O SANTOS, MAIS DO QUE NUNCA, VAI PRECISAR USAR A BASE!

Por Rodrigo Costa

Os santistas já estão acostumados a verem bons jovens jogadores atuando pelo time principal da Vila Belmiro, mas nesse momento, mais uma vez, a conhecida frase veio à tona fortemente: A base salva!

Esse texto deixará de lado questões de diretoria, gestão e afins, que fazem com que a necessidade do clube ser salvo por conta do talento dos Meninos da Vila, seja com resultados em campo ou principalmente com vendas, seja “ativada”. Se precisa ser salvo (novamente) é porque a situação tá feia (NOVAMENTE).

Antes dos nomes, temos que entender que nem todos moleques que surgem nos gramados alvinegros serão raios. Nem todos os nomes que surgem são/serão craques. Percebo muitos jogadores e ex-jogadores sendo escanteados ou queimados por receberem uma cobrança acima do seu potencial.

Vamos começar pelos que estão inscritos no Paulistão: Wagner Leonardo, Sandry, Ivonei, Anderson Ceará, Kaio Jorge, Marcos Leonardo, Renyer e Tailson. Simbora que a lista é longa!Wagner Leonardo talvez seja o menos badalado dos inscritos. Wagner é um zagueiro construtor canhoto com boa capacidade de antecipação. Consegue fazer a leitura das jogadas e estar preparado para interceptar passes e cruzamentos, conseguindo atuar bem com a marcação em linhas altas. Além disso, sabe sair jogando e descola alguns lançamentos ocasionalmente.

Sandry já é bem mais conhecido, é um volante com características de organização e criação de jogadas, tendo bom passe e lançamentos precisos, mesmo atuando basicamente como primeiro homem do meio campo. Por essas características também pode jogar mais à frente, como segundo homem. O jogador tem bastante potencial, sendo convocado constantemente para as seleções brasileiras de base, inclusive foi campeão mundial Sub-17 ano passado. O jovem precisa melhorar no poder de marcação para evoluir mais, muito por conta do seu biotipo também. Sandry foi titular contra o Corinthians, pelo Paulistão desse ano, atuando somente o primeiro tempo, com uma atuação regular.

Ivonei é um dos que chamam bastante atenção no Peixe. O jovem é tido como promessa de craque e tem tudo para se desenvolver muito bem e assimilar os conceitos passados por Jesualdo Ferreira. Ele é um todocampista, jogador que dita o ritmo da equipe, seja acelerando ou cadenciando as jogadas. Qualidade técnica acima da média para a idade, tem muito bom passe e visão de jogo para organizar desde a base, além de pisar na área para finalização com frequência. A fatiada no escanteio é coisa linda. Olho nele!

Outro meia que devemos ficar de olho é Anderson Ceará, de 21 anos. O meia atacante sofreu duas graves lesões que atrasaram sua subida para a equipe principal, mas ao que tudo indica, sua capacidade física está plenamente recuperada. Aliada à sua grande qualidade técnica, o meia é muito habilidoso e consegue criar jogadas com facilidade, seja com passes decisivos ou com dribles, tendo um dos pontos fortes arrancadas com um excelente controle de bola aliado a capacidade de se apresentar pro jogo com facilidade. Pode começar a jogar com regularidade a partir de agora.

Tailson já está no profissional desde o ano passado, inclusive marcando gols importantes. Típico ponta brasileiro que tem no drible sua principal arma, visando basicamente assistir os companheiros após superar os adversários no x1. Dos atacantes da lista, é o que tem menos potencial, precisando melhorar em quesitos como finalização por exemplo, mas não devemos descartá-lo por não ser um raio ou um craque, pode ser um jogador útil. Renyer é cercado de muita expectativa, inclusive por uma jogada absurda contra o Boca Juniors em um torneio de base no ano passado. Antes da lesão, o jogador estreou, sendo o quinto jogador mais jovem a estrear pelo Peixe e participou de três jogos pela equipe principal, totalizando 65 minutos jogados. Canhoto, é um ponta direita muito rápido e que abusa dos dribles para ganhar vantagens para sua equipe. Tem boa finalização, inclusive com as duas pernas, sendo artilheiro de alguns campeonatos pela base santista. Pode se desenvolver bastante com Jesualdo Ferreira, inclusive atuando pelos dois lados do ataque.

Kaio Jorge é um dos mais conhecidos da lista, estreando pela equipe principal no fim de 2018, sendo o sexto mais jovem a estrear pelo Peixe. Talento puro, centroavante nato. Kaio já marcou um gol decisivo nesse ano, pela Libertadores, na virada contra o Defensa y Justicia, na Argentina. A joia atua basicamente como “9” e tem características de bastante movimentação e desmarques dando apoio aos companheiros, podendo atuar também pelos lados, como já ocorreu nessa temporada com Jesualdo. O atacante é um excelente finalizador e já foi artilheiro de vários campeonatos pela base, inclusive artilheiro do Brasil na Copa do Mundo Sub-17 de 2019, marcando na final.

Marcos Leonardo, mais um talento enorme. Potencial absurdo. Apenas 17 anos e acumula gols e mais gols pelas categorias de base, sempre atuando contra adversários mais velhos, na Copinha (torneio Sub-20) dessa temporada, ainda com 16 anos, foi destaque do time e marcou 3 gols. Artilheiro nato em todas as categorias que passou, desde o ano passado já treina com a equipe principal, mas foi agora que foi inscrito em uma competição do time de cima. Qualidade técnica e poder de finalização muito acima da média da sua idade, tem boa leitura de jogo para se posicionar bem dentro da área, além de ser muito bom cabeceador. Futuro de craque!

Além desses, temos outros jogadores que estão nos times de transição e Sub-20, alguns já treinaram entre os profissionais até. A lista é grande, então serei mais curto com cada um dos jogadores.

Derick, 18 anos e 1,94 de altura, zagueiro capitão do time na copinha desse ano. O defensor tem como ponto forte os desarmes, além do bom cabeceio, por isso, ainda se destaca por marcar gols em jogadas de bola parada. Kayky Fernandes, apenas 16 anos e muito potencial, inclusive já tendo atuado pela equipe Sub-20 do Peixe. O jovem capitão se destaca por sua leitura de jogo e inteligência tática, se posicionando muito bem para interceptar/cortar jogadas adversárias, além de ter bons passes para construir o jogo. É presença constante nas seleções brasileiras de base.

Gustavo Cipriano, de 19 anos, que retornou recentemente de um empréstimo na Lazio – ITA. Lá o zagueiro atuou pelo time “primavera” da equipe, equivalente ao Sub-20 e mostrou evolução nos conceitos táticos, além de já ser bom na marcação. Tem o futuro indefinido.

Cadu, 18 anos. O lateral direito tem muito potencial, alternando subidas pelo lado e também por dentro, chegando muito bem no último terço de campo, além de ter muito bom passe e lançamentos. Por ser basicamente um lateral ofensivo, precisa evoluir no quesito defesa.
https://www.youtube.com/watch?v=rZDhVflGDNk&feature=youtu.beLucas

Sena, 19 anos, atualmente lateral esquerdo, mas já foi suplente de luxo de Rodrygo e Yuri Alberto na base santista como atacante. Portanto, o jogador tem características bastante ofensivas tendo um bom poder de finalização. Além disso, melhorou seu jogo defensivo atuando na lateral e pode ser chamado rapidamente para equipe principal que conta apenas com Felipe Jonatan como lateral de origem (Luan Peres se firmou na zaga e Jean Mota é opção no meio, os dois podem atuar por lá).

Victor Yan, 19 anos, já teve maiores holofotes em cima dele, inclusive com passagens pelas seleções brasileiras de base. Disputou a copinha desse ano, mas fez sua estreia no profissional em 2018. O volante se destaca pelos seus desarmes e chegadas ao ataque.Lucas Lourenço, 19 anos, meia atacante bem conhecido e pedido pela torcida, mas que jogou apenas uma vez pelo profissional, em 2018, apesar de treinar com elenco e de ser da mesma geração de Rodrygo. O meia tem qualidade técnica acima da média, tanto para passes quanto para dribles, organizador nato, mas é muito franzino fisicamente, podendo ser uma das causas por ainda não ter estreado.
https://www.youtube.com/watch?v=ZN-tH3oOx6c&feature=youtu.be

Gabriel Pirani é mais uma joia santista. O jovem de 18 anos é versátil e pode atuar em várias posições no último terço, seja de atacante pelos lados ou meia-atacante/segundo atacante. Qualidade técnica visível, com ótima orientação corporal e controle orientados da bola, além de ser driblador e rápido.
https://www.youtube.com/watch?v=OUZBvQHNFxo&feature=youtu.be

Matheus Moraes, centroavante de 20 anos de extremo potencial, mas que, infelizmente, foi atrapalhado por várias lesões. Integrado ao Santos B, o jogador é muito bom na movimentação e tem facilidade em executar desmarques de ruptura, contando com qualidade técnica e sendo muito bom finalizador, onde já foi artilheiro à frente de Rodrygo e Yuri Alberto quando jogavam juntos na base. Espero que as lesões não tenham atrapalhado seu talento.

Além desses, temos os conhecidos Vladimir, João Paulo, John, Alison e Arthur Gomes que são formados na base do clube e tem mais tempo no profissional, inclusive sendo emprestados em algumas ocasiões.Também temos casos de jogadores que foram para o Santos para integrar o Sub-20, como Lucas Veríssimo, um dos melhores zagueiros do país, que assinou com o Santos após já estar no time principal do Linense; Allanzinho, atacante de lado que se destacou pela Copa São Paulo de 2019 pela Portuguesa e chegou ao Santos ano passado; Alex Nascimento, zagueiro que chegou do Fluminense em 2019 para o Sub-20 e está inscrito no Paulistão; e, Caio Mota, centroavante de 19 anos, destaque e artilheiro da Weifang Cup, na China, em 2019, onde o Peixe foi vice-campeão, que atuava pelo Audax-SP.A base tem tudo para salvar o Santos novamente, seja em campo ou nos cofres onde a situação está mais delicada. Alguns jogadores já estão mais maduros que outros, podendo atuar em alguns jogos, sem pressão da torcida, torcida essa que sempre apoia os Meninos da Vila, ainda mais em ocasiões como essas. Muitos ótimos/bons nomes que são melhores apostas do que jogadores contratados que são medianos. Esperamos que o futuro seja glorioso para esses garotos, rendendo muitos frutos ao Peixe.

Twitter @costarodrigosfc
Instagram @rodrigo.cost

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s