Vitória em seus dominíos: ANÁLISE TÁTICA –INTERNACIONAL 3×1 PELOTAS

Por Luiz Martins

WhatsApp Image 2020-01-28 at 14.39.27

Duelo recorrente nesta temporada de 2019, Cruzeiro e Internacional se enfrentaram pela quarta vez, no ano.

Com os titulares em campo, o Inter venceu com certa facilidade a equipe do Pelotas pelo placar de três a um, dentro do Beira-Rio.

Aos poucos o modelo executado por Eduardo Coudet vai sendo demonstrado e os onze iniciais vão sendo revelados, mas ainda serão necessários maiores testes, para que a torcida e principalmente o técnico escolha os melhores jogadores para demonstrarem o melhor desempenho, para a temporada 2020.

O time colorado dominou totalmente a partida, tanto através da posse, quanto no fechamento de espaços, sem ter que utilizar tanto a questão física para vencer duelos, mas sim utilizando a técnica de seus jogadores, apostando em muitas trocas de passes, para envolver a forte marcação do time pelotense, que em diversas situações apostava em uma linha de cinco defendendo a sua área, na tentativa de roubar a bola e sair em contra-ataque, mas que era facilmente bloqueado pela ótima recomposição colorada, por ter um bloco muito compacto ao se defender, não sofrendo na partida.

inter1Inter dificultava progressão do Pelotes, com bloco compacto e superioridade no setor da bola. (Fonte: Instat /Edição: Luiz Martins)

Com a bola, o time do Inter tinha liberdade para transitar, apostando em uma saída de três, com o primeiro volante afundando entre os zagueiros, que abriam o campo, empurrando os laterais para o campo ofensivo, sempre possibilitando opções de passe pelos lados, fortes no apoio por possuírem bom poder físico.

inter2Patrick e Edenilson, como meias pelos lados, buscavam bastante a entrelinha e chegada forte na área, com muitos passes ao invés de conduções como em 2019 (Fonte: Instat /Edição: Luiz Martins)

Já os meias, possuíam questões distintas. O meia central recuava, para facilitar a saída e gerar um elo de ligação entre os setores (saída em 1-3), tendo apoio dos meias de lado, que com a progressão apareciam na entrelinha, como opção junto aos atacantes, além de participarem mais com passes, ao invés de conduções.

inter3Saída de bola do Inter, com o volante entre os zagueiros e o meia central na base da jogada, para progressão. (Fonte: Instat /Edição: Luiz Martins)

Outra questão era a liberdade para se movimentar, executada pelo segundo atacante Andrés D´alessandro, que realizava mudanças de posicionamento com o meia do centro, aparecendo na base para auxiliar a construção. Numa destas movimentações, D´ale encontrou Edenilson em infiltração, através de um cruzamento, abrindo o placar, ficando mais confortável na partida e não sofrendo tantos ataques do adversário.

dale base jogadaD’alessandro na base da jogada, com Rodinei dando amplitude no ataque (Fonte: Instat / Edição Maurício Wiklicky)

Portanto, o segundo tempo serviu para Coudet realizar testes em sua equipe, aproveitando a versatilidade de Rodrigo Lindoso, saindo da posição de volante, para a meia central, tendo Musto substituindo Johnny, Edenilson deslocado para a lateral, no lugar de Rodinei (ainda sem condições de noventa minutos), com a entrada de Marcos Guilherme na linha de 3.

Assim o time ficou mais rápido e móvel, liberando cada vez mais D´alessandro já em seu primeiro jogo, tomar conta da partida, marcando um belo gol de falta e ainda conquistando mais uma assistência para Paolo Guerrero, em cobrança de escanteio, saindo aplaudido quando substituído por Thiago Galhardo.

Aos poucos, ainda em ritmo de pré-temporada e contra adversários de menor porte, o colorado vai desenvolvendo as novas ideias de seu treinador.

@ojunomartins

Dependemos de você para continuar nosso trabalho! Se gosta, contribua para a manutenção do MW Futebol!

R$50,00

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s