Empate dos extremos – ANÁLISE TÁTICA GRÊMIO 0x0 CORINTHIANS

Por Jhonata Souza e Daniel Klabunde

WhatsApp Image 2019-08-30 at 16.09.49

Na noite do último sábado (05), Grêmio e Corinthians se enfrentaram na Arena Grêmio pela vigésima terceira rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terminou num empate sem gols e as escalações foram a seguinte:

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura (Pepê), David Braz, Kannemann, Bruno Cortez; Matheus Henrique, Maicon (Thaciano), Alisson, Luan, Everton; André (Diego Tardelli).

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Manoel, Gil e Danilo Avelar; Ralf, Sornoza, Pedrinho, Mateus Vital (Janderson), Clayson (Boselli); Vagner Love (Jadson).

PRIMEIRO TEMPO

Fábio Carille promoveu a entrada de Sornoza no lugar de Júnior Urso, em relação à equipe que iniciou o jogo contra a Chapecoense, a fim de aumentar o poder de fogo alvinegro. No momento ofensivo se organizou no 4-1-4-1 que nos primeiros minutos até rendeu bons momentos, porém depois se mostrou inofensivo. Quando teve a posse mostrou muitas dificuldades em sair em velocidade já que os jogadores estavam muito afastados dos outros, além dos constantes erros de passes.

br.jpgDistância de Fagner para os demais companheiros na hora de puxar o contra ataque.

O principal mérito do Corinthians na primeira etapa foi se defender muito bem com duas linhas de quatro muito bem postadas e Mateus Vital à frente com o intuito de tentar criar superioridade no setor da bola. O Timão soube limitar o jogo gremista ao fechar bem o meio e marcando bem os laterais, tanto que alguns momentos se formava uma linha de seis na defesa. Quando Cebolinha pegava na bola pela ponta esquerda sempre tinha dois marcando ele e ainda um na sobra caso ele passasse. Mesmo com o controle do Grêmio, o goleiro Cássio terminou o primeiro tempo sem fazer nenhuma grande defesa.

br.jpgDuas linhas de quatro bem postadas com Mateus Vital à frente delas.

SEGUNDO TEMPO

O Corinthians voltou a campo tentando ter mais a posse, mas só foi melhorar de fato após a entrada de Boselli no lugar de Clayson. Com essa mudança a equipe passou a finalmente ter um atacante que conseguia ganhar a disputa pelo alto e fazer o pivô para quem chegava de trás. Love passou a jogar como um segundo atacante com liberdade para se movimentar e atacar os espaços, enquanto que Vital e Pedrinho atuaram abertos flutuando pro meio a fim de encostar-se à dupla de ataque.

br.jpgBoselli e Love no comando de ataque com Vital e Pedrinho pelos lados.

Foram 15 bons minutos do Corinthians com a equipe conseguindo sair em velocidade, trocando passes no campo de ataque e chegando com perigo a área tricolor. Esse período de tempo mostrou que o Timão pode ser mais ofensivo sem perder a consistência defensiva. Só que esse bom momento acabou quando Carille colocou Jadson no lugar de Love. O experiente meia não conseguiu dar sequências aos contra ataques, quebrou o ritmo da equipe e foi presa fácil para a marcação gremista. Janderson entrou com o intuito de dar velocidade ao ataque e mesmo em poucos minutos mostrou personalidade.

br.jpgCompactação defensiva do Corinthians com 9 jogadores postados num pequeno espaço.

Na reta final do jogo, O alvinegro paulista se resumiu em fazer aquilo que fez de melhor durante toda a partida, se defender. A equipe resistiu bem à pressão adversária sem dar espaços nas entrelinhas e nem permitindo que o oponente conseguisse finalizar com liberdade dentro da área. Cabe destacar mais uma grande atuação da dupla Manoel e Gil, seja cortando os cruzamentos ou fazendo antecipações ou protegendo a área corinthiana.

Empatar fora de casa contra o Grêmio não é resultado ruim, porém fica o gosto amargo de novamente ter empatado um jogo em que os 3 pontos eram possíveis se a postura e as escolhas de Carille fossem outras.

Pelo lado do Tricolor Gaúcho, pudemos ver uma equipe sem ímpeto nos momentos ofensivos, tanto que foram apenas 4 finalizações à gol durante toda a partida, isso se deve muito pelo time atuar com muitos espaços entre seus jogadores. Muitas vezes pudemos ver o portador da bola tendo que percorrer alguns metros para executar o passe, diferente do que normalmente acontece nas partidas do Grêmio, onde existe muita aproximação e triangulações.

br.jpgMaicon recebe o passe e precisa avançar para encontrar algum companheiro. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde.

Estas ações faziam com que o Corinthians tivesse mais possibilidades de recuperar a bola, tanto por um erro de passe quanto por roubadas de bola, pois o passe acaba sendo mais longo que o normal, e isso é visto pelo número de interceptações do time paulista, foram 14 contra apenas 9 do Grêmio.

Maicon iniciou a partida no lugar de Michel, e isso foi muito bom para Matheus Henrique que cresce de produção com o camisa 8 em campo, mas o Tricolor também perde em recomposição defensiva, sim, vamos falar novamente de recomposição defensiva, onde várias jogadas foram executadas nas costas de Maicon, se aproveitando que Maicon não um velocista, e algumas vezes tendo que parar o adversário com falta.

br.jpg

Maicon sobe para a pressão e Matheus Henrique demora para fazer a cobertura, o retorno de Maicon é mais lento e permite que Pedrinho de o passe para Fagner avançar no espaço nas costas de Cortez.

O bom nome do Grêmio está sendo Luan nesta falta de Jean Pyerre, já estávamos vendo uma boa evolução do camisa 7, mas que aparece com mais ênfase nestes jogos que ele está sendo titular junto com o grupo principal.

Ajude a melhorar nossas análises táticas! Contribua com o MW Futebol e ajude a manter o acesso gratuito aos nossos textos.

R$10,00

Luan vem se movimentando bastante, dando boas opções de passe nos espaços entrelinhas, não foi o caso desta partida contra o Corinthians pois o time paulista se defende muito bem e muito compacto, mas mesmo assim pudemos ver ele voltando para organizar as jogadas e auxiliar Maicon na distribuição de bola.

Alguns números de Luan na partida:

  • 3 bolas longas certas de 4 tentativas
  • 5 duelos vencidos pelo chão de 6 disputados
  • 4 passes decisivos
  • 3 faltas sofridas
  • 3 desarmes efetuados
  • 61 passes certos (89,7%)

WhatsApp Image 2019-10-07 at 15.42.19

@Jhonny14Souza e @dktricolor

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s