Guardiola será “Kryptonizado” mais uma vez pelo Klopp? PRÉ JOGO LIVERPOOL x MANCHESTER CITY

Por Ícaro Caldas e Sam Lee

WhatsApp Image 2019-11-07 at 22.57.09
Talvez não seja tão difícil dizer o motivo pelo qual o título do texto se encaixa. O mundo do futebol, há algum tempo, já sabe que Jurgen Klopp é a kryptonita de Pep Guardiola. O único treinador no mundo que consegue fazer o Pepteam jogar recuado por 45 minutos. 

Estando na sua quarta temporada na Inglaterra, Pep Guardiola ainda não conseguiu sair vencedor de Anfield em um duelo protagonizado com seu arquirrival, Jurgen Klopp. Na temporada passada, os três pontos escaparam após um pênalti mal cobrado por Ryhad Mahrez aos 40 minutos do segundo tempo.

O Manchester City precisa vencer o líder da competição para tentar voltar a brigar perto dele pela taça da Premier League. O Liverpool, no atual momento, está a 6 pontos de vantagem do segundo colocado, o Manchester City.

Se as coisas já não eram complicadas o suficiente contra o Liverpool, que está invicto em seu estádio em 45 jogos da liga, a preparação do City para o jogo foi prejudicada por lesões.

Ainda há uma sensação de que a equipe de Guardiola ainda está tentando encontrar respostas para as ausências de longo prazo de Aymeric Laporte e Leroy Sane, e na última semana as questões foram agravadas por lesões musculares em David Silva e, talvez até mais crucialmente, Ederson.

O goleiro brasileiro é fundamental para a forma como esse time do City joga e é difícil imaginá-lo em pânico por qualquer pressão, enquanto ele tenta ajudar a construir a jogada desde a defesa. Sem ele, no entanto, Claudio Bravo terá a chance de provar seu valor como goleiro reserva. Porém, após uma primeira temporada ruim na Inglaterra e um cartão vermelho no meio da semana, os torcedores estão mais preocupados do que nunca com a viagem a Anfield.

O que podemos esperar do Manchester City?

Com o departamento médico tendo os melhores jogadores da equipe lá dentro (Laporte, Ederson e Sané), Guardiola será obrigado a improvisar jogadores em outras posições. Fernandinho tem chance de continuar como zagueiro, Gundogan provavelmente continuará como primeiro homem fazendo a função do Rodri, mas não com a mesma marcação e ocupação de espaços na defesa, porém com uma saída de bola também qualificada.

Guardiola não deu notícias sobre a forma física de Rodri durante a entrevista coletiva desta sexta-feira, embora o meio-campista espanhol tenha sido convocado por sua seleção nacional, sugerindo que ele poderia desempenhar um papel. Se ele estiver em forma, não seria surpresa se Guardiola o jogasse na defesa ao lado de Fernandinho.

Isso daria ao City a capacidade de qualificar suas jogadas na saída de bola e, portanto, ser mais sólido, o que eles precisarão se quiserem permanecer compactos.

Tenho a sensação de que Kyle Walker jogará na lateral direita, porque ele tem muito mais experiência em Anfield e acho que Guardiola valoriza isso. Se Rodri não estiver em forma, espero que Stones e Fernandinho joguem na zaga, com Benjamin Mendy, que jogou um fantástico jogo defensivo em Anfield há um ano, poderia começar pela esquerda.

Apesar de muitos acreditarem que o City não irá fazer o seu jogo típico em Anfield e que jogará só na base do contra-ataque e do chutão, eu acredito que Pep não irá se limitar a isso. É bem provável que o City faça sua saída apoiada (toque de bola desde a defesa, com jogadores próximos uns dos outros). Essa ideia já foi utilizada no jogo entre os dois no ano passado.

Durante a supercopa da Inglaterra, com a nova regra em ação, a saída de bola do City foi inovadora. Com apenas um zagueiro dentro da área e fazendo uma triangulação com mais um zagueiro e o volante, Rodri.

nova-sac3adda-citizens

WhatsApp Image 2019-08-05 at 06.26.20

Esta é a ideia para conseguir se livrar da forte pressão que o Liverpool irá fazer durante os primeiros 25 minutos de jogo, caso o City consiga resistir, logo depois terá tempo e espaço livres para atacar sem essa pressão mais intensa. O jogo mental precisar estar acima da técnica para que tudo ocorra bem e não haja muitos perigos com erros na saída de bola.

Um pouco mais distante do seu gol, os Citizens irão usar o esquema de jogo que vem sendo usado nesta temporada: 3-1-4-2. Esse esquema com a bola já foi utilizado durante a primeira parte da temporada 17-18 e voltou a ser utilizado agora na temporada 19-20.

3-1-4-2 City 17-18Jogo entre Man City x Liverpool pela temporada 17-18. 

3-1-4-2 City 19-203142 vs shaktar

Com esse esquema, haverá momentos em que Walker estará aberto pela direita dando amplitude com o Mendy e em outras vezes ele estará por dentro como meio campista se juntando ao lado do Kevin De Bruyne, Gundogan e Bernardo (talvez, pois ainda é uma incógnita se ele vai na vaga do David ou aberto na vaga do Mahrez). 

Entretanto vale lembrar que, quando não estiver com a bola no pé, o City irá variar seu esquema tático entre o 4-2-3-1 e o 4-4-2. 

A equipe de Guardiola também irá tentar fazer com que o Liverpool prove do seu próprio veneno. Marcação alta em alguns momentos determinados do jogo e com isso, tentando fazer com que o Liverpool erre a saída para o City contragolpear com os pontas e com as infiltrações dos meio-campistas. 

Esse já seria um jogo difícil para o City, mesmo com seu time mais forte, então as lesões sofridas recentemente apenas tornam isso ainda mais difícil. Todo o foco está em como o City pode impedir os anfitriões, incluindo seus dois zagueiros violentos, mas a equipe de Guardiola certamente terá uma ou duas grandes chances – como sempre acontece.

Quanto mais tempo o City conseguir manter o jogo apertado, melhor. O Liverpool tem sucesso em partidas mais velozes e uma boa segurança defensiva do City pode frustrá-los.

Além disso, é provável que o jogo seja decidido por momentos individuais. Bravo conseguirá ter um grande desempenho? Os atacantes do City, que não foram tão eficientes nas últimas semanas, poderão aproveitar qualquer chance que surgir? Se o City receber um pênalti, eles terão um desempenho melhor do que em Anfield e Tottenham na última temporada? O City certamente fará um jogo difícil e essas são as questões que definirão o resultado.

@icaroanalises e @SamLee

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s