Cotia Futebol Clube – ANÁLISE TÁTICA DE CSA 1 X 2 SÃO PAULO

Por Pedro Galante

Depois de uma classificação importantíssima, o São Paulo ainda tinha de cumprir tabela e enfrentar o CSA em Alagoas pela última rodada do Brasileirão. Um jogo que, efetivamente, não valia nada. Mas uma decisão da comissão técnica deu outro cenário e significado à partida.

De todos os jogadores que viajaram para Maceió, apenas os laterais Léo e Igor Vinicius não tinham passagem pelas categorias de base do clube, muito bem estruturada na cidade de Cotia, cidade da região metropolitana de São Paulo.

No time titular dois estreantes: o goleiro Lucas Perri e o centroavante Juan. Junto deles, Igor Vinicius, Luan, Walce e Léo compunham a linha de defesa. No meio-campo, Liziero, Gabriel Sara e Igor Gomes, com a braçadeira de capitão. Toró e Helinho jogavam abertos.

No primeiro tempo, viu-se em campo um futebol muito similar ao que qualquer categoria inferior do São Paulo pratica: posse de bola, paciência, criatividade e, sobretudo, imposição. Ao longo de toda a temporada, o clube buscou praticar um futebol com essas características: começou com Jardine e termina com Diniz, e mesmo Cuca, que é um treinador com um estilo mais agressivo, buscou esse jogo mais pausado, com a bola. O que faltou, em todos os casos, e por razões diversas, foram os interpretes necessários.

Contra o CSA eles estavam lá: os jogadores de Cotia passam anos trabalhando sob esse modelo de jogo, que o zagueiro Walce resume em “ter a posse de bola com alta qualidade e atacar. ”

Vamos, finalmente, ao que se viu em campo! Com a bola, Liziero, atuando como primeiro volante, recuava entre os zagueiros, permitindo o avanço dos laterais. Com os laterais bem avançados, os pontas tinham liberdade para aparecer por dentro. O resultado era uma equipe com ótima ocupação do espaço, sempre dando opções para o portador da bola, o que facilita a manutenção da posse de bola.

E o São Paulo manteve a bola no pé por um minuto e quarenta e cinco segundos, da saída do goleiro Perri à finalização de Toró. Foram 34 passes, indo e voltando, trocando o lado do ataque, até que Gabriel Sara encontrasse Toró dentro da área.

spcsaA construção do primeiro gol tricolor. Da saída com Perri ao chute de Toró. (Foto: Instat)

Três minutos mais tarde, o segundo gol. Walce elimina a pressão do CSA com um passe espetacular e aciona Léo com campo para correr. A jogada termina do outro lado, com a finalização do outro lateral Igor Vinicius.

VÍDEO

O CSA descontou com Jarro Pedroso, em bola sobrada após cobrança de escanteio.

Com apenas três minutos da segunda etapa, Helinho recebeu segundo amarelo e foi expulso. A expulsão mudou o panorama do jogo: obrigou o São Paulo a se defender e deu esperanças ao CSA que se despedia da Série A e de sua torcida.

Diniz trocou o centroavante Juan pelo zagueiro Diego. Subiu Igor Gomes para o comando do ataque e Luan para a volância. O São Paul abdicou da bola e se defendeu em um 4-4-1 muito sólido.

Aos 35, Toró saiu para a entrada de Danilo, outro estreante no profissional.

O apito final foi muito comemorado por todos os jogadores tricolores. Todos jovens, muitos recebendo a primeira oportunidade, festejaram junto com a torcida presente.

A decisão de dar espaço para a base na última rodada foi inteligente. Um bom teste. Mais uma mostra de que o trabalho de Pedro Smania, coordenador das divisões de base é um dos melhores do país.

Qualquer projeto de futebol no clube precisa considerar esses garotos, precisa considerar esse trabalho que tem sido feito. Não falo só de nomes, mas da atitude, da postura, da forma de jogar. Esses garotos são o melhor que o clube tem. O clube, no entanto, não tem sido o melhor para eles.

@pedrosbgalante

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s