Empate bom para todos – ANÁLISE TÁTICA DE PALMEIRAS 0 x 0 SÃO PAULO

Por Rafael Santos de Oliveira

WhatsApp Image 2020-01-27 at 13.16.33

Primeiro Tempo

O desenho tático foi esse em tese, porém o existiram algumas movimentações interessantes para destacar.

lineuo1Ilustração LineUp11

            Essas movimentações modificaram bastante esse desenho, alguns jogadores se movimentam mais e outros menos.

O mandante Palmeiras veio a campo no 4-2-3-1 básico, mas tinha a chegada de Ramires e Gabriel Menino no ataque, inclusive ambos trouxeram risco ofensivo, essa movimentação modificou essa linha por diversas vezes.

line2Modelo de pressão pós-perda com um dos volantes e Lucas Lima abrindo espaço.

Defensivamente Lucas Lima se aproximava de Daniel Alves na faixa central, criando um possível 4-4-2 com Dudu e Luiz Adriano mais a frente.

O São Paulo veio a campo no 4-3-3, porem na saída de bola os laterais viram pontas extremos e Tchê Tchê vem fazer o libero, além disso, Daniel Alves também voltava fazendo uma espécie de 3-1-5-1 trazendo Hernanes para a entrelinha.

line3Modelo ofensivo do 3-1-5-1 de Fernando Diniz.

 

Palmeiras

Lucas Lima se manteve trazendo riscos ao adversário a todo momento e foi um dos melhores em campo no primeiro, Ramires entrou bem na partida desde o inicio, equilibra muito bem a fase ofensiva e defensiva, alem disso auxiliou bastante o Gabriel Menino na marcação ao Daniel Alves, após a parada técnica Ramires e G. Menino voltaram ainda melhor e reduziram o espaço entrelinhas, faixa de campo onde o São Paulo criava suas melhores chances de gol.

Os atacantes de lado não vêm fazendo um bom jogo, pelo meio Luiz Adriano e Lucas Lima estão muito bem, porem falta aproximação de Veron e Dudu que estavam mal na partida. Dudu esteve abaixo do esperado, desperdiçando inúmeras jogadas, tecnicamente errando vários lances e não conseguindo trazer riscos.

O jogo pedia William ou Wesley na vaga de Veron, levando em conta que Dudu mesmo abaixo do esperado é importante para a reta final.

São Paulo

A equipe iniciou a partida com ótimo volume, mas quando perdeu o meio campo não se achou em campo. Tchê Tchê e Dani Alves organizam bem a jogada, mas o trio de ataque não corresponde, precisa de mais objetividade e mais associações.

Tchê Tchê recua na saída de bola, atua entre os zagueiros e libera os laterais, enquanto Daniel Alves vem participar da saída de bola pela direita, liberando Juanfran ainda mais.

Helinho e Vitor Bueno não produziram nada ofensivo,foi necessario corrigir.

Segundo tempo

São Paulo

O desenho se mantém próximo do que foi apresentado no primeiro tempo, mas o São Paulo ganha em posse de bola pela direita com Juanfran, D. Alves e a aproximação de Hernanes. A saída de Helinho faz o time perder profundidade pela direita, mas ganhou em qualidade de passe na faixa central.

Lizieiro fica pela esquerda em parceria com Vitor Bueno, além disso, Pablo se mantém centralizado. As mudanças são próximas do que já foi feito nos jogos anteriores e em 2019, porém a proposta de jogo está bem melhor.

line4Ilustração LineUp11

Palmeiras

O Palmeiras não consegue acertar o contra ataque e não consegue fechar o espaço entrelinhas, fazendo com que Lizieiro tenha liberdade pelo meio, esse erro foi corrigido quanto Zé Rafael entrou descansado na vaga de Ramires, isso fez o time sair de trás e conseguir chegar mais vezes ao ataque.

William começou acanhado e não produziu muita coisa, mas ocupou bem o seu espaço na área e isso fez ele quase fazer um gol, mas tanto ele quanto Luiz Adriano foram reféns de cruzamentos errados.

line5Ilustração LineUp11

            A reta final do jogo apresenta o seguinte desenho tático. O Palmeiras tentou corrigir o meio campo quando seus volantes cansaram e pelas pontas reduziu a quantidade de percas de bola, algo positivo. O São Paulo foi irregular, teve bons momentos e péssimos momentos, Hernanes pouco ativo.

line6Ilustração LineUp11

Conclusão

Para o primeiro clássico presente em uma pré-temporada, bom jogo, com várias oportunidades de gol.

Tanto Fernando Diniz, quanto Vanderlei Luxemburgo conseguiram seus objetivos e buscaram a vitória.

Palmeiras

Melhor em campo: Lucas Lima.

Pior em campo: Dudu.

Fique de olho: Gabriel Menino.

São Paulo

Melhor em campo: Volpi.

Pior em campo: Hernanes.

Fique de olho: Lizieiro.

 

@Rafinha_Esporte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s