The Champions – Análise tática do Liverpool campeão da Premier League 19/20

Por Daniel Klabunde

Nesta quinta-feira, 25/06/2020, Jürgen Klopp e seus comandados sagram-se campeões da Premier League, o primeiro dos Reds neste formato da competição, mas o 19º título Inglês na sua história. Uma conquista que vinha se desenhando desde as temporadas passadas com o time sempre em evolução, brigando de igual para igual com os seus concorrentes no chamado Big Six, os 6 maiores na terra da rainha.

A conquista veio em um dia que o time não estava em campo, com a derrota de seu concorrente direto, mas também foi conquistado na partida anterior demonstrando o verdadeiro jeito Liverpool de jogar das últimas temporadas.

Contra o Crystal Palace o time demonstrou a finco a sua verdadeira forma de atuar dentro das quatro linhas, com muita intensidade, movimentação e pressão na bola, tirando os espaços do adversário e buscando o gol em todo momento.

Para iniciar as jogadas uma saída em 3-1 sempre utilizando um dosmeio campistas junto dos zagueiros. Qual a intenção disto? Liberar os laterais para avançar até o campo de ataque, aproveitando o balanço defensivo do adversário que deixa espaço no setor onde não está a bola e gera oportunidades para bolas longas ou passes de ruptura.

champ1Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Movimentação usada em praticamente todos os jogos da temporada, uma ótima ideia para sair da pressão adversária, mas muito mais usada para aproveitar os espaços deixados em defesas como a do Crystal Palace, que se defendia no 4-5-1 com a intenção justamente de tentar tirar Robertson e Arnold da partida, inibindo as suas subidas ao ataque.

champ2Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Se a saída pelos lados não for possível, a opção é usar os meio campistas, nesta hora Fabinho é essencial para que isso funcione, sendo homem base na frente dos zagueiros, é quem inicia a transição com Henderson e Wijnaldum abrindo o meio, assim também gera espaço para o recuo de Firmino, o camisa 9 que atua como 10 em vários momentos da partida.

Contra o Palace pudemos ver com mais frequência o brasileiro atuando entrelinhas do que recuando para buscar a bola e iniciar as jogadas, isso por causa do bloco baixo exercido pelo adversário, mas com espaços para que o camisa nove circulasse para dar opção de passe aos seus companheiros.

champ3Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Ao mesmo tempo que os meio campistas se movimentam gerando espaço para abrir o meio, os pontas geram amplitude pelos lados espaçando a defesa e abrindo caminho para os laterais ajudarem a construir as jogadas por dentro, efetuando triangulações em jogadas apoiadas pelos meio campistas e com Firmino.

champ4Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Como já comentamos de Fabinho, o primeiro gol contra o Crystal Palace saiu de uma assistência sua, uma bola longa perfeita para Salah abrir o placar. O brasileiro foi dominante no meio campo dos Reds como em toda a temporada, ocupando espaços em momentos defensivos, preciso nos desarmes e utilizando dos seus passes de ruptura para acionar o ataque.

O brasileiro foi o grande nome da partida se destacando por várias ações, como destaquei no meu Twitter

https://twitter.com/DKtricolor/status/1275924194455322625?s=20

O camisa 3 do Liverpool teve a sua partida coroada aos 54 minutos de jogo, com um chute extremamente forte de fora da área que acertou o canto esquerdo de Hennessey.

Um Liverpool intenso, vertical, jogo apoiado, inversões de jogo com bolas longas e recuperação da posse com pressão no portador da bola.

Um Liverpool no estilo Heavy Metal.

Um Liverpool no estilo Klopp de ser.

Um Liverpool Campeão.

@dktricolor

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s