Arthur, De Jong e antítese ao jogo de posição.

Por Kleyton Sampaio

WhatsApp Image 2020-04-02 at 13.42.27 

Segundo o dicionário, antítese é uma figura de linguagem que consiste na exposição de ideias opostas, algo mais direcionado as palavras, mas que retrata bem, em forma de ações, o que acontece dentro do futebol em suas diversas características que moldam o jogo.

O Barcelona tem um estilo de jogo muito próprio, que ficou marcado através da era Cruyff se consolidou na era Guardiola. Jogo caracterizado pela manutenção constante da posse de bola e construção desde a defesa. Alguns símbolos desses times foram jogadores como Xavi e Iniesta, atletas de grande refinamento técnico, que sabiam passar a bola como ninguém e não perdiam com facilidade.

Através de todas essas identificações e formas de jogar, se criou a famoso “DNA do Barça”, usado para jogadores que tratam bem a bola, que possuem visão de jogo e qualidade para organizar as ações da equipe.

Porém, é necessário se aprofundar mais nessa filosofia de jogo, para desmembrar essas características e trazer outros aspectos importantes, afim de entender a forma de jogar, filtrando o perfil ideal de jogador dependendo da proposta escolhida. O Barcelona de Pep utilizava o jogo de posição, filosofia que priorizava um jogo de ocupação em zonas pré-determinadas, onde os atletas tinham que respeitar o espaço e fazer a bola chegar até às zonas ofensivas, com o objetivo de achar o homem livre e dessa forma desestruturar o sistema defensivo adversário. Um jogo que busca trazer mecanismos de amplitude, profundidade, ocupação de entrelinhas e a formação de triângulos desde a defesa.

Arthur e De Jong são jogadores potencializados à medida que se aproximam do setor da bola, para ditar ritmo e quebrar linhas adversárias em conduções, além de usar o controle e a mudança de direção para tirar a bola das zonas de pressão, fazendo a equipe progredir no campo de jogo com mais facilidade, características totalmente distintas ao que prega o jogo de posição  — que é algo bem mais em função do tempo e do espaço, do que a relação direta entre o homem e a bola. À medida que transitam de forma confortável dentro de campo, naturalmente os movimentos e os caminhos percorridos quebram as simetrias e escalonamentos, desrespeitando a prioridade estrutural do espaço, na qual o jogo tem o seu ponto de partida porém, é nessa “rebeldia” que estão suas principais qualidades e que precisam ser potencializadas.

É importante ressaltar que tanto Valverde quanto Setién são adeptos ao jogo de posição, além de serem ortodoxos em sua proposta, o que acaba deixando de lado as principais qualidades das duas joias que o Barcelona tem em seu meio campo.

Arthur, por sinal, já demonstrou ser desobediente em tempos de Valverde, se desprendendo totalmente de uma única zona, indo até o setor da bola e colecionando conduções de um corredor a outro, inclusive, a sua melhor versão na Catalunha, infelizmente não é possível dizer o mesmo para De Jong, que respeita totalmente a ideia que é proposta pelo seu treinador.

O fato é que em uma equipe tão carente de construção e altamente dependente de Messi, potencializar seus dois principais meio-campistas se torna algo essencial, para isso é necessário uma maior flexibilidade no jogo praticado pelo técnico, e então desta forma conseguir absorver o melhor desses jogadores que são altamente capazes de tomar conta do meio de campo da equipe catalã.

Flexibilizar o modelo para potencializar as individualidades ou sacrificar as individualidades em prol de um coletivo que já não funciona tão bem assim?! Veremos qual serão as decisões para a sequência da temporada.

@sampaiokleyton

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s