Marcação intensa – ANÁLISE TÁTICA DE ATLÉTICO DE MADRID 1×0 LIVERPOOL

Por Daniel Klabunde

WhatsApp Image 2020-02-19 at 09.06.13

Nesta terça-feira tivemos o confronto entre Atlético de Madrid e Liverpool no estádio Wanda Metropolitano pelas oitavas de finais da Champions League, a primeira partida da fase de mata-matas. Simone sem dois de seus principais jogadores, Trippier e João Felix, apostou em um posicionamento mais reativo ao jogo do Liverpool, marcando com muita intensidade as principais armas dos Reds.

Postado no 4-4-2 o Atleti se manteve compacto e disciplinado durante os 90 minutos de partida, por vezes efetuando uma marcação em bloco alto, que não chegava a ser uma marcação pressão, mas mantinha a bola longe de seu campo, mas na maior parte do tempo se manteve em bloco baixo deixando a bola com os Reds.

atleti 1Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Logo aos três minutos veio o gol dos Colchoneros, e não poderia ser melhor para Simeone que esse gol logo cedo. Uma falha de marcação na bola parada defensiva aliada a uma infelicidade de Fabinho, onde a bola bate em sua perna e sobra para Saúl abrir o placar.

atleti 2Savic se movimenta entre as linhas da marcação zonal enquanto Saúl ataca por fora e quatro jogadores na sobra para evitar o contra-ataque. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

A partir do gol o Atleti teve ainda mais tranquilidade para exercer a sua proposta contra o Liverpool, se mantendo firme na defesa e explorando os contra-ataques. A linha de quatro no meio era sustentada pela forte marcação de Koke em cima de Robertson e Thomas Lemar em cima de Arnold, anulando os dois laterais do Liverpool Simeone tirava uma das principais jogadas de ataque, já que ambos constroem muito pelos lados ao mesmo tempo que evitava triangulações com os meio campistas e os pontas.

atleti 3Arnold bem marcado por Thomas Lemar. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

atleti 4A bola troca de lado no mesmo instante e Koke já está tirando espaços de Robertson. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Pelo meio, Firmino era deixado livre para transitar entrelinhas, mas se engana quem pensa que o brasileiro foi bem na partida, bem pelo contrário, suas linhas de passe eram muito bem anuladas deixando o camisa 9 sem conseguir executar a sua melhor movimentação, que é armar o ataque.

Esta responsabilidade era de Saúl e Thomas Partey, os dois volantes foram praticamente perfeitos durante a partida, além de tirar as linhas de passe de Firmino, não deixaram os meio campistas de Liverpool iniciar as jogadas, sempre executando bons encaixes individuais e assim não permitindo que recebessem a bola para executar a transição ofensiva.

atleti 5Encaixes dos volantes impedindo os meio campistas do Liverpool de receber a bola. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

atleti 6Meio campo e ataque negando as linhas de passe para Firmino, impedindo o brasileiro de armar o ataque mesmo com espaço para circular. Imagens: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Um pouco sobre o treinamento de Simeone em cortar as linhas de passe neste tweet:

A melhor oportunidade do Liverpool foi aos 34 minutos do primeiro tempo, onde uma rara triangulação entre Mané e Firmino foi realizada pelo lado esquerdo de ataque, com Firmino cruzando e encontrando Salah livre no meio da área para finalizar, mas acabou rebatendo na defesa.

Com estas movimentações Simeone criou superioridades numéricas no meio e na defesa, sempre deixando 4×3, onde o homem que sobrava no meio marcava a subida do lateral deixando os pontas (Salah e Mané) isolados dos outros setores e não criando jogadas de perigo para a sua defesa.

Simeone como sempre um estrategista, principalmente em se falando defensivamente, e mais uma vez foi superior ao seu adversário.

@dktricolor

Dependemos de você para continuar nosso trabalho! Se gosta, contribua para a manutenção do MW Futebol!

R$50,00

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s