UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE O NOVO TÉCNICO DO TIMÃO, TIAGO NUNES!

Por Jhonata Souza

WhatsApp Image 2019-11-11 at 16.18.06

Na última quinta-feira (07), Tiago Nunes foi anunciado como novo técnico do Corinthians para 2020. Depois de um trabalho sensacional pelo Athletico, onde conquistou 4 títulos, ele chega ao Parque São Jorge para o maior desafio da sua carreira e com a aprovação da maioria da torcida que vê nele um nome capaz de manter o Corinthians entre os melhores times do país e tornar a equipe mais ofensiva, principal critica feita ao trabalho de Fábio Carille. O trabalho de Tiago Nunes no Athletico mostrou diversas qualidades, porém neste texto irei focar em 3 delas que as vezes passam despercebida, mas que serão muito importante na realidade atual corinthiana. Caso queira uma análise mais completa leia a thread feito pelo Corinthians Scouts no Twitter: https://twitter.com/sccpscouts/status/1191895966351273985

1 – APOSTA NOS JOVENS

O Athletico tem como filosofia apostar bastante nos jovens, porém poucas vezes eles foram tão bem aproveitados como por Tiago Nunes que mostrou ter coragem para dar a esses garotos uma oportunidade de mostrar o seu talento, seja nos treinos ou nos jogos. Além disso, o jovem técnico mostrou ter paciência com os erros normais da idade e os ajudar a evoluir cada vez mais o seu jogo. No contexto financeiro atual do Corinthians isso é algo muito importante, pois o clube tem muitos jovens promissores no elenco e na base com potencial para serem desenvolvidos.

Léo Pereira, Renan Lodi, Bruno Guimarães, Raphael Veiga, Khellven, Robson Bambu e Léo Cittadini são casos de jogadores impactados positivamente pelo trabalho da comissão técnica de Tiago. No Corinthians ele vai encontrar talentos com potencial de crescimento como: Léo Santos, Caetano, Bruno Méndez, Lucas Píton, Carlos Augusto, Janderson, Araos, Roni, Fessin e Nathan que estão à espera de alguém com coragem e capacidade de acreditar neles para lhes desenvolver.

tn1Renan Lodi é o principal caso do bom trabalho que Tiago Nunes fez com os jovens.

2 – POTENCIALIZA OS MAIS EXPERIENTES

Tiago Nunes soube muito bem misturar a juventude com a experiência a fim de que todos pudessem evoluir. Não é coincidência o fato de vários jogadores sob o seu comando terem atingido um nível que nunca mostraram na carreira ou que não era visto há anos. Thiago Heleno, Jonathan, Márcio Azevedo, Wellington, Nikão, Cirino, Rony e Pablo são exemplos perfeitos.

O elenco corinthiano não é tão ruim quanto o trabalho feito por Carille fez parecer. Claro, alguns jogadores devem ter o seu ciclo encerrado e contratações precisam ser feitas, mas não se compara a situação vivida no fim de 2018. Fagner, Urso, Ramiro, Sornoza, Matheus Jesus, Richard, Everaldo e Vagner Love são alguns casos de jogadores que sob o comando de Tiago Nunes podem ser recuperados e voltarem a mostrar o bom futebol de tempos passados. Algo importante num clube que não está rasgando dinheiro.

tn2Wellington recuperou o seu futebol e se tornou uma peça fundamental no Athletico

3 – SABER SE ADAPTAR

Tiago Nunes demonstrou não ser um técnico ortodoxo com as suas ideias. Ele sabe se adaptar ao contexto onde está inserido e aos jogadores que o elenco possui. Dois exemplos disso estão nas saídas de Renan Lodi e Pablo para as entradas de Márcio Azevedo e Marco Rubén. Os substitutos tinham características diferentes e o técnico soube adaptar a equipe para que pudesse aproveitar as melhores qualidades de ambos. Outro bom exemplo e que quando necessário o Athletico recuava suas linhas, se postava de forma compacta a fim de apostar num contra ataque bem rápido. Algo marcante no estilo de jogo Corinthiano nos últimos 10 anos.

“Você está dizendo que vem mais um retranqueiro por aí?” A minha resposta é que NÃO. Mas acredito que Tiago Nunes pode usar as coisas boas do “DNA” corinthiano como uma base para ir implantando as suas ideias aos poucos, sem causar um grande choque de estilos. “Vai ser mais ofensivo que Carille?” SIM, porém acho que será uma mudança feita de forma gradual, ou seja, não vai sair de 8 a 80 logo de cara. O Timão deve ir evoluindo ao decorrer da temporada.

tn3A vinda de Marco Rubén para substituir Pablo obrigou Tiago Nunes a adaptar o time.

CONCLUSÃO

Tiago Nunes tem qualidades e defeitos como qualquer outro técnico, mas que tem um grande potencial. Será preciso de paciência da diretoria e torcida no início do trabalho. Além disso, nada adianta trazer ele se o planejamento continuar sendo mal feito!

@Jhonny14Souza

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s