Da vice-lanterna à possível briga pela Sula: o efeito Jair Ventura no Sport

Por Felipe Holanda

O Sport vive dias melhores desde a chegada de Jair Ventura à Ilha do Retiro. Em menos de um mês, Jair impôs seu estilo de jogo e levou o Leão da vice lanterna à briga por uma vaga na Sul-Americana, com 55% de aproveitamento.

Com uma proposta reativa e uma tática bem definida no Sport, Jair Ventura acumula três vitórias em seis jogos após vencer o Fluminense, nesse domingo (20). 

Ainda falta muito no quesito resultado, mas é preciso enaltecer a performance que Jair Ventura deu ao Sport. Contra o Flu, à frente do placar, o Leão se fechou com todos os homens no campo de defesa, marcando por zona e com triangulações.

A grande tônica do Sport de Jair Ventura é a pressão na saída de bola do adversário. Também contra o Fluminense, o time rubro-negro adiantou seus jogadores de frente e dificultou bastante a vida do goleiro Muriel. No lance, Hernane quase conseguiu o desarme e Mugni por pouco não fez o segundo.

Antes da passagem pelo Sport, Jair se notabilizou no futebol com um modelo de jogo reativo, que explora os contragolpes e ataca em bloco. No Corinthians, em 2018, o que se viu em situações ofensivas foi um time bem compactado, com os jogadores próximos um do outro.

No Sport, a compactação do meio pra frente deve ser utilizada por Thiago Neves, novo reforço do Leão, Serrato (ou Betinho ou Ricardinho), Marquinhos e Henane (ou Rogério) pelo lado esquerdo. Este modelo de jogo tem o objetivo de quebrar as linhas da defesa adversária e criar chances de finalizar em gol.

Uma das táticas mais utilizadas por Jair na carreira é o 4-3-3, mesmo na defesa. Assim, o Corinthians tinha mais mobilidade e podia sair com rapidez para um possível contra-ataque. Contudo, o modelo acaba deixando alguns espaços, como aconteceu contra o Grêmio.

Os times de Jair Ventura também costumam explorar uma primeira linha de cinco (5-3-2) quando pressionados pelo adversário. Neste modelo, um homem deixa a primeira linha para dar o combate e tentar roubar a posse de bola, como aconteceu com o Corinthians diante do Bahia.

No Sport, Jair já utilizou o mesmo 3-5-2 em situações defensivas. Sem a posse de bola, o Leão postou uma primeira linha de cinco, buscando fechar os espaços para o Goiás, quando venceu por 2 x1.

No Santos, também em 2018, Jair Ventura utilizou bastante o 4-2-1-3, com três atacantes velozes. Um dos destaques daquele time era o jovem Rodrygo (hoje no Real), que flutuava entrelinhas e aparecia como um dos maiores responsáveis por iniciar a transição ofensiva do Peixe.

Também no Santos, Jair costumava explorar as bolas aéreas. Para criar situações de cruzamento, o Santos costumava explorar muito as subidas dos laterais, como aconteceu no confronto com o Vitória, quando Victor Ferraz e Gabigol trocaram passes pela direita e Rodrygo marcou.

No Sport, a subida dos laterais vem sendo uma das principais características de Jair Ventura. Pela direita, Patric é um dos mais acionados do time, como aconteceu no gol contra o Grêmio, após passe espetacular de Betinho, quebrando as linhas defensivas do Imortal.

Outra boa aparição de Patric foi no gol de Leandro Barcia, contra o Goiás. Barcia recebeu de Ricardinho e, mesmo com a marcação dobrada, abriu bela bola para Patric, que cruzou para o gol de Marquinhos. Mais uma subida expressiva dos laterais, que vem sendo a síntese do Sport de Jair Ventura.

O ápice da carreira de Jair foi no Botafogo. Começou como interino, na Zona de Rebaixamento, e levou o time à vaga nos playoffs da Libertadores, atuando no 4-3-3 ou 4-4-2, sempre bem compactado e pressionando a posse.

No Botafogo, Jair também utilizava o 4-4-2 clássico em algumas situações de jogo, com uma proposta sempre reativa e guarnecida na defesa. Em 2016, Ventura foi nomeado o técnico revelação da Série A.

Jair Ventura vem repetindo no Sport a receita de sucesso do Botafogo. Um bloco de marcação mais próximo do gol, bem compactado e com velocidade na saída. Com dedicação e trabalho, resgatou a competividade do Leão, que já vislumbra dias melhores na Série A.

O próximo compromisso de Jair Ventura à frente do Sport será contra o Corinthians, na próxima quarta-feira (23), também na Ilha do Retiro, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

@holandafelipee

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s