O ataque mais letal da Europa: como a Atalanta é a grande sensação na temporada 2019/20

Por Leonardo Beltrami Cavallaro

WhatsApp Image 2020-05-23 at 19.32.59

Considerada a grande sensação desta temporada na Europa, a Atalanta vem chamando a atenção de todos pelo excelente futebol apresentado e pelo modelo de jogo extremamente ofensivo.

A maior sensação da Europa na temporada 2019/20 é a Atalanta. Comandada por Gian Piero Gasperini, a equipe vem chamando muita atenção pelos resultados conquistados, tendo em vista que, desde 2017, sempre alcança uma vaga para algum torneio continental, e, além disso, está classificada para as quartas de final da UEFA Champions League em sua primeira participação no maior torneio de clubes do planeta em seus 112 anos de história.

Todavia, há de se ressaltar que o mais encantador aos olhos do público que acompanha o futebol internacional é o altíssimo nível de jogo apresentado semanalmente pela Atalanta e a sua forma de jogar extremamente ofensiva, buscando o gol incessantemente.

Tradicional clube italiano, que tem como título de maior expressão a Copa da Itália conquistada em 1963, frequentemente oscilou entre bons e maus momentos e sempre alternou campanhas medianas no Calcio com rebaixamentos e retornos. Entretanto, a partir da mudança de planejamento e com a chegada de Gasperini, o time de Bérgamo vem aumentando de patamar no cenário nacional e, agora, na esfera internacional também.

No que diz respeito à parte financeira e ao novo planejamento, que teve papel essencial nesta ascensão da Atalanta, é relevante destacar que se trata de um clube muito consciente financeiramente, que não comete loucuras e que tem total noção do tamanho do passo que pode dar. Somado a isso, é uma corporação que pensa a longo prazo e que preza pela organização e estruturação do clube.

Assim sendo, os italianos passaram a investir cada vez mais nas categorias de base, revelando vários bons jogadores nos últimos anos, como Andrea Conti e Mattia Caldara. Mas, mais que isso, o clube desenvolveu uma capacidade fora

do comum para garimpar talentos desconhecidos. Foi assim, por exemplo, com Alejandro Gómez e Josip Ilicic, que chegaram ao time sem renome, sem estarem vivendo uma grande fase na carreira e por um valor baixo dentro dos padrões do mercado europeu, mas hoje são os principais destaques entre os comandados de Gasperini. Dessa forma, com a inclusão desse projeto que está envolvido diretamente com a formação e o desenvolvimento de jogadores, a Atalanta passou a ter uma ótima saúde financeira e uma equipe muito competitiva dentro da Itália e da Europa.

Mas, por sua vez, Gian Piero Gasperini talvez tenha sido o principal responsável por essa mudança de patamar do time de uniforme azul e preto. O italiano, que chegou à equipe em 2016, é um estudioso do futebol apaixonado pelo Barcelona de Guardiola e pelo estilo de jogo do Ajax. Colecionando excelentes resultados, o treinador vai muito além disso. Fascinado pelo jogo mais ofensivo e plástico, ele revolucionou o modelo de jogo da Atalanta.

Estilo de jogo, esse, que conta, primeiramente, com excepcionais estatísticas defensivas. Por exemplo, a equipe italiana é a que mais desarma na Série A e é o time que menos cede finalizações no campeonato italiano. E essa excelência nos números defensivos acontece devido à filosofia de jogo implantada por Gasperini na fase defensiva, que consiste, principalmente, na ideia de ter muita intensidade e agressividade sem bola para pressionar o portador da posse e forçar erros, na utilização da marcação pressão alta com encaixes individuais, forçando o adversário a sair com ligações diretas constantemente e de defender com perseguições longas e intensas.

atalanta1Marcação alta com encaixes individuais. Imagem: FullMatchSports

atalanta 2
Nesta imagem, é possível ver novamente a marcação pressão com encaixes individuais. Repare como os atletas pressionam a saída de bola e fecham as linhas de passes do rival, forçando os erros do adversário. Imagem: FullMatchSports

atalanta 3

Atalanta sufoca completamente o seu rival. Aqui temos Robin Gosens pressionando o portador da bola e os outros atletas fechando as linhas de passes do rival. A marcação pressão no setor da bola está sendo muito bem executada pelos jogadores. Imagem: FullMatchSports

Contudo, a maior notoriedade do modelo de jogo deste time é a imensa capacidade de ter muito volume ofensivo durante as partidas. Com o desenho tático do 3-4-1-2 no momento ofensivo, os zagueiros participam ativamente da construção ofensiva e os dois alas avançam muito no campo. Tendo a maior posse no terço final do campo do Calcio, a Atalanta tem muita capacidade de circular e trabalhar com a bola nos pés.

atalanta 4

3-4-1-2 do momento ofensivo da Atalanta. Os dois zagueiros participam ativamente da construção ofensiva e muitas vezes um deles aparece como apoio em jogadas mais à frente. Os dois alas atacam muito os seus respectivos corredores. As movimentações de Papu Gómez e Ilicic também merecem ser destacadas. Via: LineupBuilder.

Valendo-se da compactação ofensiva, da inteligência para ocupar espaços, da verticalidade no terço final do campo, das triangulações, do jogo associativo e apoiado muito forte, tendo bastante movimentação dos homens mais ofensivos e com uma troca de passes muito rápida e envolvente, a equipe consegue gerar rupturas nas linhas defensivas adversárias e produzir espaços para as finalizações.

atalanta5

Um pouco da movimentação no momento ofensivo da Atalanta. Papu Gómez caindo pelo lado esquerdo, Ilicic conduzindo a bola entre as linhas adversárias e Pasalic fazendo o movimento de infiltração. E é claro, os dois alas com muita frequência atacam os corredores e oferecem amplitude, espaçando a linha defensiva do rival. Imagem: FullMatchSports

Na imagem acima é possível observar alguns dos conceitos utilizados por Gasperini no momento ofensivo. Temos os dois alas explorando seus respectivos corredores, oferecendo amplitude. Além disso, vale atentar-se ao fato da movimentação dos homens mais ofensivos, com Alejandro Gómez caindo pela faixa esquerdo do campo, Ilicic recebendo e conduzindo a bola pela faixa central e Pasalic realizando o movimento de infiltração, atacando a área. Tais movimentações dos atletas possibilita a ruptura das linhas adversárias.

atalanta6

Atalanta sempre busca formar triângulos no momento ofensivo. Isso possibilita com que o portador da posse tenha 2, 3 opções de passe. Imagem: FullMatchSports

atalanta7

Isso é o que chamamos de compactação ofensiva. Repare como os atletas estão sempre muito próximos uns dos outros, possibilitando a presença do jogo apoiado. Imagem: FullMatchSports

É fato, portanto, que a Atalanta tem um ataque poderoso. Demonstrando com dados, é o time de melhor ataque do campeonato italiano (70 gols marcados em 25 jogos). E, contando as cinco maiores ligas europeias, é a equipe com mais finalizações certas, com mais arremates de dentro da área de toda a Europa. Acrescentado a isso, a Atalanta tem o terceiro ataque mais positivo de todo o continente, estando na frente, inclusive, de times como Liverpool, Manchester City e Barcelona.

Desse modo, levando em consideração as surreais estatísticas ofensivas, a qualidade técnica dos jogadores e o modelo de jogo implementado por Gasperini, é uma realidade afirmar que a Atalanta tem sim o ataque mais mortal do continente europeu.

Dessa maneira, senhoras e senhores, trata-se de um dos projetos mais interessantes dos últimos anos. A Atalanta mostra que a consequência de uma gestão séria e organizada são os resultados e o desempenho dentro de campo. Agora cabe a nós, apaixonados pelo esporte mais praticado do mundo, aproveitarmos e desfrutarmos de um dos times mais legais de se ver jogar no planeta bola.

@Leocavallaro01

Dependemos de você para continuar nosso trabalho! Se gosta, contribua para a manutenção do MW Futebol!

R$50,00

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s