Bons Sinais Alvinegros – ANÁLISE TÁTICA BOTAFOGO 3 x 1 MACAÉ

Por Guilherme Monteiro

WhatsApp Image 2020-01-28 at 14.59.40

O Botafogo chegou para o duelo contra o Macaé pressionado, após revezes contra Voltaço e Madureira, ambos longe do Niltão e com a equipe reserva (mescla de sub-20 e outros que compõem elenco). A pressão se explica muito mais pelo fraco ou ausência de futebol da equipe “b” do alvinegro nas partidas.

Para a estreia na temporada, Alberto manteve a base que venceu o Vitória-ES.

bota1Escalação Botafogo. Via: LineupBuilder

1° Tempo:

Assim como contra o Vitória, vimos uma equipe agressiva em campo, com muita pressão, força e intensidade a saída de campo do adversário, forçando o Macaé a “quebrar” as jogadas, rifando e dando muitos lançamentos visando Babi, no entanto todos eles equivocados. Ofensivamente, os lados do campo com Luiz Fernando e Fernando ultrapassando e chegando ao fundo para cruzamentos. A ordem foi ter a bola, aproximar e com toques rápidos direcionar um dos corredores, cruzar e finalizar a jogada. Defensivamente, o Botafogo forçava o Macaé a jogar por dentro, visto que havia muita pressão na marcação nos lados do campo. E mesmo com este fator, o Macaé insistia em jogar pelos flancos, e claro, acumulou muitas perdas de posse, com as recuperações de bola do glorioso, ou até mesmo, erros de passes simples da equipe Alvianil. O elogiável, foi a velocidade da equipe praiana no final do 1° tempo, Zambi era uma válvula de escape a partir do contra-ataque e no final do 1° tempo, quase chegam ao empate com uma cabeçada de Babi defendida por Gatito.

2° Tempo:

A queda física alvinegra fez-se presente na segunda etapa, a pressão já não era tão alta e a altura da linha defensiva não era alta, mas sim no centro do campo. Sem uma boa pressão no homem da bola, surgiram-se espaços pelos corredores foram vistos. O Macaé foi melhor e conseguiu aproveitar os espaços, trabalhou bons passes pela direita e pela esquerda, as ultrapassagens de Lukinha agregaram bastante no jogo da equipe. O Alvinegro apostou mais no atrair para atacar e nas bolas longas para criar na 2° tempo. O corredor direito era o mais acionado para tirar a bola da pressão e levar o alvinegro ao ataque. Pedro Raul era o mais visado no jogo direto, mas nem sempre conseguia reter a bola em campo ofensivo e fazer com que o alvinegro conservasse mais a posse no último terço. Especialmente, após o 3×0.

Movimentos táticos e técnicos:

bota2O fechamento de linhas de passe e a pressão que Pedro Raul irá fazer no zagueiro e forçando o erro. É um bom exemplo de pressão e fechamento de linhas de passe no setor da bola uma das virtudes da equipe contra o Macaé. Foto e Edição: Guilherme Monteiro. Imagem: Premiere.

Gol de Nazário base do 2° tempo alvinegro:

 O gol de Nazário, exemplifica bem o que o 2° tempo do Botafogo, uma equipe com muita atração de marcação e ataque de espaços. Edição: Guilherme Monteiro. Gol mostra também, a boa capacidade de Fernando receber a bola e tirar a bola da pressão com uma condução.

Transição Defensiva lenta:

Um dos pequenos problemas alvinegros em campo no domingo. Uma equipe lenta em transição defensiva, após a quebra da 1° linha de marcação. Vídeo: Guilherme Monteiro.

Botafogo 2020 ações ofensivas:

 Botafogo versão 2020. Saída com participação de Gatito, Maior peso na construção dos zagueiros, com conduções, apoio por dentro, troca de corredor rápida com condução em velocidade + passe e ataque ao espaço. Bem-vindo 2020 alvinegro! via: Guilherme Monteiro.

Destaques individuais:

Bruno Nazário:

bota3Bruno Nazário stats. Via: FootStats.

bota4Bruno Nazário stats. Via: FootStats.

Babi:

bota5Babi melhor jogador do Macaé na partida. Via: FootStats.

@guizaomb19

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s