidade diante da marcação alta do tricolor paulista, que é caracterizada muito mais por impor dificuldades à progressão do adversário, do que gerar recuperações no campo de ataque, por isso, mesmo quando a marcação estava bem encaixada, o Fortaleza conseguia manter a posse e recuava para o goleiro Felipe Alves, que tem muita qualidade jogando com os pés.

No entanto, o São Paulo se defendeu bem desses lançamentos longos, não permitindo que o Fortaleza criasse chances claras. O primeiro e o terceiro gol do time cearense surgem de jogadas de bola parada.

Organização ofensiva:

O jogo ofensivo do São Paulo foi muito condicionado pelo comportamento defensivo do Fortaleza, que marcava em um 4-4-2, alternando pressões em bloco alto (especialmente no início da primeira etapa) e defesas em blocos mais médios e baixos. A equipe comandada por Rogério Ceni povoava o meio-campo e impedia a progressão central, forçando a construção para os corredores, onde buscava criar “armadilhas” para recuperar a bola. Em bloco mais baixo, Tinga recuava pela direita, formando uma linha de cinco para defender a amplitude do ataque são-paulino.

O São Paulo recuava Dani Alves e Luan e tinha Luciano, Igor Gomes e Sara aparecendo atrás da primeira linha de marcação, mas não apresentava mecanismos, movimentos coordenados, para abrir espaços no bloco do Fortaleza. Quando conseguiu progredir, o fez apenas pelos corredores e sem sucesso em criar boas situações de finalização, exceto pelos dois gols marcados em jogadas que fogem do padrão do time, com passes mais longos.

Na segunda etapa, a equipe voltou com alguns ajustes para buscar criar pelos corredores e não depender apenas da progressão central: Luan e Dani Alves assumiram posições mais laterais na saída de bola. Com a expulsão de Felipe Alves, aos 14, o São Paulo assumiu de vez essa ideia de buscar circular a bola por fora do bloco adversário e tentar colocar os laterais em posição de cruzamento.

Tchê Tchê (aos 12) e Vitor Bueno (aos 24) entraram nas vagas de Igor Vinicius, lesionado, e Bruno Alves. Tchê Tchê atuou pela lateral direita e Vitor como volante ao lado de Dani Alves, enquanto Luan fazia a dupla de zaga ao lado de Diego Costa.

Aos 38, Paulinho e Pablo entraram, e Luan e Igor Gomes saíram. Reinaldo e Diego formavam a zaga com Tchê Tchê a frente, enquanto Paulinho e Daniel Alves eram os jogadores abertos, responsáveis pelo cruzamento. A expulsão de Carlinhos, aos 43, deu condições ainda melhores para o São Paulo fazer seu jogo de circular até conseguir cruzar bem.

Se impondo por vários minutos, o São Paulo chegou ao empate com Brenner, em uma jogada de linha de fundo pela direita.

Transição defensiva:

Apesar de ter sofrido um gol e um chute na trave em transição defensiva, o São Paulo não sofreu muitos contra-ataques, já que o Fortaleza fazia uma transição mais paciente, até porque defendia com seus em posições desfavoráveis à transição rápida (Tinga compunha linha de cinco na defesa e Ronaldo fechava por dentro ao lado dos volantes).

O destaque fica para a falta de pressão, ou melhor, a falta de coordenação, para um pressão pós-perda coletiva e eficiente por parte do São Paulo.

Transição ofensiva:

Sem a característica de recuperar bolas no ataque e como Fortaleza atacando principalmente por bolas longas, o São Paulo teve pouquíssimas situações de transição ofensiva. Quando teve, optou pelo comportamento mais paciente, estruturando o ataque mais elaborado.

@pedrosbgalante

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s