Grande noite de Dani Alves – ANÁLISE TÁTICA SÃO PAULO 2×1 FORTALEZA

Por Pedro Galante

WhatsApp Image 2019-10-06 at 14.03.59Foto destaque: Rubens Chiri/ saopaulofc.net.

No sábado (05), o Pacaembu foi palco de um reencontro marcante: o da torcida do São Paulo com seu ídolo máximo. Rogério Ceni fez sua segunda partida desde que voltou ao comando do Fortaleza. No banco dos mandantes, Fernando Diniz com uma semana recém completa no cargo.

O São Paulo repetiu a escalação que somou um ponto importante contar o Flamengo, mas veio com uma proposta bastante diferente. Se na última rodada o time buscou defender em bloco médio/baixo e acelerar após a recuperação da bola, nessa rodada a ideia era ter a bola, ser ativo e criar chances através do passe.

O Fortaleza veio em um 4-4-2, buscando se defender com duas linhas de quatro bastante compactas e acelerar com Osvaldo e Edinho pelos lados do campo.

O tricolor paulista fez um bom início de partida: tendo a bola, ocupando o campo de ataque e buscando brechas. Destaque para a pressão pós-perda muito eficiente, cortando os contra-ataques do Fortaleza na raiz.

Dani Alves, que fez sua melhor partida com a camisa tricolor, atuou bastante livre pelo meio, aparecendo na base e organizando o jogo de trás, onde há tempo e espaço. Aos 14, o camisa 10 cobrou falta na cabeça de Pablo que abriu o placar.

WhatsApp Image 2019-10-06 at 14.03.47Mapa de calor de Dani Alves: o camisa 10 teve muita liberdade. (Foto: SofaScore)

O São Paulo manteve um ritmo muito bom até os 25 minutos, quando a partida foi paralisada em função de um enxame de vespas na bandeirinha de escanteio.

Depois da paralisação, o Fortaleza conseguiu equilibrar o jogo encaixando alguns contra-ataques e quebrando o ritmo dos mandantes. Aos 39, Wellington Paulista empatou em pênalti cometido por Reinaldo.

O São Paulo poderia ir para o intervalo vencendo não fosse a grande chance perdida por Antony. Aliás, é preciso falar sobre o garoto. Antony subiu ao profissional e liderou o time até a final do campeonato paulista em um momento onde estava muito confiante – havia sido o melhor jogador da Copinha. Obviamente, muita expectativa foi depositada no garoto. A questão é que, aos 19 anos, Antony não é um jogador pronto e está sujeito a oscilar bastante. Os erros têm minado sua confiança e sua relação com a torcida. É preciso tirá-lo da equipe titular para que recupere sua confiança, e isto não é nenhum demérito, nenhuma comprovação de que Antony é mal jogador ou que “nunca foi tudo isso. ” É apenas oscilação, natural da idade.

O segundo tempo foi bastante travado no início. A equipe de Diniz errava passes besta e não conseguia circular a bola com velocidade. TchêTchê, pela esquerda e Hernanes eram os destaques negativos: pouco produtivos e dinâmicos. Aos 15, Vitor Bueno entrou na vaga de Hernanes, jogando TchêTchê para o meio campo.

No entanto, a alteração que mudaria o jogo só aconteceria aos 27 minutos. Igor Gomes entrou no meio campo e Dani Alves virou lateral direito. O time sentia falta de movimentação entre as linhas do adversário e Igor agrega justamente nesse sentido. E Dani Alves atou como lateral, mas mais ajudando a construir que atacando o corredor. Sem toda pressão que sofria no meio campo, Dani conseguia ser mais influente na criação de jogadas.

WhatsApp Image 2019-10-06 at 14.03.53Dani com mais tempo e espaço e Igor dando opção de passe nas costas dos marcadores. (Foto: Instat/ Pedro Galante)

E aos 34, uma bela jogada pelo lado direito. TchêTchê aciona Antony em profundidade, que cruza de carrinho para a infiltração de Igor Gomes. Uma jogada coordenada, de velocidade e criatividade.

Ajude a melhorar nossas análises táticas! Contribua com o MW Futebol e ajude a manter o acesso gratuito aos nossos textos.

R$10,00

A vitória é essencial para o São Paulo, que busca a vaga na Libertadores. Ainda há muitas coisas a melhorar, mas ainda assim o time foi produtivo (teve ao menos duas chances claras não convertidas). A partida de Dani Alves é a grande notícia. Finalmente o camisa 10 fez o que se espera dele: organizou e ditou o ritmo. É fundamental que atuações como essa se repitam.

@pedro17galante

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s