Por um fio na navalha – PRÉ JOGO REAL MADRID x MANCHESTER CITY

Por Fernando Kallás do Jornal AS e Sportv /  Sam Lee do The Athletic UK / Ícaro Caldas do MW Futebol

WhatsApp Image 2020-02-25 at 23.20.14 (1)

Real Madrid e Manchester City irão se enfrentar  nesta quarta feira de cinzas (26) pelas oitavas de final da Champions League no Santiago Bernabéu, às 17 horas, no horário de Brasília. 

O jogo é importante para as duas equipes, pois elas não estão tão perto de conquistar o título nacional da sua liga e ambos os times vêm fazendo uma temporada bastante irregular com altos e baixos. Além do mais, nós teremos novamente um Guardiola x Madrid e pela primeira vez Zinedine Zidane irá enfrentar Pep Guardiola em um jogo oficial. 

Difícil saber o que esperar do Real Madrid nesta temporada. É um time que dificilmente joga mal, mas que também poucas vezes encanta. Ou convence. É um time burocrático e plano. Mais sólido que inventivo.

O melhor que o Real do Zidane tem este ano é a defesa. A menos vazada do campeonato espanhol. A perna quebrada de Hazard é notícia, claro, porque ele chegou pra ser a grande estrela da equipe. Mas sofreu primeiro com o excesso de peso e agora com as contusões. No fim das contas, esse ano, o Real Madrid tem um rendimento melhor sem Hazard 0(73%) do que com o belga em campo (62%). Vinicius, Bale, Isco são os candidatos para substituir o ex-jogador do Chelsea, mas sem ele Zidane tende a apostar por um meio de campo mais congestionado.

A sintonia entre Casemiro e Valverde no meio de campo são hoje a coluna vertebral dessa equipe. E Mendy parece ser a única opção para lateral, dado que Marcelo é cada vez mais meia, deixando uma avenida cada vez mais escancarada nas costas todas as vezes que joga. O mais lógico, contra o City, seria apostar por um meio de campo com cinco jogadores: Casemiro, Valverde, Modric e Kroos, com Isco flutuando na borda da área e Benzema sozinho no ataque.

A apatia e desinteresse de Bale fazem dele um grande problema pro clube. Vinicius é, hoje, um jogador pra entrar no segundo tempo e colocar fogo na partida. Rodrygo leva quatro jogos sem ser sequer convocado para os jogos do time de cima e no domingo jogou no time B, na terceira divisão, e foi expulso por um lance de imaturidade. Com tantas dúvidas no ataque, Zidane deveria fazer o simples. Reconhecer onde estão suas debilidades e reforçar as virtudes desse time. Uma aposta por um time compacto e sólido pode ser um bom começo no desafio que vem pela frente contra Pep Guardiola.

O que mais tem nos chamado atenção durante os últimos dois jogos da equipe madrilena são os gols sofridos quase idênticos: espaço entrelinhas de meio-campo e defesa, Ramos saindo para acompanhar o adversário e deixando um buraco na zaga, além de uma falta de recomposição, e com isso, o Real tomando bola nas costas com essas perseguições. 

O que poderá ser castigado contra o Manchester City que tem Kevin de Bruyne a todo tempo pisando na área adversária junto com os atacantes, que também fazem esse movimento, fora que Gabriel Jesus e Aguero não são jogadores que ficam apenas centralizados lá dentro. Sabendo dessa deficiência do Real, é bem provável que Guardiola explore esse erro e talvez até faça uma surpresa na escalação sem um homem de referência. Tudo será possível.

Pelo que me disseram, Guardiola sabe exatamente como sua equipe pode causar problemas para o Real Madrid e tem dito aos jogadores que acredita que eles vão nocautear o adversário. Mas ele também sabe que o Madrid pode machucá-los, provavelmente no contra-ataque.

Eu esperaria que o City jogasse um jogo apertado, como fizeram com o Tottenham na última temporada, nos grandes jogos da Champions League, mas sinto que Guardiola quer que seu time ataque e marque gols.

Talvez ele jogue de forma mais defensiva, acho que seria uma boa ideia, mas é muito difícil de prever. Por exemplo, quando ele jogou com três zagueiros no Natal, foi contra times ingleses muito agressivos que atacaram com muitos homens na área. Não tenho certeza se isso funcionaria contra o Madrid.

WhatsApp Image 2020-02-25 at 17.56.085-3-2 do City na fase defensiva

Espero muitos meio-campistas. Talvez Fernandinho e Laporte na zaga, com Rodri, Gundogan, De Bruyne e David Silva, todos no mesmo time. Se existe uma maneira de fazer isso acontecer, tenho certeza que Guardiola vai fazê-lo! Mais meios de campo correspondem a mais controle, o que sempre foi a ideia do treinador.

É especialmente interessante no momento, porque a equipe não está tão confiante. Muitos jogadores estão perdendo chances e os funcionários sabem que o City precisará aproveitar suas oportunidades para se qualificar para a próxima rodada. Eles venceram os últimos jogos, mas ainda não parecem clínicos ou, principalmente, sólidos na defesa.

E, acima de tudo, nestes grandes jogos da Champions League nos últimos anos, eles tiveram grandes problemas em reagir a remontadas. Se o Madrid marcar um gol, ou talvez dois, o City terá que mostrar que pode se recuperar e não deixar que isso estrague seu plano de jogo. As evidências de sua capacidade foram duvidosas até agora: contra o Liverpool e o Tottenham (jogos de ida), eles não conseguiram se recuperar desses contratempos, embora em jogos como o do Schalke e a volta contra o Tottenham, eles não deixassem que as vantagens dos gols dos adversários os afetassem.

Isso será extremamente importante nesses dois jogos contra o Madrid, mas eles também devem marcar no Santiago Bernabeu. Mesmo que eles percam de 4-2 na primeira mão, acho que ainda estarão em uma boa posição. Mas eles precisam marcar gols.

Os Reis de Copas sob o comando de Zidane nunca foram eliminados num mata-mata de Champions League. Os madrilenos sabem sofrer, eles têm qualidade e se você não rodar a faca e matar, eles irão levantar e matar você.

Pelo outro lado, os Citizens nunca venceram a competição e só chegaram à semifinal uma vez, caindo exatamente para o Real Madrid de Zidane. Pep Guardiola não consegue mais ser competitivo ao extremo pela Champions e sempre é eliminado de forma vergonhosa.

@samlee / @fernandokallas / @icaroanalises24

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s