Mirando o topo – ANÁLISE TÁTICA SANTOS 2×0 PALMEIRAS

Por Rodrigo Costa

WhatsApp Image 2019-10-10 at 09.43.47

Para o duelo contra Mano Menezes, Jorge Sampaoli tinha seis desfalques para a partida. O argentino escalou o Santos mais uma vez no 4-3-3, tendo Pará como principal surpresa da equipe. O time santista foi Éverson; Pará, Veríssimo, Gustavo Henrique e Jorge; Pituca; Sánchez e Jean Mota; Marinho, Tailson e Sasha.

Como de costume na Vila Belmiro, o Santos começou a mil: intensidade absurda, marcação intensa e ótimo volume ofensivo. Mas, diferente de alguns jogos anteriores, a intensidade resultou em gols: aos 20 minutos já estava 2×0 para o alvinegro, com o Palmeiras sem ter conseguido jogar.

Ajude a melhorar nossas análises táticas! Contribua com o MW Futebol e ajude a manter o acesso gratuito aos nossos textos.

R$10,00

Com linha de 4 jogadores na defesa, a saída de bola é sempre feita em 2+3. Éverson foi importante nesse sentido, acertando todos os passes, inclusive iniciando ataques e achando companheiros livres depois de ser pressionado. Destaque para Jean Mota, recuando próximo a Pituca para receber a bola e dar continuidade nas jogadas.

Saída apoiada do santos

Na criação, quando o time tinha a bola no campo de ataque, os laterais não afunilavam sempre, tendo liberdade para apoiar por fora. Pará entrou por ser mais efetivo defensivamente e subir apenas “na boa”, com isso, Jorge tinha mais liberdade do lado esquerdo. Sánchez tinha liberdade para infiltrar principalmente pelo lado direito, auxiliando Marinho, e Jean Mota aparecia quase sempre livre entre as linhas alviverdes armando pelo lado esquerdo.

2-3 santos

O MW Futebol publicou na terça feira estatísticas do Brasileirão recolhidas pelo InStat que mostram que o Santos é líder no quesito “gols de bola parada” e em mais um jogo isso se confirma: agora já são 5 gols a partir de tiros livres, 4 de escanteios e 1 de falta cobrada direta. Os mecanismos são simples, mas eficientes: os cobradores (Sánchez, Jean Mota ..) buscam sempre os zagueiros no centro da área, na marca do pênalti.

WhatsApp Image 2019-10-10 at 09.54.53

Defensivamente, o Santos se postou no 4-1-4-1 fechando os espaços, alternando a altura das linhas (alta e média) mas sempre mantendo a pressão intensa. Todo sistema defensivo merece destaque, principalmente Pituca, Jorge, Pará, Gustavo Henrique e Lucas Veríssimo, pois os encaixes foram precisos, as antecipações aconteceram de forma constante e os desarmes foram eficientes, sempre fechando bem o funil (zona da pequena área, até a meia lua da grande área.), impedindo o Palmeiras de criar qualquer coisa que levasse perigo.

encaixes santos

No segundo tempo, o Santos controlou e dominou a partida com inteligência. Diminuiu o ritmo de jogo ofensivo, tocando a bola e girando atraindo o Palmeiras, chegando apenas na boa e ainda assim conseguindo criar chances para ampliar o placar. Tailson fez uma boa partida. O menino da Vila é bastante inteligente, sabendo a hora de passar, driblar e assim por diante. Tem potencial e ainda vai melhorar muito.

Com isso, a equipe da baixada santista ofereceu a bola ao alviverde, que mesmo assim não conseguia criar nada, visto que na marcação o Santos continuava intenso (encaixes, desarmes e antecipações seguiam perfeitas) mas agora marcando em bloco médio/baixo e buscando explorar mais os contra-ataques.

WhatsApp Image 2019-10-10 at 09.00.28

A vitória serve para reconquistar e retomar a confiança e o bom desempenho na busca pelo título. Mesmo com vários desfalques. Se a equipe jogar com intensidade que o seu técnico pede, a chance de vitória é gigante.

Saiba como joga o Santos de Sampaoli:

@costarodrigosfc

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s