Vencendo o Oeste na busca do norte – ANÁLISE TÁTICA VITÓRIA 3×1 OESTE

Por Ícaro Caldas e Ítalo Amorim

WhatsApp Image 2019-10-09 at 15.47.06

Vindo de dois empates em casa e uma derrota fora de casa, porém com bons desempenhos nos três jogos anteriores, o Vitória de Geninho voltou ao Barradão sob pressão e na vice-lanterna da série B. 

O resultado do jogo desta quarta-feira, no Barradão, iria definir se o Leão da Barra já estava rebaixado ou continuaria brigando até o fim para não sofrer esse destino, mas com uma Vitória maiúscula e um desempenho convincente, a esperança de dias melhores ficarão na mente do torcedor rubro negro. 

Em modelo, o Vitória retornou para o 4-3-3 de tempos atrás e o Oeste conservou o seu 4-2-3-1. Se portando com:

Vitória (4-3-3): Martín Rodríguez; Van, Éverton Sena, Ramon, Thiago Carleto; Léo Gomes, Lucas Cândido, Felipe Gedoz; Felipe Garcia, Jordy e Wesley.

Oeste (4-2-3-1): Luiz Carlos; Betinho, Lídio, William Rocha, Alyson; Thiaguinho, Jussa; Roberto César, Elvis, Bruno Lopes; Fábio.

Inesperadamente o jogo começou com muitas faltas das equipes, um jogo físico e os times se estudando. Os primeiros 10 minutos foram marcados por nenhum chute ao gol de ambas as equipes. O Vitória criar jogadas pelo lado direito entre Van e Felipe Garcia, mas esbarrava na marcação do Oeste.

Com a chegada de Carleto logo de cara estreando de titular, a expectativa era de que ele pudesse elevar, com sua qualidade, o lado esquerdo rubro negro. O trio Carleto, Gedoz e Wesley levaram bastante perigo à equipe visitante nos primeiros 10 minutos. Gedoz e Carleto já jogaram juntos no Athletico e agora estão juntos novamente no Vitória. Essa dupla poderá agregar muito nos futuros confrontos. 

Desde os 11 minutos até os 21, o Vitória levou perigo à meta do Oeste em quatro oportunidades: Wesley após tabela com Gedoz e Carleto por dentro; tabela entre Carleto e Gedoz, com Gedoz abrindo para o Van, que chutou de longe; Carleto por dentro chegando para chutar; e a última e mais perigosa, Van com liberdade para atacar pelo lado direito, cruzando para o Jordy que não acertou a cabeçada por muito pouco após subir sozinho. 

WhatsApp Image 2019-10-09 at 11.44.26 (2)WhatsApp Image 2019-10-09 at 11.44.25 (1)WhatsApp Image 2019-10-09 at 11.44.25

Destacaremos dois momentos do Vitória com a bola no jogo de ontem: saída 3-1, com volantes (Léo e Lucas) revezando e com a bola atacando no 4-4-2. 

WhatsApp Image 2019-10-09 at 11.44.22WhatsApp Image 2019-10-09 at 11.44.23 (1)Saída com 3 jogadores, volantes revezando a saída.
WhatsApp Image 2019-10-09 at 11.44.22 (1)Com a bola, o Leão baiano também usava o 4-4-2.

A saída em três do Vitória pegou o Oeste de guardas baixas, o fato do rubro-negro baiano usar poucas vezes do atributo com Geninho deve ter distrocido essa possibilidade dos visitantes.

Tendo quatro jogadores na frente ofensiva (3-1), se os mandantes repetissem saídas como contra o Atl-GO a equipe teria igualdade (Fábio pressiona os zagueiros e a linha de três meias se abre para evitar triangulações dos interiores com os laterais).

Fazendo a saída lavolpiana (zag. + vol. + zag.), o Vitória tornava o momento defensivo do Fábio nulo, afinal o centroavante com 1.92m não é tão movel assim para acompanhar toda a linha de três e os alas (Bruno Lopes e Roberto César) se viam obrigados a acompanhar Thiago Carleto e Van.

WhatsApp Image 2019-10-09 at 11.44.26 (1)WhatsApp Image 2019-10-09 at 11.44.26

De acordo com o que estava acontecendo no jogo, para o Vitória abrir o placar era só questão de tempo, devido às chances que o time vinha criando nos minutos anteriores. Assim, aos 33 minutos do primeiro tempo, após uma belo drible e um belo passe de Candido, Felipe Garcia antecipa-se do defensor e dá uma cabeçada na bola que passa entre as pernas do goleiro. 

Após sair atrás do placar, o Oeste tentou acalmar o jogo e controlar as triangulações do lado esquerdo ofensivo do Vitória.

O problema é que o volante do setor (Thiaguinho) já estava amarelado e Betinho tinha que se preocupar com o 1×1 forte de Wesley. Mesmo aumentando a quantidade se atletas no setor (Roberto César + Thiaguinho + Betinho + Lídio), a equipe sofria com inferioridade qualitativa.

Ainda que tivesse ampliado o placar no primeiro tempo, com o bom desempenho e a vitória parcial, o torcedor ainda tinha receio de acontecer a mesma coisa da rodada passada quando, dando 2-0 no Sport, conseguiu tomar o empate. 

Certamente nem o mais otimista torcedor imaginaria que, logo aos 3 minutos de jogo, o rubro negro baiano iria ampliar o placar ainda mais após roubar a bola no campo de ataque e ir direto ao gol.

O gol do Vitória mostra um dos problemas de jogar no 4-2-3-1 para o Oeste: o espaçamento.

Quando Lucas Cândido finaliza forte e Luiz Carlos oferece o rebote, os zagueiros estão preocupados em manter o seu setor marcado e não em atacar a bola. Tendo um primeiro volante, a função de repor entre esses zagueiros seria dele e, sendo assim, Jordy teria mais dificuldades em atacar a bola.

Bom jogo por parte do Vitória de Geninho, que manteve a escrita de fazer bons 60′ iniciais e ainda aumentou a estatística. Em seu jogo mais plástico na Série B, os mandantes souberam usar o mando de campo a seu favor e souberam explorar as fragilidades do adversário.

Ajude a melhorar nossas análises táticas! Contribua com o MW Futebol e ajude a manter o acesso gratuito aos nossos textos.

R$10,00

Importante frizar também as entradas de Romisson e Eron, sendo a estreia do primeiro. Foram importantes nos gols da segunda etapa (Romisson recupera a bola e Eron dá o penúltimo passe antes da finalização do Wesley, que gerou o segundo gol de Jordy) e, principalmente, no controle ofensivo do jogo. Ainda que timidamente.

Para o Vitória é um alívio, para o Oeste é um sinal de alerta timidamente ligado. Quem mandou, agora visita o Cuiabá (11.10). Quem visitou, agora manda contra a Ponte Preta (também 11.10).

O funil da Série B começa a se estreitar e cada jogo é uma final, veremos quantos “títulos” saem nessas últimas 11 rodadas.

@caldasicaro e @italoamorim08

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s