Obrigado, Edmundo. O Rei do Brasil em 1997! – O tricampeonato do Vasco da Gama

Por Rodrygo Nascimento

O ano era 1997, o Vasco passava por uma reformulação desde a temporada de 1996. O retorno de Edmundo, afirmação de Juninho, aposta no experiente Válber. A base para 1997 estava sendo montada e além destes jogadores, nomes como Odvan e Ramon chegaram no ano para reforçar ainda mais o elenco. Na primeira competição disputada veio a primeira baixa, uma derrota para o Botafogo no Campeonato Carioca.

No geral, o desempenho nas competições do primeiro semestre não foi bom. Eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil, primeira fase na Supercopa Libertadores e quartas de final da Copa do Brasil. Então, visando a disputa do Campeonato Brasileiro e, obviamente, querendo disputador o título. O Vasco contratou Mauro Galvão e Evair, a partir daí a história mudou. Talvez fossem essas duas peças que faltava no elenco.

vasco971

Após a chegada de Evair e Mauro Galvão o time base do Vasco foi esse A importância de Felipe na fase ofensiva era fundamental. Fonte: Blog do André Rocha.

O Campeonato Brasileiro de 97 tinha um fórmula bem simples em comparação há anos anteriores. Eram 26 equipes participantes, na primeira fase todas se enfrentaram em turno único e os oito melhores se classificariam para a segunda fase. Nesta fase foram divididos dois grupos de 4 cada, os líderes de cada um se enfrentaram na grande final, tendo vantagem de dois empates e mando do segundo jogo o time de melhor campanha em toda a competição.

O Gigante da Colina, começou a competição vencendo o São Paulo e depois ficou doi jogos sem vencer. Oscilou nos primeiros jogos, porém, após a vitória em casa por 4-1 contra o Paraná, a equipe engatou uma sequencia de 12 jogos sem perder (11 v e 1 emp). Neste período, Edmundo marcou 6 gols em uma única partida e conseguiu voltar para a briga da artilharia da competição, daí pra frente foi só alegria para o camisa 10 e os comandados de Antônio Lopes. Na primeira fase, o Vasco encerrou na liderança com 54 pontos, 17 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. Marcou 55 gols (melhor ataque) e sofreu 32. Vale ressaltar que na primeira fase além de Edmundo, Felipe, Juninho Pernambucano, Evair, Ramon, foram fundamentais para a equipe.

vasco972

Em pé: Sorato, Caetano, Carlos Germano, Alex Pinho, Mauro Galvão, Válber, Nelson e Odvan. Agachados: Edmundo, Filipe Alvim, Felipe, Pedrinho, Ramon, Mauricinho, Nasa, Juninho Pernambucano, Luisinho. Fonte: Vaskipédia.

Na segunda fase, o Cruz Maltino ficou no Grupo A ao lado de Portuguesa, Juventude e Flamengo. Embalado pela primeira fase que tinha feito, atropelou todos os adversários. Em 6 jogos, venceu 4 e empatou 2, marcou 14 gols e teve o melhor ataque de toda a segunda fase, sofreu apenas 5 gols e teve a segunda melhor defesa. O jogo, de fato, que mais marcou foi a goleada contra o Flamengo por 4-1, com um show de Edmundo, que aquela altura, era artilheiro isolado da competição. Além de se tornar o maior artilheiro da história (depois foi ultrapassado por Washington com 34 gols ) de uma única edição com 29 gols. Edmundo era o Rei do Brasil, e à época chegou a ser pensado se poderia ter sido o melhor jogador do planeta pela temporada que havia feito. Na grande final contra o Palmeiras, por ter a melhor campanha da competição, o Vasco tinha a vantagem de dois empates. E assim se fez, dois empates por 0-0 e título garantido. Obrigado, Edmundo, o Vasco é tricampeão.

vas973

Dividida entre Cléber (esquerda), Edmundo (direita) e Veloso (abaixo), na segunda partida da final. Fonte: Imortais do Futebol.

Números da campanha:

. Pontuação: 70 pontos

. Vitória: 21 vitórias

. Empates: 7 empates

.Derrotas: 5 derrotas

. Gols pró: 69 gols pró

. Gols contra: 37 gols contra

. Artilheiro: Edmundo 29 gols

Time base: Carlos Germano; Válber (Filipe Alvim), Odvan, Mauro Galvão, Felipe; Nasa, Luisinho (Nelson), Juninho, Ramon (Pedrinho); Edmundo, Evair. Técnico: Antônio Lopes

@vieira_rodrygo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s