Mantendo a liderança por um gol – ANÁLISE TÁTICA DE BELARUS 1×2 HOLANDA

Por Daniel Klabunde

Oitava rodada da fase de grupos das eliminatórias para Eurocopa de 2020, pelo Grupo C a Holanda venceu Belarus pelo placar de 2×1 e se manteve na liderança por um gol de saldo. A segunda colocada é a Alemanha, que possui apenas uma derrota até agora, assim como a Holanda, e o mais curioso, a única derrota foi para ambas. Isso mesmo, na segunda rodada a Holanda foi derrotada pela Alemanha pelo placar de 3×2, e no jogo de volta a Holanda venceu por 4×2, e esta diferença de um gol é que vai dando a liderança para os holandeses.

Mas vamos às movimentações da partida deste domingo, onde os holandeses se posicionaram em um sistema de 4-1-4-1 no momento defensivo com De Jong sendo o homem entre as linhas de 4 para bloquear o jogo entrelinhas.

WhatsApp Image 2019-10-15 at 08.38.08Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde.

No primeiro tempo os holandeses pouco sofreram na defesa pois praticamente só eles tiveram a posse de bola, foram 83% de posse contra 17%. Mas isso aconteceu muito pela troca de passes no campo de defesa na organização ofensiva onde os laranjas se postavam com uma saída de 3, ou saída Lavolpianda, com o lateral esquerdo Blind se juntando aos zagueiros enquanto De Jong era o homem base na saída de bola.

Apesar de manter a posse de bola, a Holanda tinha dificuldades em sair jogando, a saída era muito bem marcada com bons encaixes feitos  pelo esquema 4-4-2 de Belarus, onde a dupla que fazia o primeiro combate sempre recebia a companhia de um dos homens que ficavam nas pontas da primeira linha de 4 defensiva, além de sempre ter um homem na marcação de De Jong, e assim igualando o número de jogadores e dificultando a saída dos holandeses.

WhatsApp Image 2019-10-15 at 08.38.15Saída de 3 bem espaçada para tentar abrir a marcação, mas com De Jong sempre bem marcado. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Assim a Holanda era obrigada a sair com bolas longas, quase sempre com Virgil que já é acostumado a utilizar este recurso no Liverpool em casos de pressão do adversário. O placar é aberto por Wijnaldum aos 32 minutos de partida, depois de algumas tentativas de cruzamento, o camisa 8 conseguiu cabecear e abrir o placar para os holandeses.

O segundo gol veio logo em seguida aos 40 minutos, com um belo chute de Wijnaldum de fora da área. Já com o time agredindo mais e com mais movimentação, os holandeses começaram a encontrar mais espaços na defesa de Belarus, e foi um destes espaços que o camisa 8 encontrou para finalizar.

WhatsApp Image 2019-10-15 at 08.38.21Wijnaldum recebe o passe, conduz a bola no espaço vazio e finaliza com perfeição para ampliar o placar. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

O segundo tempo começa mais movimentado e intenso, mas acaba sem muitas finalizações, foram 2 da Holanda no gol e apenas uma de Belarus, e foi esta que gerou o gol do time da casa.

Uma falha no sistema defensivo holandês, onde Blind não acompanha Stanislav dentro da área e o camisa 2 cabeceia nas costas de Virgil, vencendo o goleiro Aleksandr.

WhatsApp Image 2019-10-15 at 08.38.27Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Vitória importante para o holandeses se manterem na liderança do grupo, agora resta apenas uma partida para confirmar a classificação, já que pode ser ultrapassada pela Irlanda do Norte está em terceiro no grupo com 12 pontos.

Ajude a melhorar nossas análises táticas! Contribua com o MW Futebol e ajude a manter o acesso gratuito aos nossos textos.

R$10,00

@dktricolor 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s