Organização de meia e obediência defensiva de volante: Victor Cantillo, o “queridinho” do futebol sul-americano

Por Gêra Lobo

Talvez ele já tenha sido anunciado pelo Corinthians e talvez você já tenha ouvido falar bastante dele nas últimas semanas, porém é sempre bom falar de jogador bom e esse é o caso de Victor Cantillo. Volante de 26 anos, o atleta, que até a preparação desse texto ainda é jogador do Junior Barranquilla, da Colômbia, é mais um fruto oriundo da excelente base do Atlético Nacional, no próprio país.

Bom, Cantillo sempre foi um jogador altamente subestimado por jogar em país com até pouca mídia internacional. Há dois anos ele vem sendo o melhor jogador do futebol colombiano com sobras, mas pouco se falava dele. Talvez, o primeiro grande reconhecimento dele tenha sido quando surgiu o interesse do Porto, clube que tem um olhar excelente para jogadores do futebol sul-americano. Mesmo assim, Cantillo foi ganhando cada vez mais observação por suas grandes atuações não só no Campeonato Colombiano, mas também na Libertadores e Copa Sul-Americana nos últimos anos. Agora, uma questão: por que os clubes brasileiros demoraram tanto para observar tal talento? Vamos explicar agora.

COM A BOLA, INTELIGÊNCIA E ORGANIZAÇÃO DE ‘10’
Cantillo é, originariamente, primeiro volante, aquele que, em tese, fica à frente da defesa. Porém, como já discutido, posição é bastante diferente de função, e aqui entra o diferencial do jogador. Mesmo sendo um ‘5’, o jogador de 26 anos é tem uma das melhores saídas de bola do futebol sudaca, com um controle de bola invejável, passes milimétricos e um senso de organização impressionante para alguém da sua posição.

Porém, vale lembrar que ele não é lá um jogador que faz muitos gols. Por mais que tenha bons minutos pisando na área, ele é um organizador primário das jogadas, ou seja, por mais que progrida com alta qualidade e não tenha medo de chegar a frente, ele auxilia a saída de bola com objetivo de ligar jogadores entrelinhas ou laterais/pontas com alta amplitude. Não é um cara de tantas assistências, mas ele prepara muito bem as jogadas aos homens de frente. Além disso, também se provou um finalizador de qualidade.

Ele é o típico jogador que ajuda muito times com ideias propositivas e jogadores rápidos e inteligentes para receberem suas bolas. Cantillo consegue levar tudo com muita qualidade, e por isso eu falo que ele tem uma qualidade técnica muito acima da média para um volante, que, em tese, é o camisa 5 da equipe. Atleta altamente moderno e adaptado ao futebol atual. Pode servir muitas vezes de box-to-box.

SEM A BOLA, OBEDIENTE DEFENSIVAMENTE E COM ÓTIMO TEMPO DE BOLA

Mas como estamos falando de um volante, claramente ele merece ser elogiado por suas peças e ideias defensivas, sem a bola, e Cantillo não fica para trás, muito pelo contrário. Ele é um jogador excelente em duelos pelo chão, desarmes e situações de 1 x 1. Seu tempo de bola para finalizar jogadas adversárias é altamente elogiável, até porque consegue ser bem ágil e com uma altura boa (1,80m).

Além disso, seu posicionamento ajuda bastante no sentido defensivo, porque ele sempre está pronto para interceptar um passe ou conseguir ler as ações adversárias. Por mais que, fisicamente, precise melhorar, como ganhar maior força e ser mais “agressivo”, no sentido “bom” da palavra, mais vezes, ele se destaca exatamente por essa agilidade de se movimentar e estar em várias faixas do campo, como um típico camisa ‘5’.

ESTATÍSTICAS DE VICTOR CANTILLO (VIA SOFASCORE)

Victor Cantillo é um jogador especial. É uma surpresa ver que ele demorou tanto tempo para ser disputado no futebol brasileiro. Talvez um certo “preconceito” por vir do futebol colombiano tenha atrapalhado tal causa, mas, se nada estiver pelo caminho, o volante de 26 anos tem tudo para ter um destaque considerável no futebol brasileiro e qualquer lugar que vá como atleta de futebol.

@gerinhalobo_

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s