Pré jogo Paris Saint Germain x Bayern de Munique

Por Daniel Klabunde


Transição ofensiva do Bayern sempre com saída Lavolpiana (saída de 3) com Thiago Alcântara entre os zagueiros enquanto Goretzka dá opção de passe no meio com os laterais dando amplitude.

Transição ofensiva do Bayern
Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Desta forma o PSG pode tentar anular a saída do Bayern com a sua pressão em bloco alto, buscando encaixes e assim pode tentar anular a a qualidade de Thiago que ficará preso a marcação junto da sua área, onde Neymar tem papel fundamental marcando Thiago e Neuer.

Pressão alta do PSG com encaixes.
Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde


Organização ofensiva com Lewandowski recuando e ficando ao lado de Gnabry pelo meio enquanto Müller fica aberto pela direita e Perisic pela esquerda. O fator surpresa fica por conta de Goretzka, sempre buscando a tabela para infiltrar na área e finalizar à gol. Os laterais do Bayern variam entre atacar por dentro ou dando amplitude, é comum vermos Alphonso Davies revezando com Perisic pela esquerda e Müller com Kimmich pela direita.

Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Com este posicionamento o Bayern pode ter certa superioridade sobre o PSG pois raramente vemos Neymar, Mbape e Di Maria recuando para ajudar na defesa. O argentino recua com mais frequência fechando o linha de 4 pela dierita no 4-4-2 na organização defensiva.


Organização defensiva do Bayern se inicia com uma pressão ainda no campo de ataque sempre buscando encaixes para anular as opções de passe do adversário, assim a bola chega mais “quebrada” ao ataque do time adversário, facilitando o desarme ou até mesmo conseguindo recuperar a bola no campo de defesa do adversário.

Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde


O PSG pode ter problemas com essa pressão do Bayern, pois sua transição ofensiva é com uma saída em 2-4, onde Thiago Silva e Kimpembe ficam posicionados mais atrás enquanto Marquinhos e Paredes se movimentam a sua frente para apoiar a saída de bola. A saída para a pressão do Bayern deve ser os laterais, que dão o máximo de amplitude na transição.

Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde


Mas chegando na organização ofensiva a qualidade e movimentação do trio de ataque do PSG é intenso, Neymar se desprende do lado direito e se movimenta pelo meio atrás de Mbape e Di Maria, servindo como um armador da equipe. Mas claro que podemos vê-lo por vários setores do ataque além da região central, Neymar tem total liberdade para circular no setor ofensivo, assim como o francês e o argentino.

Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde


A transição defensiva do Bayern, apesar dos zagueiros estarem sempre bem postados, quando o adversário acelera a jogada acaba sempre encontrando um jogador as suas costas, foi assim contra o Lyon em alguns momentos, o time francês acabou desperdiçando as oportunidades que teve, mas contra o PSG o resultado pode ser outro em se tratando de Neymar, Mbape e Di Maria.


Bola parada ensaiada do Bayern em cobrança de falta, Alaba se posiciona como se fosse efetuar a cobrança com força enquanto Thiago se posiciona quase de costas para o gol. Enquanto isso Müller caminha ao lado da barreira como se não fosse disputar a bola dentro da área, mas Thiago cobra a falta efetuando um passe perfeito para Müller que acaba errando em bola, mesmo assim, uma ótima arma contra as defesas adversárias.

Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde


No lado do PSG a bola parada é sempre cobrada por Neymar ou Di Maria, Thiago Silva e Marquinhos fazem o “trenzinho”. Enquanto o Marquinhos se movimenta infiltrando abrindo espaço para Thiago cabecear livre, ou como foi contra o RB Leipzig, o camisa 5 invadiu a área mas a defesa não o acompanhou imaginando que a bola seria para Thiago, assim ficou livre para cabecear e marcar o gol.

Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

@dktricolor

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s