Primeiras impressões de Jesualdo Ferreira – ANÁLISE TÁTICA DE SANTOS 0 x 0 RB BRAGANTINO

Por Rodrigo Costa

WhatsApp Image 2020-01-24 at 07.37.18

            Além da estreia do português Jesualdo Ferreira no comando técnico do Santos, do outro lado um clube em ascensão, o RedBull Bragantino, atual campeão da Série B. Com vários desfalques, Jesualdo organizou o Peixe no seu tradicional 4-3-3 com  Éverson; Pará, Luiz Felipe, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Pituca e Sánchez; Marinho, Kaio Jorge e Eduardo Sasha.

            Em relação a temporada passada, em termos táticos algumas coisas mudaram e outras se mantiveram semelhantes. Uma das principais modificações foi na organização defensiva. O Peixe se postou no 4-1-4-1 a partir do meio campo, marcando de forma zonal e pressionando apenas quando o RB Bragantino avançava, deixando os zagueiros da equipe de Bragança com maior liberdade, apesar de Sasha apertar em diversos momentos. Portanto o Santos de Jesualdo deve ser um time mais resguardado, mais equilibrado e menos agressivo do que foi em 2019.

san1

san2.jpgPeixe defende no 4-1-4-1 de maneira zonal e com pressão menos agressiva, por vezes recuando muito em bloco médio baixo. Fonte: Premiere – Edição: Rodrigo Costa

            Na organização ofensiva, a saída de bola foi em Lavolpiana, que é quando o volante (Alison) recua entre os zagueiros para ter superioridade numérica na construção. Em alguns momentos, quando Éverson tinha a bola, ele tinha a opção dos dois zagueiros mais à frente, com Alison alinhado com os laterais. As duas saídas foram comuns ao Peixe em 2019.

san3.jpgApesar disso, como vemos na imagem, nenhum outro jogador se aproximava para dar sequencia as jogadas. Fonte: Premiere – Edição: Rodrigo Costa

            No momento da criação, apesar de Jesualdo de características posicionais, os jogadores santistas tiveram liberdade para saírem de suas posições. Com isso, o time começou bem o jogo sendo mais forte pelo lado esquerdo, onde tinha Kaio Jorge afunilando as jogadas liberando o corredor para os avanços de Felipe Jonatan chegar até a linha de fundo e tinha Pituca como auxiliar geralmente na base das jogadas, mas buscando infiltrações e ultrapassagens.

san4.jpgFonte: Premiere – Edição: Rodrigo Costa

            Após os 25 minutos, o Bragantino conseguiu marcar bem, defendendo no 4-4-2 fechou os espaços e não permitiu maiores chances ao time da baixada santista. O lado direito santista, com Pará fechado na base das jogadas, teve apenas Marinho (aberto) e Sánchez (mais pelo corredor central) para tentar criar jogadas, que não aconteceram, visto que houveram vários erros de tomada de decisão. Muitas vezes, o uruguaio jogava bastante aberto, quase como um ponta, função que não rende tão bem.

san5.jpg

san6.jpgPosicionamento base santista. Alternando entre 3-2-5 e 2-3-5. Fonte: Premiere – Edição: Rodrigo Costa

            Algo que aparenta estar melhor são as transições defensivas santistas, tendo mais jogadores defendendo os espaços a serem ocupados e tendo uma recomposição mais rápida, tanto é que as oportunidades do Bragantino não surgiram em lances de contra-ataques com superioridade numérica.

san7

san8Fonte: Premiere – Edição: Rodrigo Costa

             No intervalo, Jesualdo colocou Raniel na vaga de Kaio Jorge, que deixou a desejar na oportunidade que teve, apesar de ter atuado aberto. Com isso, até os 17 minutos, o Bragantino teve o controle do jogo, pois tinha mais jogadores no meio campo e dominou o setor, principalmente com Claudinho organizando as ações, visto que o Santos passou a atuar no 4-4-2, tanto ofensiva quanto defensivamente. Sánchez e Alison como volantes, Marinho e Pituca abertos como meias laterais e Sasha e Raniel como atacantes, sendo que este último tinha liberdade de movimentação pelos corredores.

san9

san10Fonte: Premiere – Edição: Rodrigo Costa

            Para tentar reorganizar a equipe, o técnico português colocou Arthur Gomes na vaga de Sasha, retornando assim o 4-3-3 ofensivo, agora com Raniel de centroavante e o 4-1-4-1 defensivo, mas com as linhas de marcação muito recuadas. Além disso, após entrada de Thonny Anderson no RB, a equipe criou duas chances claras de gol finalizadas por Ytalo, pelo meio da defesa santista. Esse recuo de linhas dificultou contra-ataques santistas, mesmo tendo pontas rápidos.

san11

san12Linha de meio santista quase na risca da grande área. Raniel, que é o mais avançado, está na intermediária defensiva. Fonte: Premiere – Edição: Rodrigo Costa

            Mais próximo do final do jogo, após entrada de Derlis na vaga de Marinho, a equipe santista conseguiu criar boas oportunidades pelos lados, visto que o jogo ficou mais aberto. Nesse aspecto, a equipe santista parecia mais cansada que o adversário, além de menos entrosada, mais espaçada e mais lenta.

            Ainda é a primeira partida, tem a temporada toda pela frente. Muitos ajustes ainda a serem feitos, o time deve evoluir física, técnica e taticamente nas mãos de Jesualdo Ferreira, mas como primeiras impressões vimos aspectos negativos e positivos, como as jogadas ensaiadas nos escanteios que criaram boas chances no início do segundo tempo.

@costarodrigosfc 

 

Dependemos de você para continuar nosso trabalho! Se gosta, contribua para a manutenção do MW Futebol!

R$50,00

Um comentário sobre “Primeiras impressões de Jesualdo Ferreira – ANÁLISE TÁTICA DE SANTOS 0 x 0 RB BRAGANTINO

  1. Boa tarde!
    Primeira vez que acesso o site, uma sugestão… mudança de título para: Primeiras impressões de Jesualdo Ferreira no seu primeiro jogo sob o comando do Santos – digo isso pq o título sugeriu análise tática de Santos 0x0 Bragantino, porém isso não ocorreu. O jogo é entre dois e sendo assim, ambos deveriam ser analisados, oq raramente acontece em analises e comentários sobre futebol.

    Abraço!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s