Gran Finale! Pré Jogo de Juventus x Napoli

Por Daniel Klabunde, Rodrygo Nascimento e Rodrigo Costa

Previsão das escalações dos times feita pela La Gazzetta dello Sport:

A Juventus vem de uma partida mediana contra o Milan, não conseguindo criar muitas chances claras de gol e ficando no 0x0 com a equipe rossonera. Apesar disto, tem nos homens de ataque o seu maior trunfo para conquistar a Copa Itália.

O Napoli começou a temporada com Carlo Ancelotti no comando, porém, o renomado treinador acabou saindo e deu lugar à Gennaro Gattuso. O ex-jogador teve muitos problemas no início de seu trabalho, oscilou bastante e foi difícil dar um padrão à equipe ficando distante dos líderes na Serie A, entretanto, viu na Coppa Italia a oportunidade de levar um caneco após 5 temporadas. Gattuso conseguiu dar uma cara a equipe com bons resultados na competição. O time do sul da Itália entrou nas oitavas de final, eliminou o Peruggia no primeiro jogo por 2-0. Já nas quartas de final, bateu a Lazio, que vive grande fase, por 1-0. Chegando à semifinal, eliminou a poderosa Internazionale, vencendo o primeiro jogo por 1-0 e empatando o outro por 1-1. Enfim, chegou à final.

Duelo tático

Para construir desde trás, o Napoli procura fazer uma saída de bola mais apoiada, aproximando os jogadores e atraindo os adversários para atacar as suas costas. Gennaro aproveita bastante a construção já estabelecida desde à época de Maurizio Sarri. O objetivo é sempre quebrar a primeira linha de pressão adversária através da posse e acelerar no último terço para explorar a velocidade dos três atacantes. Para que esta saída tenha êxito, procura abrir os laterais ao máximo (amplitude), descer os dois meias internos até a dupla de zagueiros para ter superioridade numérica.

coppa1

Com a inversão da trinca de meiocampistas, dois dos três desce e se junta aos zagueiros para auxilia-los no corredor central, enquanto os laterais oferecem linhas de passe em amplitude. Fonte: InStat

Para tentar impedir isso, a transição defensiva da Juve já se inicia lá na frente, com marcação em bloco alto, efetuando encaixes e bloqueando as linhas de passe do adversário, sempre tentando recuperar a bola o mais perto possível da área adversária.

coppa2

Marcação em bloco alto da Juventus. Fonte: InStat

Quebrando a primeira linha e conseguindo progredir até o 2ª terço do campo, o Napoli começa a explorar o ponto forte de seus atacantes: a velocidade e movimentação em profundidade. Os movimentos de ruptura são fundamentais para a criação das principais chances de gol. Indiferente do trio de atacantes, a funcionalidade segue a mesma. Os laterais com funções ofensivas bem determinadas, sobem para fazer a dobra com os pontas, estes se mantendo em amplitude em toda fase ofensiva e fechando ao lado contrário de acordo com a progressão da equipe. O atacante central tem papel importante nisso, pois é o jogador que tem maior liberdade de movimentação, seja para criar espaços para quem vem de trás atraindo algum defensor ou mesmo estando preparada no momento em que entrar na zona de finalização.

coppa3

Com os laterais se juntando aos pontas, automaticamente se tem superioridade numérica no setor. O atacante central tem liberdade para se mover entre as linhas oferecendo linhas de passes no corredor central. Um do meias interno se junta ao mesmo. Fonte: InStat

Desse modo, a organização defensiva da Juventus é feita no 4-3-3 com muitas trocas entre os meio campistas e os pontas por conta das perseguições realizadas por ambos. Em vários momentos é possível ver algumas marcações individuais de tão natural que são as trocas de posições.

coppa4

Organização defensiva com Matuidi ocupando a primeira linha de 3 enquanto Dybala completa a linha central. Imagem: InStat

Recuperando a posse da bola, o time da Juventus inicia a transição ofensiva com uma saída em 2-3 (com dois zagueiros e mais a frente um volante alinhado com os laterais), desta maneira o meio fica mais espaçado e dá mais opções para Pjanic se movimentar e receber o passe entre as linhas.

coppa5

Pjanic entre as linhas alinhado com os laterais na saída de bola. Imagem: InStat

Por diversas vezes, o time Partenopei conseguiu quebrar a linha de passes da Inter no campo de defesa, na semifinal. Este é um ponto para que a Vecchia Signora precisa ter cuidado, portanto precisará ter velocidade para romper a forte marcação do Napoli. Subindo a marcação, o Napoli muda de zonal para os encaixes individuais, eliminando as linhas de passes para o portador da posse e o forçando ao lançamento longo.

coppa6

Um dos momentos em que o Napoli saiu para pressionar no campo de ataque e teve êxito, recuperando a posse após um lançamento logo da equipe da Inter na semifinal. Fonte: InStat

Após a saída do campo de defesa a transição ofensiva entra em um segundo estágio, com o time se organizando ofensivamente, tendo a movimentação entre os homens de frente e meio campistas com apoio dos laterais. Na Juve de Sarri é muito nítido a constante troca de posições entre o ponta que recua e da amplitude, o meio campista que se desloca dando apoio e o lateral que ajuda por dentro na construção das jogadas.

coppa7

Troca de posições entre os jogadores do mesmo lado. Fonte: InStat

Por ser um time que marca alternando as alturas de seu bloco defensivo, o Napoli sofre muito pouco com infiltrações pelo corredor central. A equipe se mantém compacta, fazendo a basculação (movimento horizontal da equipe) induzindo o adversário atacar pelos corredores laterais, e assim, pressionando o portador da bola no setor. Este, inclusive, foi um dos pontos mais desenvolvidos pelo treinador, conseguir manter a compactação da equipe, sem perder sua ofensividade. A inversão da trinca de meiocampistas facilita no momento da pressão ao portador. Por optar por uma marcação por zona o meia interno da segunda linha de 4 se descola desta linha e pressiona o adversário junto ao atacante. Quando o adversário entra na zona, graças a compactação das linhas, a pressão é dobrada e a posse recuperada.

coppa8

O bloco defensivo do Napoli se mantém compacto, negando o corredor central e o ocupando, induz o adversário para os corredores laterais e assim o pressiona com a dobra na marcação. Fonte: InStat

Para chegar ao gol a Juventus terá que acertar algumas movimentações de suas peças no ataque. A troca de posições entre o ponta e o meio campista estão sendo bem executadas, dando amplitude e abrindo espaço para infiltrações pelo meio, mas muitas vezes podemos ver alguns jogadores se aglomerando no funil adversário, justamente o setor mais protegido pelos times hoje em dia, algo que o Napoli faz bem como veremos imagem abaixo.

coppa9

Dybala dando amplitude enquanto Bentancur infiltra pelo meio. Fonte: InStat

Pudemos notar também a falta de ultrapassagens pelos lados do campo, principalmente dos laterais Alex Sandro e Danilo, o camisa 12 teve uma boa investida pelo lado esquerdo logo no primeiro minuto de jogo contra o Milan, mas no restante da partida não foi tão incisivo.

Portanto, o trabalho defensivo do Napoli precisará ser bem eficiente para anular os bianconeros, como vemos aqui contra a Inter:

coppa10

O meia interno é fundamental para que feche o espaço entre um jogador e outro nas linhas, além de auxiliar o atacante no momento de pressionar o portador, fecha o espaço do mesmo. Fonte: InStat

Um dos destaques dos Gli Azzurri na competição é Lorenzo Insigne que é o artilheiro do time com 3 gols em 4 jogos. Além de ser o capitão da equipe, tem a chance de levantar seu segundo troféu da Coppa Itália com a camisa do gigante italiano. Além disso, o Napoli só levou 1 gol em 4 jogos e marcou 5 e juntando todas a competições são 6 jogos de invencibilidade.

@dktricolor @vieira_rodrygo @costarodrigosfc

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s