Movimentação e velocidade – ANÁLISE TÁTICA DE GRÊMIO 6 x 1 AVAÍ

Por Daniel Klabunde e Maurício Wiklicky

WhatsApp Image 2019-09-27 at 16.35.35

Segunda rodada do returno do Campeonato Brasileiro, e tentando buscar a recuperação de pontos perdidos no início do campeonato, o Grêmio enfrentou nesta quinta o Avaí na Arena do Grêmio. Diferente da primeira partida, o Tricolor foi à campo com os titulares que tem a disposição (Leo Gomes, Geromel, Maicon e Jean Pyerre estão lesionados). Maicon já está a disposição, mas precisa aprimorar a forma física. Na escalação inicial temos a tendência do que veremos contra o Flamengo. Com exceção de Luciano que entrou no lugar de Alisson poupado, os demais deverão ser titulares para a decisão da Libertadores.

Mas grande expectativa era de Luan estar atuando pela segunda vez consecutiva como titular, ele e Tardelli já atuavam juntos no time reserva, e que já havia dado bons frutos contra o Santos na rodada anterior. E a expectativa se confirmou, com muita movimentação e velocidade, algo imprescindível para jogar contra um Flamengo que faz marcação alta, no campo do adversário, com um perde-pressiona muito agressivo. Aqui é um dos pontos da vitória do Grêmio, pois como essa marcação alta, o Flamengo da espaços em sua defesa, pois há campo para contra atacar (mesmo sabendo que o modelo de jogo do Grêmio é de maior posse e controle da bola para achar os espaços, o contra ataque pode ser uma grande opção)

 

Ajude a melhorar nossas análises táticas! Contribua com o MW Futebol e ajude a manter o acesso gratuito aos nossos textos.

R$10,00

A partida começa a tomar forma logo aos sete minutos de partida, onde em grande movimentação dos homens de frente o Grêmio abre o placar com Tardelli. Tudo começa com a bola nos pés de Luan que está posicionado no lado direito de ataque, com isso Éverton faz a movimentação pelo meio para receber a bola e efetuar o passe para Tardelli que está entre os zagueiros e faz o pivô. Uma jogada que já demonstraria como seria a partida, com muita movimentação dos homens de frente e velocidade, principalmente com Tardelli em campo, um jogador que “não guarda posição”, pois está sempre puxando os zagueiros e abrindo espaços para quem vem de trás.

E foi exatamente por essa movimentação de Tardelli que aconteceu o quarto gol da partida, agora com participação magistral de Luan, onde a bola sai de Éverton, passa por Michel e chega em Luciano, que vinha fazendo a diagonal da ponta para o meio e recebe o passe, enquanto isso Luan se posiciona entre as linhas, onde Tardelli deveria estar, recebe a bola e da um lindo passe de letra para Luciano marcar um belo gol.

Como falamos, um ataque gremista com muita movimentação e velocidade, muito por conta da presença de Tardelli em campo e facilita o deslocamento de seus companheiros que não guardam posição. Um exemplo é Éverton que circulou por todos os setores do campo de ataque, até mesmo efetuar uma assistência pelo lado direito para o gol de André, a segunda dele no jogo.

Vamos falar um pouco da defesa, como é bom ver Michel novamente em campo, a segurança que Matheus Henrique precisa para circular em campo e fazer a bola girar. Além disto, o time voltou a efetuar a saída de três na defesa, em alguns momentos onde o Avaí arriscava uma pressão mais alta Michel se juntava aos zagueiros enquanto Matheus ficava na base para desafogar e escapar da marcação. Claro que não podemos comparar com a pressão e organização que o Flamengo faz, mas podemos ter uma pequena noção do que pode ocorrer. Michel recuando entre os zagueiros, dando a liberdade para Matheus Henrique se movimentar e fazer a transição ofensiva do tricolor.

WhatsApp Image 2019-09-27 at 14.09.47A saída de três ou La Volpiana do Grêmio. Edição: Daniel Klabunde. Imagem: Instat

David Braz, além do gol, muito seguro e sem comprometer em nada o sistema defensivo. Foi perfeito nos desarmes e tomadas de decisão para impedir as finalizações. Também precisamos falar do gol de David Braz, mais um de bola parada, parece que está voltando ao time com cobranças perfeitas de Luan na primeira trave.

Falando nele, o grande nome do jogo foi LUAN. Percorreu o campo todo e fez circular a bola, se desmarcou e abriu espaços para as infiltrações de Éverton e Luciano, além de efetuar muito bem a movimentação com Tardelli para enganar a defesa adversária. Aqui temos outro análise do que poderemos ver no jogo contra o Flamengo. O jogo entrelinhas da defesa adversária, marca registrada de Luan que o consagrou como Rei da América. O Flamengo por vezes deixa espaços entre seus volantes (que saem muito bem para o jogo) e a defesa, e nesse espaço Luan pode atuar e se consagrar.

No jogo contra o Avaí foram:

  • 1 Gol
  • 2 assistências para gol
  • 3 assistências para finalizações
  • 90% (49) de acerto nos passes

mapa calor luan

Acima o mapa de calor de Luan via SofaScore. Abaixo o jogador histórico que Luan já se tornou no Grêmio, no tweet do @mwgremio.

numeros de luan

@dktricolor e @mwgremio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s