O Liverpool de Brendan Rodgers – ANÁLISE TÁTICA DO LIVERPOOL DA TEMPORADA 13/14

Por Daniel Klabunde

A temporada foi a de 2013/2014, depois de uma temporada anterior abaixo, os Reds voltaram a disputar o título inglês com reais chances de conquista.

Brendan Rodgers já estava bem ambientado ao clube e com ideias novas em mente para um time sem estrelas, a não ser Gerrard e Suarez que vinha em uma crescente principalmente por já estar na equipe na temporada anterior. Philipe Coutinho que teve uma passagem apagada por Inter de Milão conseguiu se destacar no futebol espanhol, mas nada igual ao que estava por vir na equipe inglesa.

Podemos destacar outros nomes que foram dando boas respostas às ideias de jogo de Brendan, como Sturridge, que havia sido emprestado pelo Chelsea ao Boltom e foi contratado pelo Liverpool, chega ao clube e adquire a titularidade imediatamente.

Com estes jogadores e mais algumas contratações medianas, aliadas a jogadores da base como Flanagan e Sterling, Brendan Rodgers teve destaque na Premier League.

Vamos às movimentações da equipe.

Brendan postava sua equipe no 4-1-4-1 na organização defensiva, sempre deixando Gerrard entrelinhas, na segunda linha de 4 a primeira variação do time com Sturridge e Suarez. A princípio Sturridge era o homem mais avançado com Suarez recuando, mas isso variava muito entre os dois pela liberdade que ambos tinham para se movimentar no ataque.

org of livOrganização defensiva do Liverpool. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Recuperando a bola a transição ofensiva se dava início com uma saída de 3 com Gerrard se juntando aos zagueiros com os recuos de Henderson ou Coutinho pelo meio.

brendan2Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

A regra era movimentação, no sistema 4-1-3-2 com Sterling mais fixo no lado direito enquanto Coutinho e Henderson faziam a circulação por dentro, tendo muita liberdade para se movimentar em todos os setores de ataque. Mas a principal movimentação de Coutinho era saindo da lateral e fazendo a diagonal para dentro, tanto da direita quanto da esquerda com muita velocidade sempre abrindo espaços para as movimentações de Suarez e Sturridge.

brendan 3Liverpool no 4-1-3-2 marcando em bloco alto

brendan 4Coutinho na sua melhor movimentação, saindo do lado para dentro. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Neste time víamos poucas subidas dos laterais, exatamente para deixar o lado do campo livre para as subidas de Coutinho, e sempre contando com o apoio de Suarez ou Sturridge. Com menor preocupação no ataque o sistema defensivo não ficava muito exposto, dando mais tranquilidade aos homens da frente. O setor defensivo sofria mudanças constantes, principalmente com o zagueiro pela esquerda e o lateral esquerdo, revezando entre Daniel Agger e Sakho na zaga, enquanto Flanagan e Cissokho revezavam na lateral esquerda. Entre ajustes no setor defensivo e muita qualidade nos setores de meio campo e ataque, os Reds chegaram ao vice-campeonato da Premier League da temporada 2013/2014, Suarez ficou com a artilharia marcando 31 gols e Sturridge o vice artilheiro com 21 gols. Além da artilharia Suarez ainda foi o segundo jogador que mais deu assistências (12), uma atrás de Gerrard (13).

Philipe Coutinho não se destacou por assistências ou gols, mas pelas suas movimentações e passes para assistência, sempre deixando um companheiro em condições de dar o último passe para gol. Sua movimentação no ataque era muito importante para abertura de espaços gerando oportunidades de conclusão à gol.

Muitos ficaram com a imagem do escorregão de Gerrard contra o Chelsea como sendo a perda do campeonato, mas poucos lembram que o Liverpool perdeu as duas partidas contra os Blues e uma contra o Manchester City, além de outros tropeços.

Brendan Rodgers é um bom técnico, merecia mais tempo mas sua saída foi benéfica para o clube, com certeza ainda será um dos melhores técnicos do mundo.

@dktricolor

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s