Sofrimento até o ultimo lance e muita Paixão – ANÁLISE TÁTICA LONDRINA 2 x 1 PSTC

Por Rafael Santos de Oliveira

WhatsApp Image 2020-01-20 at 16.56.05

            Iniciando a temporada o técnico Alemão volta ao comanda da equipe, após alguns jogos treino onde ele pode fazer alguns testes, analisar a chegada de reforços e a volta de jogadores emprestados ele mandou a campo a seguinte escalação:

lon1

            Assim como 2019 ele aposta muito na juventude e nos jogadores que vem da base.

Defesa

            O goleiro escolhido foi o ótimo Matheus Albino que foi preterido na reta final de 2019 por Claudio Tencati e Mazola Junior, ele é um jogador que passa confiança e foi peça chave nas 10 primeiras rodadas da Série B onde o clube chegou ao G3.

            As laterais ficam por conta de Raí Ramos vem acumulando boas temporadas desde a base até Shukura Kobuleti da Georgia, onde foi destaque atuando como meia pelo lado esquerdo, entretanto pela esquerda Victor Luiz ficou devendo bastante, não apenas pelas varias reversões no lateral, mas sim pela falta de técnica, lembra os laterais que passam pelo clube em 2019 como Juninho, Breno e etc.

            A dupla de zaga fica por conta de Augusto e Lucas Costa, ambos tem defeitos e qualidades, precisamos de calma e paciência, com exceção do pênalti nonsense a dupla foi bem no decorrer da partida.

lon2

Meia

            O volante Julio Rusch foi bem, cansou por não ter feito a pré-temporada completa, mas possivelmente será o titular, tem ótima bola parada e faz bem sua função tática, por mais que seja necessária a chegada de um volante de contenção para o elenco ele está começando bem o ano.

            Pedro Cacho é sem comentários, desde 2018 pedindo espaço e fez um belo jogo, ativo e taticamente perfeito, enquanto isso Matheus Bianqui é um jogador bom taticamente, mas peca em alguns quesitos técnicos, no decorrer da temporada vai ter a concorrência de Danilo que também atua por essa região.

            Luan e Matheus Olavo atuaram de forma básica, interessante para ter no elenco, porem a chegada à área e ocupação de espaço precisa ser aprimorada.

lon3

Ataque

            Danilo foi perfeito no decorrer da partida, assim como Pedro Cacho não sentiu a partida e foi bem taticamente, partindo da direita para o centro com facilidade e ocupando espaços, titular absoluto.

            Uelber começou atuando pelo lado, mas não rendeu o esperado por não ser o seu lugar de atuação, quando voltou ao centroavante foi melhor, porem não teve participação direta em lances de ataque.

            Miullen foi agressivo defensivamente e conseguiu ser acionado, mas a falta de ritmo ainda é nítida, possivelmente vai brigar pela vaga de reserva com Junior Pirambu, cada um com seu modo de jogo.

            Igor Paixão entrou muito bem, atuou em poucos minutos e já mostrou que é um jogador de profundidade, algo que Marcelinho pode oferecer, bons nomes.

lon4

Jogo

            O destaque tático da partida foi Pedro Cacho, um jogador versátil que pode atuar como distribuidor e como interior.

            Esse recuo ou avanço modifica a estrutura da equipe de acordo com o adversário, fazendo com que a equipe flutue do 4-2-3-1 que foi usado em 2019 para o 4-1-4-1.

            A transição ofensiva conta com “três meias” com qualidade de passe e chegada. Danilo atuando pela direita, Matheus Bianqui de meia atacante e Pedro Cacho que se desprende de Júlio Rusch (4-1-4-1) e chega com liberdade para encontrar um bom passe.

01 – Pedro Cacho avança busca passe rápido em profundidade.

https://youtu.be/0F799xdRtus

            A transição defensiva foi bem feita, mas o encaixe de marcação vai sofrer pela falta de experiência dos atletas. A marcação está trocada, Raí está marcando o lateral e Danilo está marcando o extremo, ao invés de manter isso Danilo abandona seu jogador tentando dobrar a marcação.

02 – Danilo se confunde na troca de marcação e deixa o adversário livre.

https://youtu.be/qe0Gob8A4xU

            Como já foi falado, a mobilidade e versatilidade dos jogadores vai fazer a diferença. Pedro Cacho atrai a marcação e faz a bola chegar a Danilo pela região central (saindo do lado direito para o centro) e rapidamente ele aciona Miullen em profundidade.

03 – Danilo vem para o meio buscar o passe em profundidade.

https://youtu.be/rU8Qb7O_k0U

            A entrada de Igor Paixão na vaga de Miullen manteve a mesma ideia de jogo, mas mudou o posicionamento de alguns jogadores. Uelber sai da esquerda e volta ao centroavante e Igor Paixão ocupa esse espaço deixado pela esquerda. Mudança interessante.

            O volante Júlio Rusch sentiu e não continuou na partida, o volante Luan que disputou a Copinha entrou e atuou bem. A única mudança tática foi que Pedro Cacho tinha menor liberdade para se desprender da linha defensiva, além disso, não mudou muita coisa.

            Agora foi a vez de Pedro Cacho sentir o desgaste, Matheus Olavo que volta de empréstimo entrou e sua vaga. A dupla Luan e Matheus Olavo foi bem, não comprometeu e fizeram o básico. Porem dessa forma o 4-2-3-1 ficou até final da partida, devido à falta de chegada qualificada.

            Na reta final a equipe ficou previsível e cansada, mas a qualidade técnica ajudou, Danilo que ficou mais preso na direita faz o lançamento na área e Igor Paixão desempata o jogo.

04 – Danilo aberto e Igor Paixão centralizado.

https://youtu.be/bFrD2h8ArdU

Conclusão

            A equipe comandada por Alemão começa o ano melhor que o esperado, a base resolve por que o trabalho feito por ele mesmo já colheu e ainda vai colher bons frutos, além disso, Silvinho dá segmento nesse ótimo trabalho.

Confiem na base!

@Rafinha_Esporte

Dependemos de você para continuar nosso trabalho! Se gosta, contribua para a manutenção do MW Futebol!

R$50,00

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s