O FUTEBOL ESTÁ DE VOLTA – Análise tática de Union Berlim 0 x 2 Bayern de Munique

Por Daniel Klabunde

WhatsApp Image 2020-05-20 at 01.08.42

O futebol retornou neste último final de semana (16/05/20) com a Bundesliga, mas o Bayern entrou em campo no domingo fora de casa para enfrentar o Union Berlim e buscar abrir vantagem para o Borussia Dortmund, que haviam vencido no sábado e encostado nos bávaros na tabela de classificação.

Com um time, elenco muito mais forte, Bayern de Munique iniciou a partida imprimindo, ou tentando imprimir um ritmo mais forte para abrir logo o placar e conseguir administrar a partida, mas esbarrou na sua condição física e mental para trabalhar as jogadas de uma forma mais correta.

Era nítido de se ver algumas tomadas de decisões erradas, equivocadas por parte dos jogadores, apesar de demonstrarem muita vontade em campo, mas o psicológico não é o mesmo, sem torcida então, parecia que estavam em uma quadra de futsal.  Falamos sobre a importância nas tomadas de decisões no nosso canal do youtube que você pode acessar aqui (Link entrevista com Israel Teoldo Costa)

Como já mencionado, o Bayern inicia pressionando o Union Berlim com boas triangulações e jogo apoiado pelos lados, principalmente pelo lado direito com as subidas do lateral francês Pavard se juntando a Kimmich e Müller na organização ofensiva.

bay1bay2Sequência de lances com jogo apoiado no primeiro ataque do Bayern. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Atacando e defendendo no esquema 1-4-2-3-1 com Kimmich e Thiago Alcántara na frente da zaga e não investindo muito ao ataque, se mantendo mais na proteção e liberando o trio de meias para se movimentar e se juntar a Lewandowski no comando de ataque.

Desta forma o Bayern conseguia impedir as subidas dos laterais adversários com Müller e Gnabry pelos lados enquanto Goretzka auxiliava Kimmich e Alcántara na marcação pelo meio e assim recuperando rapidamente a posse de bola.

bay3Esquema 1-4-2-3-1 também sendo usado na organização defensiva.Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

A dificuldade dos bávaros de chegar ao gol adversário era muito grande, apesar de manter uma posse de bola de 70% no primeiro tempo, não conseguiam transformar as suas jogadas de ataque em chances claras para finalizar à gol. A abertura do placar veio de um pênalti cometido por Subotic em cima de Goretzka, que foi convertido por Lewandowski.

Em alguns momentos pudemos ver Kimmich se juntar aos zagueiros e efetuar a saída lavolpiana, caracterizando uma saída em 3-2 com Goretzka recuando e se juntando ao Thiago Alcántara, mesmo assim o Bayern sofria com os encaixes do Union Berlim na marcação, tirando de ação o meio campo bávaro.

bay4Saída Lavolpiana em 3-2 muito bem anulada pelo Union Berlim. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Muita posse de bola e pouca agressividade, essa foi a tônica da partida, com um total de 68% de posse e apenas 3 finalizações ao gol adversário, o Bayern conseguiu converter duas vezes e sair com a vitória.

bay5Imagem: SofaScore

Destaque da partida, Pavard marcou um gol e foi impecável na sua função de lateral, cometendo apenas uma falta durante os 90 minutos e muitos desarmes, foi o principal jogador da equipe, apoiando e conseguindo ajudar na defesa.

bay6Dados da partida de Pavard.Imagem: SofaScore

bay7

Bayern atacou mais pela direita se utilizando da ótima partida de Pavard.Imagem: SofaScore

Uma partida com todos os requintes de apreensão, suspeita e medo por conta de tudo o que acontece no mundo, era de se esperar alguns erros como aconteceram. Talvez passada esta rodada os jogadores fiquem mais relaxados, a preparação seja melhor desenvolvida, tanto técnica, tática quanto física, e as próximas partidas posam vir com maior leveza.

Mas uma coisa podemos tirar desta rodada de retorno do futebol, o fator psicológico é tão importante quanto técnica, tática e física para que um jogador possa desenvolver o seu melhor desempenho dentro das quatro linhas.

@dktricolor

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s