A derrota (in)justa – ANÁLISE TÁTICA TOTTENHAM 2×0 MANCHESTER CITY

Por Ícaro Caldas Leite

WhatsApp Image 2020-02-03 at 15.33.45

Ser bicampeão consecutivo da Premier League é uma tarefa bastante complicada. A última vez que isto havia acontecido foi com o Manchester United de Alex Ferguson há mais de 10 anos. Os citizens protagonizaram essa façanha nas últimas duas temporadas onde venceram as ligas com uma pontuação de 198. 

Na atual temporada da liga, Pep Guardiola não consegue fazer com que o time tenha um equilíbrio entre marcar muitos gols e sofrer poucos e, dessa forma, o time está muito aquém. Marca diversos gols (mesmo perdendo o dobro), mas sofre bastante também. O time não se reforçou na zaga em nenhuma das duas janelas…

Enfrentar novamente o Tottenham e vencê-lo no seu novo estádio era o que a equipe mais desejava para retomar a confiança em Fevereiro devido aos jogos pesados que acontecerão, mas não foi o que aconteceu. 

Vamos à análise – primeiro tempo 

O primeiro tempo foi bem decepcionante para o City. Além de não ter sofrido tanto defensivamente, ele não conseguiu transformar em gols as chances criadas. City tinha mais a posse, criava chances, mas parava no Lloris ou então na trave. Enquanto isso, os Spurs contra atacavam através das velocidades dos seus atacantes, mas não levaram tanto perigo à meta do Ederson.

O Tottenham, que está sem Harry Kane, utilizou o Lucas de centroavante. Sendo a referência de ataque do seu time, Lucas conseguia atrair Otamendi que fazia marcação homem a homem em algumas vezes e cedia espaços. 

WhatsApp Image 2020-02-03 at 17.02.00

Mesmo com a displicência no ataque, ainda assim os jogadores sabiam o que fazer quando não tinham a bola em seus pés. Mahrez e De Bruyne trocando suas funções e posições no momento de recomposição: Mahrez à frente da linha de 4 e na linha de 2 (ele que é o responsável para marcar o lateral) e Kevin de Bruyne fechando pelo lado direito (no lugar do Mahrez). 

WhatsApp Image 2020-02-03 at 17.02.18WhatsApp Image 2020-02-03 at 17.02.19

Por volta dos 25 minutos finais, começaria o bombardeio do Manchester City. Bola na trave com Aguero, pênalti desperdiçado pelo Gundogan, finalizações de Mahrez e De Bruyne. O jogo se desenhava para uma pressão do City até conseguir furar a defesa do Tottenham e abrir o placar, mas os Spurs se defendiam bem e conseguiram anular os citizens após grandes polêmicas nos últimos 10 minutos de jogo que deixaram o jogo mais tenso do que já estava. 

Segundo tempo

Era questão de tempo para os visitantes abrirem o placar, porém eles deixariam a desejar. E quando não se usa a faca no rival, ele se levanta e nos mata e foi exatamente isso que aconteceu.

Continuando com diversas chances criadas sendo desperdiçadas, após um escanteio muito mal cobrado pelo Mahrez e dando aos Spurs o contra ataque, Zinchenko, que já havia levado um cartão amarelo, cometeu uma falta dura e levou o segundo amarelo, sendo assim deixando o time com um a menos e dando ao Tottenham a chance que queria. 

Cancelo entrou e foi para a lateral esquerda, Aguero foi substituído e, no escanteio seguinte, os Spurs abriram o placar. Isso jogava de vez a mentalidade do City lá no fundo do poço.

Com 1-0 no placar, o jogo do City se transformou numa busca pelo empate, mas 7 minutos mais tarde viria o nocaute. Gol de Son com passe do Ndombelé. 

Rodri é driblado facilmente e não consegue dar o bote, Otamendi tem uma leitura errada. Ele acha que a bola vai no Lamela, quebra a linha defensiva e deixa o Son sozinho para ampliar o placar. Com o 2-0 contra, era bem difícil imaginar que iria acontecer alguma reação por parte dos Citizens, que foram piedosos com o Tottenham. 

A distância para o Liverpool agora é de 22 pontos e o campeonato já terminou. O que resta agora é brigar pelas copas domésticas e a tão sonhada Champions League. Os Citizens entrarão em campo novamente no dia 9 de fevereiro contra a equipe do West Ham no Etihad Stadium. 

@icaroanalises24

 

Dependemos de você para continuar nosso trabalho! Se gosta, contribua para a manutenção do MW Futebol!

R$50,00

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s