Não deixou respirar – ANÁLISE TÁTICA DE SANTOS 3 X 1 MIRASSOL

Por Rodrigo Costa

WhatsApp Image 2020-03-08 at 20.55.43

Para enfrentar o Mirassol, na Vila Belmiro, o técnico Jesualdo Ferreira preferiu não escalar uma equipe mista, portanto a equipe teve apenas Madson como novidade, fazendo sua estreia pelo Santos. Além disso, Jobson ganhou a vaga de Evandro no meio, como primeiro homem, com relação ao último jogo. Um 4-3-3 com Éverson; Madson, Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Jobson, Pituca e Sánchez; Soteldo, Yuri Alberto e Sasha.

O início do Santos foi alucinante. Até os 25 minutos, o Peixe teve domínio total da partida, pois marcou com linhas altas e pressionou muito bem o Mirassol em seu campo, roubando e interceptando diversas bolas no campo de ataque. Nesse sentido, destaque especial para Jobson, que foi importantíssimo pressionando e roubando muitas bolas, além de Yuri Alberto, Sasha e Sánchez como exemplos nesse quesito.

Marcação alta e pressão ao portador da bola, além disso, muitas interceptações como essa do Felipe Jonatan. Fonte: SporTV

sanmir1Jobson teve uma atuação muito boa defensivamente, algo que ele precisava melhorar, interceptando muitas bolas. Fonte: SofaScore

Pressionando no campo de ataque, o Santos se desenhava no 4-3-3, que teve Sasha como ponta pela direita e Yuri Alberto de centroavante. Quando o Mirassol conseguia avançar, o Santos se posicionava no 4-4-2 com Sasha fechando o lado direita e Pituca o lado esquerdo, tendo Soteldo e Yuri na primeira linha de pressão.

sanmir2Fonte: SporTV – Edição: Rodrigo Costa

Já com a bola, para aplicar 3 x 0 em 22 minutos, o Santos se beneficiou das roubadas de bola (primeiro gol) e da movimentação e aproximação dos jogadores para criação das jogadas, principalmente pelos lados. Felipe Jonatan, Pituca e Soteldo fazem um lado esquerdo muito forte tecnicamente e que se entendem bem. Já pela direita, Madson apoia mais que Pará, portanto apareceu bem ao ataque se juntando a Sánchez e Sasha.

Uma característica desse modelo de Jesualdo, apesar de ter traços posicionais, tende a ser a aproximação dos jogadores no setor da bola, criando triangulações e apoios para a sequência das jogadas. A saída Lavolpiana voltou a ser usada nessa partida, além disso, o Peixe constrói as jogadas desde a defesa, mas busca passes mais verticais e rápidos, ligando os setores com facilidade.

Algo que precisa melhorar no restante da temporada deve ser as bolas paradas defensivas. Segundo jogo seguido que o time sofre gols em lances assim, apesar dos erros individuais, a equipe é uma unidade, portanto a organização deve ser melhor. Já quando consegue afastar o perigo desses lances, as transições ofensivas são muito rápidas e verticais, com Sánchez sendo essencial para a sequência delas. Após os 30 minutos e o gol, o Mirassol teve mais posse, mas não assustou o Santos com chances claras.

No segundo tempo a rotação da partida foi mais baixa. O Mirassol melhorou com as substituições, tentando atacar pelas laterais, mas não ofereceu tanto perigo ao Santos, com apenas uma finalização que custou o trabalho de Éverson. Arthur Gomes entrou na vaga de Sasha e teve uma boa atuação pela ponta direita, partindo pra cima e criando algumas oportunidades em jogadas individuais, inclusive uma assistência para o gol anulado de Sánchez.

O Santos manteve o domínio do jogo, mas foi menos eficiente, acertando apenas duas vezes o alvo. Já defensivamente se manteve firme e pressionando alto até o fim. Pituca teve sua melhor atuação do ano, controlando bem a bola e distribuindo com qualidade. Kaio Jorge entrou no lugar de Yuri Alberto que atuou muito bem realizando pivôs, se movimentando e pressionando a defesa adversária, vem evoluindo.

Ótima atuação alvinegra, dominando o jogo, criando inúmeras oportunidades, onde poderia ter saído da partida com uma goleada. Destaque para Jobson, Yuri Alberto, Soteldo e Pituca. A equipe do professor Jesualdo está evoluindo, deixem o homem trabalhar!

@costarodrigosfc 

Dependemos de você para continuar nosso trabalho! Se gosta, contribua para a manutenção do MW Futebol!

R$50,00

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s