Testes para Libertadores – ANÁLISE TÁTICA DE ATLÉTICO-MG 1 X 4 GRÊMIO

Por Maurício Wiklicky

Mais uma vez o Grêmio impôs sua qualidade diante de um adversário mais frágil. Em plena evolução no campeonato, com 77% de aproveitamento nos últimos jogos, com os titulares possíveis (Kannemann, Matheus Henrique e Everton em suas seleções, e Tardelli poupado), o tricolor mostrou mais uma vez do que é capaz. Segunda goleada de 4×1 contra time mineiro em um mês. Apesar de bons jogos, contra o Ceará o time não foi muito bem, faltando opções de jogo e criatividade, sendo Luan o principal jogador daquele jogo, e também deste contra o Galo (abaixo mais dados sobre ele).

Ajude a melhorar nossas análises táticas! Contribua com o MW Futebol e ajude a manter o acesso gratuito aos nossos textos.

R$10,00

Mas vou pontuar alguns testes feitos e dúvidas que o Grêmio tem para o jogo contra o Flamengo, dia 23, no Maracanã:

  • a entrada de Paulo Miranda
  • a qualidade de Maicon e os problemas na marcação
  • a inversão de Pepê e Alisson
  • Luan voltou

A entrada de Paulo Miranda

Aqui é o ponto de maior dúvida, e de maior aflição gremista. O calcanhar de aquiles tricolor, desde a lesão de Leo Gomes. Galhardo, Leo Moura ou Paulo Miranda. No primeiro jogo da Libertadores contra o Flamengo Galhardo não foi bem, não consegui conter Bruno Henrique, mas era quem tinha o ritmo de jogo. Leo Moura retornou de lesão, seu retorno se dá gradativamente. Paulo Mirando foi o teste contra os atleticanos, substituindo Galhardo no 2º tempo, que sentiu desconforto muscular.

WhatsApp Image 2019-10-15 at 10.02.26Paulo Miranda, atuando como lateral, dando amplitude ao time.

Antes de falarmos individualmente de cada um, vamos ao conceito. Paulo Miranda, cuja POSIÇÃO de origem é de zagueiro, mas que já atuou de lateral direito pelo São Paulo, e pelo próprio Grêmio na final da Recopa contra o Independiente. No jogo contra o Galo ele exerceu a FUNÇÃO de lateral, então esqueçam ideias mirabolantes do Grêmio com três zagueiros no Rio de Janeiro. Necessita de muito treino, de adaptação, coordenação de espaços, etc, não é vídeo game. Se quiser saber mais sobre o conceito de posição x função no futebol recomendo esse texto do MW Futebol:

https://mwfutebol.com.br/2018/03/29/posicao-x-funcao-no-futebol-voce-consegue-diferencia-las/

Caso Paulo Miranda jogue, mudarão as características, sendo ele mais defensivo, e Leo Moura seu oposto, com foco no ataque. No meio termo estaria Galhardo. Acreditava que Galhardo seria o titular contra o Flamengo, pois acho uma temeridade Leo Moura marcando Bruno Henrique, mesmo com o retorno de Geromel para a zaga. Leo Moura, no auge dos seus 41 anos, tecnicamente é um dos melhores jogadores do Brasil (se tivesse uns 5 anos a menos seria um dos melhores da posição), porém a questão física, de velocidade, principal característica do Flamengo, pode comprometer. A lesão de Galhardo abre um alerta, e Renato aproveitou para testar Paulo Miranda, que como podemos ver nas ações da partida atuou como um lateral.

ações PM

Ações de Paulo Miranda na partida contra o Atlético MG. Fonte: Instat

A grande dúvida para o dia 23 está aí, e tu escalaria quem?

 

A qualidade de Maicon e os problemas na marcação

Inegável a qualidade de Maicon. Junto com Matheus Henrique é quem dita o ritmo do jogo do Grêmio. É quem faz com que o modelo de jogo vitorioso de controle e posse bola se mantenha. A falta que Maicon fez no primeiro jogo foi gritante. Com ele o time ganha mais tranquilidade, os jogadores tem mais confiança para passarem a bola quando se sentem em dificuldades. Desde a saída de bola, onde Maicon agrega junto aos zagueiros na chamada saída de três, passando pela transição ofensiva onde junto com Matheus Henrique faz a dobradinha da melhor dupla de meias/volantes do Brasil nesse quesito, onde a concepção do jogo apoiado (o aparecer para jogar, sempre dando opções de passe) e chegando no ataque, com seus passes de profundidade e ruptura, em especial para Cortez e Everton. O grande problema do capitão nem está tanto quando a defesa está postada, pois por sua experiência tem grande senso de posicionamento, mas sim na transição defensiva. Maicon nunca teve velocidade, e com o passar dos anos teve menos ainda. O próprio já disse em entrevista que com o estilo de jogo do Grêmio ele não precisa marcar muito, pois a posse de bola na maioria das vezes está com o tricolor. Vimos no primeiro tempo do jogo contra o Galo, que sabemos que é um time que não está num bom momento, isso acontecer. Um buraco nas costas do capitão quando o Atlético tinha um contra ataque. Contra o Flamengo será 10 vezes pior, e essa atenção deverá ser muito bem trabalhada por Renato.

WhatsApp Image 2019-10-14 at 20.31.34Maicon essencial no Grêmio, porém a preocupação no retorno da marcação. Frame: Ícaro Caldas

A inversão de Pepê e Alisson

Ontem para surpresa Renato inverteu o posicionamento dos extremas no primeiro tempo. Alisson na esquerda (onde costumava jogar no Cruzeiro) e Pepê na direita. Normalmente no meio do jogo, por alguns momentos, Alisson e Everton fazem essas inversões, mas não algo como ocorreu no jogo do Independência.

WhatsApp Image 2019-10-15 at 09.43.38Alisson e Pepê começaram o jogo invertidos, e assim ficaram boa parte do meio 1º tempo. Frame: Ícaro Caldas

Outro ponto foi quando o Grêmio ficou com um jogador a mais, onde Pepê e Alisson centralizaram mais, com Luan e Luciano com maior movimentação a frente. Variações táticas que Renato, que dizem não estudar, faz muitas vezes, como poucos treinadores no Brasil. Vemos muito no Flamengo essas inversões, jogadores sem posição fixa, com muita movimentação. Um sistema tático indefinido, devido a complexidade do setor ofensivo flamenguista.

WhatsApp Image 2019-10-14 at 20.27.24Alisson e Pepê já em seus lados de origem, porém um pouco mais centralizados. Frame: Ícaro Caldas

Luan voltou

Mais uma vez Luan jogou bem, é o melhor jogador do Grêmio nos últimos jogos. Apareceu na sua maior qualidade, a movimentação, a busca e abertura de espaços, sempre buscando o melhor posicionamento nas entrelinhas do adversário. O Rei da América vem em plena evolução, com ritmo de jogo.

WhatsApp Image 2019-10-14 at 20.23.19WhatsApp Image 2019-10-14 at 20.14.55Nas duas imagens a movimentação de Luan nas entrelinha do Galo, buscando sempre o espaço vazio para melhor posicionamento. Frame: Ícaro Caldas

Abaixo vemos os gráficos de todas ações de Luan em campo, via Instat. O primeiro gráfico reflete muito o quanto Luan faz o time jogar. A linha azul (do jogador) corresponde as ações dele na partida, comparada as ações do time como um todos. Quem reclama que Luan não é intenso, deveria ver isso. O segundo gráfico é o índice que o Instat tem para avaliar os jogadores. Novamente a comparação dele com a média da equipe durante o jogo é maior. Ao lado, no primeiro campo, há todas ações dele no campo (passes certos e errados, roubadas e perdas de bola, faltas sofridas e cometidas, etc..). Vejam como Luan não tem lugar fixo, que circula por todo campo. Aqui está o diferencial para o jogo contra o Flamengo: Maicon e Matheus Henrique começando o jogo, buscando muito a movimentação de Luan, seja com passes para ele, ou para Everton, Tardelli e Alisson, nos espaços que sobrarão com essa movimentação de Luan. Por fim, os dois últimos gráficos mostram as direções, distância e quais foram certos e errados.

Ações Luan

Testes e mais testes para uma decisão que se aproxima…

@mwgremio

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s