A caminho do octa – ANÁLISE TÁTICA BORUSSIA DORTMUND 0x1 BAYERN MUNIQUE

Por Daniel Klabunde e Ícaro Caldas

O time da casa manteve seu esquema no 3-4-3 para enfrentar os bávaros, sempre com muita movimentação entre Brandt e Torgan Hazard no ataque, deixando Haaland mais centralizado. A ideia era utilizar a aproximação com os meio campistas e alas para gerar triangulações pelos lados e superioridade em cima da dupla de volantes do Bayern, Kimmich e Goretzka.

bvbbay1Organização ofensiva do Borussia Dortmund no 3-4-3. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Com o recuo de Goretzka e a centralização de Müller, o Bayern conseguiu congestionar o meio campo e empurrar o Dortmund para os lados, bloqueando um pouco as subidas de Dahoud e Delaney ao ataque e se utilizando mais de bolas longas do que triangulações como de costume. Foram ao todo 74 bolas longas (44 certas / 59%) do Dortmund contra apenas 47 do Bayer (28 certas / 60%)

Além do Bayern fechar bem o meio campo, também executou muito bem os encaixes na marcação, tirando as ações dos meias e atacantes, fazendo com que muitas vezes o Dortmund rodasse a bola mantendo a posse mas sem conseguir criar chances de finalização.

bvbbay2Encaixes sofridos pelo Dortmund nas movimentações ofensivas. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

No final do primeiro tempo Kimmich fez um golaço. Muitos questionaram a falha do goleiro Burki, porém deixamos aqui a análise do preparador de goleiros Valdir Bardi, do Voa Goleiro,  sobre o lance: “Sendo ele Burki  pro-ativo(antecipação) ele precisa de um posicionamento que lhe ajude antecipar, mas aí que vem, pra que ele esteja apto a isso, o portador da bola tende de ter pressão na bola, certo? Ele tem pressão na bola? Então pronto, colocar a culpa no goleiro como se ele tivesse toda a culpa, me desculpe é Ignorância de quem não entende do que fala, sendo assim, um erro coletivo. Logo vamos para os méritos de Kimmich, ele sabe quem é Burki e como ele joga, eles se estudam, tenha certeza disso, ele vendo o goleiro adiantado faz o “chip”, o goleiro então é pego de surpresa, quando percebe é tarde, tenta voltar desequilibrado, correndo para trás a dificuldade de se ajustar para defesa é tremenda(ainda pelo fator surpresa, a interpretação do lance em questões cognitivas pode ter sido muitas) logo ajustar seu corpo nesse caso fazendo todo mundo julgar o resultado sem entender o processo é vazio. Se ouve um erro do goleiro na minha opinião é quando Kimmich sai da pressão, então ele deveria recompor (correr para linha)… mas igual é muito rápido, tem a pressão, e não esquecemos a qualidade do chip é muito boa também”

r702484_1296x729_16-9

Com o gol sofrido nos minutos finais do primeiro tempo, partida ficou ainda mais difícil para o Dortmund, precisando buscar o gol de empate os Black Yelow não conseguiam se desvencilhar da marcação bávara, que sempre estava com superioridade numérica e conseguia facilmente recuperar a posse de bola.

Sem conseguir fugir da boa marcação do Bayern, o Dortmund passou o restante da partida sem levar perigo ao gol de Neuer, mesmo com a entrada de Jadon Sancho no segundo tempo. Foram apenas 5 finalizações a gol durante toda partida, 3 no segundo tempo, muito pouco para um time que precisava buscar o empate.

Enquanto isso, o time visitante teve uma postura bastante recuada nos primeiros 15 minutos de jogo. Os bávaros não conseguiam sair da pressão do Dortmund no começo do jogo e sofria uma blitz onde o Borussia vencia todas as bolas disputadas e já atacava novamente, porém, depois disso, a pressão do time da casa caiu e os visitantes começaram a controlar mais o jogo. A partir do momento em que teve o domínio, o Bayern começou a explorar o lado direito do Borussia (as costas do Hakimi) com a velocidade do Davies que ficava aberto em amplitude para fazer essa função.

bvbbay3

O segundo tempo continuou no mesmo ritmo do primeiro com os bávaros sendo superiores aos aurinegros e esses sem conseguir executar suas transições (contra ataque) porque o Bayern sempre recuperava a bola ou então travava os jogadores de criação do Borussia.

Portanto, o Bayern de Munique deu um grande passo em busca do seu oitavo título seguido da Bundesliga. A equipe abriu 7 pontos de vantagem para o segundo colocado e como nós já vimos esse filme antes, será bastante difícil algum time tirar os pontos do Gigante da Baviera.

@icaroanalises e @DKtricolor

Dependemos de você para continuar nosso trabalho! Se gosta, contribua para a manutenção do MW Futebol!

R$50,00

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s