SCOUT –  OS FRUTOS DA LARANJA – EREDIVISIE

Por André Freire Almeida

WhatsApp Image 2020-07-18 at 15.23.51.jpeg

No dia 24 de Abril a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) decidiu declarar o campeonato nacional, Eredivisie, como encerrado. Sem rebaixamento para os três times de pior campanha e sem corar a melhor campanha do Ajax, que era líder da liga, até a interrupção.

Apesar da paralisação, o futebol holandês continua a exportar grandes craques para os principais campeonatos do planeta bola. Na última temporada Matthijs de Ligt e De Jong foram os principais nomes do campeonato da laranja mecânica, mas ainda temos jovens talentos a serem analisados.

Mohamed Ihattaren – Meia Ofensivo – PSV

hol1Valor de mercado estipulado em 20 milhões de Euros no site Transfermarkt

Jogador de 18 anos da equipe de Eindhoven vem se destacando bastante nas últimas temporadas tanto no clube principal como nas seleções de base.

Esse seu grande destaque fez com que tivesse um assédio enorme para defender a Laranja Mecânica, uma vez que sua origem é marroquina, por fim optou por jogar na seleção dos Países Baixos.

Pode atuar tanto como um meia armador, construíndo às jogados no meio, ou como ponta direita. Durante essa temporada ele anotou três gols e quatro assistências em 20 jogos que iniciou no campeonato local. Além de quatro participações em gols em seis jogos da Liga Europa.

hol2Apesar de canhoto, o jogador de 1,83 cai bastante no extremo esquerdo do campo adversário

Ryan Gravenberch – Meio Campista – Ajax

hol3Valor de mercado estipulado em 11 milhões de Euros no site Transfermarkt

Chamado de “Dutch Pogba” (Pogba holandês) esse jogador da geração de 2002 vem chamando dos holofotes do mundo.

Destro de 1,87 se impõe bastante no jogo pelo seu porte físico e habilidade com a bola. Depois de Seedorf ele é o jogador mais jovem a atuar profissionalmente com a camisa do Ajax. Atua bem pelo lado esquerdo do campo dando apoio ofensivo e no momento  defensivo do time.

Apesar de ainda estar se firmando no time, em 9 jogos disputados, sendo apenas 5 como titular, o holandês anotou 2 gols e 1 assistência.

hol4A comparação com o Pogba ainda está muito longe de ocorrer, mas a característica de Box-to-Box pode ser vista em ambos.

 Myron Boadu – Ponta Direita – AZ Alkmaar

hol5Valor de mercado estipulado em 18 milhões de Euros no site Transfermarkt

Esse jogador é o primeiro jogador da lista que é da geração de 2001. O jogador já foi sondado pelo Arsenal e Ajax, mas optou pelo time da cidade de Alkmaar e essa sua opção lhe rendeu ótimos números no campeonato nacional.

Na visão do treinador no time sub-21, Erwin van de Looi, ele diz: “Ele é muito frio na frente do goleiro e perigoso de fora da área. Simplesmente, sabe marcar gols. E isso é um talento”

Os números confirmam sua ampla habilidade são catorze gols e seis assistências em 24 jogos disputados na Eredivisie.

Podendo ser tanto um homem de frente quanto ponta direita o jovem tem a incríveis marcas: de ser o primeiro jogador nascido no século 21 a atuar na seleção principal de seu país; além de ser o primeiro jogador do novo século a marcar um gol pela Holanda.

hol6Apesar de ser ponta de origem pode atuar facilmente como um atacante mais centralizado.

Lassina Traoré – Atacante – Ajax

hol7Valor de mercado estipulado em 5,4 milhões de Euros segundo o site Transfermarkt

Jogador da seleção de Burkina Faso veio da afiliada do Ajax na África do Sul se destacando pela força física, velocidade e frieza na frente do goleiro. Destro de 1,83 o jogador de dezenove anos ainda busca espaço no elenco do time principal do time holandês, mas já atraiu a atenção do ex-jogador Marc Overmars.

“Ele consegue chutar com muita precisão e força. Não estou dizendo que ele faz tudo de maneira perfeita, mas ele se aprimora rapidamente”, disse a lenda do Arsenal sobre o jovem. “É um menino feliz e isso também é importante. No caminho para o topo, 50% é determinado pela qualidade, e a outra metade, pela sua mentalidade”.

Teve nessa temporada números até interessantes para as poucas oportunidades, teve anotando dois gols e duas assistências na Eredivisie com apenas nove jogos disputados, com uma média de 39 minutos disputados em campo. Já pela seleção principal o jogador não sentiu a pressão e anotou três gols em apenas seis partidas disputadas.

hol8

 

Teun Koopmeiners – Meio Campista – AZ Alkmaar

hol9Valor de mercado estipulado em 14,5 milhões de Euros segundo o site Transfermarkt

Esse é o jogador mais “velho” da lista com seus 22 anos Koopmeiners jogou muita bola na última temporada pelo AZ. No meio campo, mais pelo lado esquerdo, teve papel fundamental na construção do meio-campo do time, atuando como um jogador mais recuado como um segundo volante.

Apesar de atuar de maneira mais recuada conseguiu contribuir anotando alguns gols para o time sendo onze e duas assistências em 25 jogos. Também tem como característica consistência na batida de pênalti, boa cobrança de falta e posicionamento no momento defensivo.

hol10O jogador possui uma média de 87% de passes certos por jogo, sendo o terceiro com melhor média na liga.

 Donyell Malen – Atacante – PSV

hol11Valor de mercado estipulado em 25  milhões de Euros segundo o site Transfermarkt

Esse é craque mais caro da lista e possivelmente o mais famoso e não para menos, o holandês já está pronto para ir para as principais ligas do planeta bola.

Aos 21 anos o destro vem sendo destaque no time, na temporada 18/19 já tinha uma média de participação por jogo (gol e assistência por partida) de 0,5. Na atual temporada em catorze jogos marcou onze vezes e dando o último passe em dois momentos na liga. Cria da base do Arsenal, o jogador vem sendo especulado entre os grandes clubes do futebol europeu.

É constantemente convocado para a seleção principal onde atuou bem nas eliminatórias da UEFA. Inclusive, marcando um gol na estreia contra a toda poderosa Alemanha no dia 6 de Setembro do ano passado.

hol12O holandês também tem a versatilidade de ajudar na construção da jogada pisando dentro e fora da grande área.

 

Owen Wijndal – Lateral Esquerdo – AZ Alkmaar

hol13Valor de mercado estipulado em 11 milhões de Euros segundo o site Transfermarkt

O primeiro jogador do setor defensivo dessa lista se destacou bastante na última temporada. Esse holandês canhoto tem como característica o grande apoio no momento ofensivo, sua habilidade com a bola garante ao time uma opção a mais nos momentos de pressão.

É muito bom em se posicionar, conseguindo assim, boas intercepções para o time. Por outro lado, ainda comete bastantes faltas duras e consequentemente se amarelando bastante nas partidas.

Beirando os 70% de aproveitamento em dribles, o lateral concedeu seis passes para gol de seus companheiros e anotando um durante o campeonato.

hol14Seu apoio no momento ofensivo é bem perceptível no mapa de calor das partidas.

 

Calvin Stengs – Ponta Direito – AZ Alkmaar

hol15Valor de mercado estipulado em 18 milhões de Euros segundo o site Transfermarkt

Mais um jogador do AZ na lista mostra como esse time lapidou bem suas joias nessa temporada. Esse ponta direto de 21 anos é habilidoso e tem uma canhota aguçada e perigosa.

Tem a capacidade de armar o jogo pelo meio com muita facilidade, consistente e consegue trabalhar com tranquilidade em momentos de pressão.

Foram cinco gols e sete assistências em 25 jogos disputados na liga. Domina bastante as ações no campo adversário, acertando 71% dos passes que realiza no campo do rival.

hol16Diferentemente de outros pontas, o jogador opta por “cortar pro meio” na construção de jogadas.

@andre_freire10

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s