Éverson salvou – ANÁLISE TÁTICA DE FERROVIÁRIA 0 x 0 SANTOS

Por Rodrigo Costa

WhatsApp Image 2020-02-17 at 10.00.58

 

“Acho que não há muito a dizer, porque aquilo que vou falar é claro: foi nosso pior jogo desde o início. […] A verdade é que não entramos bem no jogo e não fizemos o que sabemos fazer, que é ter a bola, controlar. […] Nem é pelo resultado: é o desempenho da equipe. Toda a equipe esteve mal, não teve dois jogadores que estivessem bem, todos estiveram abaixo.”

Jesualdo Ferreira, na coletiva após o jogo.

As declarações acima do técnico Jesualdo Ferreira resumem completamente o Santos que foi a campo contra a Ferroviária neste domingo. A equipe iniciou o jogo sem surpresas ou mexidas, com Éverson; Pará, Luiz Felipe, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Pituca e Sánchez; Soteldo, Raniel e Sasha, no mesmo esquema e desenho tático das partidas anteriores.

O primeiro tempo foi de completo domínio da equipe de Araraquara. O Santos não conseguiu ficar com a bola e muito menos conectar os setores (defesa > meio > ataque), muito por conta da marcação alta feita pela Ferroviária, pressionando e dificultando a saída de bola santista que acabava rifando a bola, devolvendo-a para a equipe da casa.

Com a bola, a Ferroviária buscou definir rapidamente as jogadas, com poucas trocas de passes e jogadas pelos lados. A marcação santista era fraca e passiva, o retrato disso foi Pituca, cedendo muito espaço pelo meio, sobrecarregando Alison na marcação. Além disso, Felipe Jonatan sofreu bastante pela esquerda da defesa, com várias jogadas do ataque da Ferroviária sendo iniciadas ali com Hygor e Lucas Mendes. Éverson salvou diversas vezes, o placar poderia ter sido bem amplo para a Ferroviária no primeiro tempo.

sanfer1Ferroviária encontrou muito espaço entre os defensores santistas: entre Felipe e Luan; e entre Luan e Luiz Felipe. Edição: Rodrigo Costa. Fonte: GloboEsporte.com

O Santos teve apenas dois bons lampejos na primeira etapa, o primeiro aos 20 minutos em jogada individual de Soteldo e o segundo aos 33 minutos, com um chute de Pituca, ocasionado pela pressão alta para recuperar a bola em campo ofensivo. No mais, vários erros técnicos de passes e posicionamento. Dupla de zaga, que vinha bem nos últimos jogos, cedeu muito espaço dentro da área para os adversários.

sanfer2Dupla de zaga foi mal no jogo em Araraquara. Edição: Rodrigo Costa. Fonte: GloboEsporte.com

 O Peixe iniciou o segundo tempo um pouco melhor, com a troca de Raniel por Arthur Gomes, que buscou mais movimentações e criou uma chance logo aos 3 minutos. Soteldo foi mais incisivo, recuando para dar apoios aos companheiros e progredindo bem com a bola por meio de dribles, ocasionando faltas próximas da área adversária. Mas logo depois a Ferroviária teve duas boas chances, uma com Éverson salvando mais uma vez e outra em que Patrick acabou acertando a trave. O Santos continuava cedendo muito espaço no meio, protegendo mal o funil, que é o espaço à frente da área.

sanfer3Ferroviária continuou aproveitando o espaço à frente da área santista. Edição: Rodrigo Costa. Fonte: GloboEsporte.com

 Tentando aumentar o poderio de criação, Jean Mota entrou na vaga de Pituca, mas não mudou muita coisa. O Peixe foi ter as melhores chances de gol nos minutos finais (detalhe que a equipe evoluiu fisicamente, conseguindo abafar o adversário no final e pressionar mais alto). Aos 40 minutos a melhor jogada santista: pelo lado esquerdo, triangulação entre Soteldo, Arthur Gomes, que se aproximou para dar apoio, e Felipe Jonatan, que se projetou para infiltrar na área finalizando bem para a defesa de Saulo. Aos 46 outra boa chance, em jogada também pela esquerda, finalizada por Jean Mota, com menos perigo.

Algo que vinha sendo recorrente nas últimas partidas e o Santos não conseguiu executar constantemente nesta partida.

            Um passo atrás, talvez seja necessário para retomar ao caminho do bom desempenho. Alguns jogadores vêm muito mal e devem ser sacados, talvez a próxima partida, após esse mal desempenho, condicione Jesualdo a mudar a equipe.

@costarodrigosfc 

Dependemos de você para continuar nosso trabalho! Se gosta, contribua para a manutenção do MW Futebol!

R$50,00

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s