O que foi e o que será – A saída de bola no São Paulo de Fernando Diniz

Por Pedro Galante

WhatsApp Image 2019-10-01 at 17.16.46

Na estreia de Fernando Diniz, o São Paulo conquistou um ponto importante no Maracanã. O sistema defensivo foi o grande destaque. Pressão em bloco médio buscando fechar linhas de passe e muita eficiência na hora de defender a área.

Arboleda e Bruno Alves foram imponentes neutralizando Gabriel e Bruno Henrique, mas focaremos nos momentos em que a dupla esteve coma bola no pé, fazendo a saída de bola, momento fundamental no modelo de Diniz.

No último texto, sobre a contratação do treinador, foi dito que suas equipes se apoiam em um princípio de “atrair para liberar. ” Aqui, entenderemos precisamente como funciona esse princípio e, a partir de exemplos do jogo contra o Flamengo, projetar mecanismos e comportamentos do tricolor paulista.

Para que os conceitos de Diniz funcionem, é fundamental que o goleiro seja ativo com a bola no pé. A conta é simples: se meu goleiro também participa quando tenho a bola e o goleiro adversário não marca ninguém, todo momento de posse é 11×10 e alguém está livre.

A princípio, o jogador livre é goleiro, o que não é muito útil, afinal ele está distante do alvo. Aqui entra o atrair para liberar: assistindo a troca de passes o adversário se sente convidado a pressionar. Quando alguém pressiona o goleiro o homem livre muda – e agora mais avançado no campo. A ideia é trocar passes rápidos e levar a bola até o homem livre.

E é assim: atraindo e eliminando adversários através do passe, deixando o homem livre cada vez mais próximo do gol que a equipe progride no campo e cria chances. Perceba que tudo começa com a saída de bola. Goleiro e zagueiros tem papeis importantíssimos.

Contra o Flamengo, o São Paulo esboçou a saída pelo chão em alguns momentos. Não deu certo. De 64 ataques posicionais, apenas quatro terminaram em finalização. Os jogadores não têm os comportamentos necessários para a boa execução – o que não impede que eles se desenvolvam.

WhatsApp Image 2019-10-02 at 19.34.03Dani Alves (com a bola) atrai Arão, mas ninguém aparece no espaço vazio. Mesmo Dani faça o passe, como a equipe irá progredir? (Foto: Instat/ Pedro Galante) 
WhatsApp Image 2019-10-02 at 19.34.09Arboleda recebe e conduz em direção à linha lateral, diminuindo o campo. Everton Ribeiro pressiona, os meias encaixam nas opções de passe e o equatoriano é obrigado a rifar a bola. (Foto: Instat/ Pedro Galante)

É importante que todo passe seja consciente, sem tocar por tocar ou para simplesmente se desfazer da bola e passar o problema para os companheiros. A saída de bola não é um “luxo”, um “fetiche” de Diniz, é a forma que o treinador escolheu para iniciar suas jogadas. Todos precisam ser ativos e criar através de seus passes.

Bruno Alves e Arboleda – que, repito, foram monumentais defendendo – não mostram essa pré-disposição para criar desde trás. Walce e Anderson Martins são melhores nesse quesito, mas não defendem tão bem quanto os titulares. Veremos como Diniz equilibrará suas convicções no setor.

Um conceito interessante que pode ser trazido por Diniz são os laterais-interiores – presentes no Flamengo de Jorge Jesus por exemplo. Laterais que atacam por dentro, quase como meio campistas, gerando superioridade numérica. Pela direita, Juanfran e Dani Alves podem jogar assim. Na esquerda, há Liziero que atuava assim na base, sob o comando de André Jardine.

O desenho da saída de bola e do São Paulo como time não deixará de ser esboço de uma rodada para outra. É tudo um processo e partida contra o Fortaleza no Morumbi, as 17 horas do sábado (05) será um importante capitulo.

@pedro17galante

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s