SCOUT: Guilherme Rend – O volante “moderno” do Vitória

Por Michel Corbacho

WhatsApp Image 2020-06-03 at 12.25.04

Não há dúvidas de que o futebol brasileiro tem causado sentimento de saudades nos amantes do tal esporte, inclusive aos torcedores do futebol baiano, àqueles que estão mais próximos da nossa realidade.

Enquanto ficamos no aguardo do retorno do futebol no Brasil, algumas análises são desenvolvidas com base no que os clubes apresentaram até a parada por conta da pandemia.

É bem verdade que alguns destes utilizaram do Estadual para oferecer espaço aos mais jovens, como a dupla “Ba-Vi”, que aproveitou da competição local, sobretudo pelo acúmulo de jogos neste início de temporada, para dar rodagem às suas equipes Sub-23, conhecidas como equipes de Transição.

A postura é interessante, não apenas pelo fato de aliviar o desgaste para a equipe principal devido ao acúmulo de jogos, mas também o fator de apresentar aos torcedores os seus jovens valores que, por consequência, ascenderão à equipe principal dos mesmos.

No Vitória, por exemplo, que vive uma realidade financeira aquém do que a torcida almeja e com dificuldades nas contratações de alto valor agregado para reforçar ao elenco, os jovens quem surgem das divisões inferiores tornam-se ainda mais importantes neste processo de transição.

Historicamente, o rubro-negro baiano revela bons jogadores para o futebol brasileiro, o que deve ser uma atrativa solução para reerguer as finanças do clube ao almejar possíveis negociações em um futuro próximo com estes jovens atletas. É a alternativa para o Vitória voltar aos trilhos!

Ao mencionar este trabalho de transição no Vitória, não podemos deixar de tratar de um jovem volante que tem agradado aos torcedores rubro-negros neste início de temporada. Trata-se do atleta Guilherme Rend.

O garoto Guilherme Rend, 21 anos, tivera sido um dos principais destaques do Vitória no início da atual temporada. Com os direitos federativos pertencentes à Jacuipense, Guilherme chegou ao Vitória em 2019, por empréstimo, para a disputa da segunda fase do Brasileiro de Aspirantes.

Além disto, conta com passagens por Atlhetico Paranaense na mesma categoria e a disputa da Série D pela própria Jacuipense. Na atual temporada, Guilherme já disputou 09 jogos com o elenco principal do Vitória e marcou 01 gol, diante do Sport pela Copa do Nordeste.

Rápido nas recuperações de bola, forte poder de marcação, passes qualificados, finalizações de média distância e a variação tática são características do jovem volante rubro-negro. É o típico volante moderno, na atual linguagem do futebol.

O Vitória comandado por Geninho, geralmente, apresenta na fase defensiva uma definição tática em 4-1-4-1. Neste desenho, Guilherme Rend tem atuado como o homem de marcação entre as duas linhas de quatro jogadores. Na função de “primeiro volante”, sem a bola, Guilherme oferece combate e protege à frente da defesa.

VIT1
Guilherme Rend entre as duas linhas de quatro do Vitória em um 4-1-4-1 na fase defensiva (Reprodução: FoxSports/Instat)

Guilherme Rend conta com o poder de marcação como uma das suas principais características de jogo. No quesito desarmes, por exemplo, a eficácia do volante é de 56% nestes primeiros jogos com a camisa do Vitória pela equipe principal.

É bem verdade que, por características da posição, o maior índice de desarmes do jovem atleta rubro-negro tivera sido em seu campo defensivo, sobretudo, na faixa de atuação do volante, entre a primeira linha defensiva e os homens que compõem a linha do meio de campo.

VIT2
Índices de desarmes do atleta Guilherme Rend no Vitória (Reprodução: Instat)

Além da eficácia nos desarmes, Guilherme tem sobressaído diante dos seus adversários nas disputas de bolas, sobretudo no âmbito defensivo. Sejam estas disputas por baixo ou pelo alto, a eficácia do jogador tem sido satisfatória (57%), ponto forte desde as atuações pela equipe de transição e lhes rende frutos na equipe principal do Leão.

Ao atuar nesta faixa de campo, o jovem também tem a responsabilidade de iniciar as jogadas da equipe rubro-negra. Próximo à linha de defesa, Guilherme Rend surge como opção para o chamado “primeiro passe” e tem sido eficaz nesses tipos de jogadas.

Tal fundamento é outra característica do jovem volante rubro-negro. Guilherme Rend tem eficácia de 83% nos passes desde a estreia diante do Fortaleza na Copa do Nordeste. A propósito, tivera sido o jogador que mais acertou passes (77%) naquele confronto.

VIT3Passes certos de Guilherme Rend no Vitória (Reprodução: Instat)

No Campeonato Brasileiro de Aspirantes, Guilherme atuou com um pouco mais de liberdade no 4-2-3-1 ao desempenhar a função de “segundo volante” – posição de origem – na companhia de Hebert, formando dupla a frente da linha defensiva.

É fato de que Guilherme Rend tem variado o seu posicionamento nas atuações com a camisa rubro-negra, entretanto, seja como “primeiro ou segundo volante”, o atleta colabora no combate defensivo, reduz os espaços dos adversários, auxilia nesta negação de espaços em faixas mais ofensivas do campo, além das finalizações de média distância, o que tem sido mais uma das suas características.

O volante tem uma eficácia de 47% nas finalizações de média distância. O Vitória, por exemplo, tem o seu maior índice de finalizações pelos lados do campo, por onde se concentram as principais jogadas ofensivas da equipe. Pela faixa central, a equipe rubro-negra tem apenas 27% das suas finalizações nestes primeiros jogos da temporada.

Contudo, Guilherme Rend tem conquistado espaço na equipe titular. As suas principais características oferecem a Geninho essa possibilidade de variações de posicionamento, somada às exibições quem têm chamado à atenção dos aficionados rubro-negros e torna-se, desde já, uma das principais peças do tabuleiro de Geninho sob o comando do Vitória.

@michelcorbacho

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s