Exibição de gala – ANÁLISE TÁTICA MANCHESTER CITY 8×0 WATFORD

Por Ícaro Caldas 

WhatsApp Image 2019-09-22 at 07.33.25

21/09/19, a data que estará marcada para sempre na memória de todo torcedor dos Citizens e na história do clube, em especial no ano dos 125 anos de história. O Manchester City atropela o Watford com uma exibição fantástica em pleno Etihad Stadium e continua afirmando que para ser o melhor time do mundo, os outros terão que jogar muita bola.

Por melhor que fosse o futebol apresentado no decorrer das últimas temporadas, nas quais o City vem desfilando o estilo Guardiolista em gramados ingleses, nem o mais otimista dos torcedores esperava que o time iria ter um desempenho tão espetacular e aplicar uma das maiores goleadas da história da Premier League, principalmente vindo de uma derrota na última rodada do campeonato. 

Atualmente (nas últimas duas temporadas 17-18 e 18-19), o Manchester City adquiriu uma facilidade absurda em abrir o placar antes dos 5 minutos de jogo, inclusive antes até do relógio bater os 60 segundos. Antes mesmo de qualquer torcedor sentar-se no estádio, o marcador já marcava 1-0 para os mandantes do jogo (e do espetáculo). 

No primeiro gol, Kevin começa o jogo na base da jogada, pega a bola e já toca na frente para o Walker que domina e toca para o Mahrez, Mahrez gira e oferece novamente para o Kevin de Bruyne que domina, ajeita e cruza perfeitamente na chegada do David Silva.

bruninho 2bruninho

Convém lembrar que a derrota fora de casa para o Norwich City havia deixado uma ferida grande nos Citizens, pois o clube não tinha conseguido produzir absolutamente nada e nem furar o bloqueio dos canarinhos, mas diante do Watford, o nível de concentração estava tão alto que, aos 7 minutos, após uma bela jogada coletiva, Mahrez sofre um pênalti e Aguero amplia. Aos 12 minutos, o próprio Mahrez faz uma bela jogada individual e acaba sofrendo a falta na entrada da área, o mesmo pega a bola, cobra e faz 3 a 0 para os Citizens. Em menos de 15 minutos, os comandados de Pep Guardiola já tinham resolvido o jogo. Em uma cobrança de escanteio, Otamendi desvia de cabeça e acha Bernardo Silva livre para aumentar ainda mais o placar, a sensação que dava aos telespectadores era que, o Manchester City estava fazendo um treino de luxo de finalizações, mas para terminar, uma bela jogada ensaiada de falta: David toca rápido para o Aguero que infiltra e bate cruzado para dentro da área, achando Otamendi sozinho e fechando o show nos primeiros 20 minutos. Vale lembrar que o City protagonizou 5 gols em 18 minutos de 5 formas diferentes e com 5 jogadores diferentes marcando. O coletivo desse time é tão forte que zagueiro, meio-campistas e atacantes diferentes conseguem marcar gols de diversas formas, surpreendendo várias pessoas, a variedade de jogadas ensaiadas é algo absurdo. 

Após o bombardeio, o Manchester City deu uma segurada e desacelerou o jogo, mas ainda assim contra-atacando e tentando parar as jogadas pelo lado esquerdo do Watford, que depois de sofrer cinco resolveu sair para o jogo já que não tinha mais nada a perder. 

BernardinhoMahrezinho

No começo do jogo, o City começou com Bernardo de ponta direita e Mahrez de ponta esquerda, porém antes de terminar o primeiro tempo, os dois pontas já tinham trocado de posição. 

Alguns argumentem que o Manchester City será novamente campeão da Premier League na temporada 19-20, com isso conquistando o tricampeonato nacional, mas “pera lá”. Mesmo sabendo do nível que o time atingiu e caso venha a atingir um melhor, ainda existe um time super competitivo do outro lado que vai lutar novamente com os citizens até o fim, ou até onde der. 

Ao contrário do que muitos acreditam, o que Pep acha de mais fundamental dentro do seu idealismo e das táticas são as vantagens numéricas dentro do campo para eliminar os rivais. Na volta do intervalo, o City continuou tomando as rédeas da partida e controlando o jogo por isso, o 3-1 x 2 (ganhar superioridade na saída de bola foi fundamental em uma parte do jogo). 

3-1 x 2 city

Muitos se tem discutido sobre o que faz um “9 moderno” em campo e Kun Aguero é um dos melhores exemplos para ser citado. Neste jogo (e em outros), Kun sai da sua referência, abre espaço e vai jogar em outros setores do campo. 

Aguero fora da refAguero fora da referencia

Sem pivô, mas com Aguero de frente para o gol adversário sem ter que girar e perder tempo. Receber a bola de frente é uma das alternativas que Guardiola gosta para adiantar o jogo. 

Com menos de 1 minuto do segundo tempo, os citizens haviam marcado o sexto gol e Bernardo chegava ao seu segundo gol na partida. Em ritmo de treinamento de finalizações, os citizens iam chegando ao gol. Pareciam adultos jogando contra crianças e dizendo: “para jogar contra mim, você ainda precisa crescer e ganhar corpo (ser mais sólido e ter um time competitivo)”.

Angelino, lateral esquerdo de origem, entrou no lugar de Mendy e vem ganhando minutos para entrar no ritmo de jogo da equipe, pois o lateral titular ainda está abaixo do seu ideal físico e técnico, porém o Angelino foi muito melhor no segundo tempo do quê o Mendy no primeiro. Abria o campo, jogava por dentro, ficava na linha de 3 na saída, ia até o fundo para cruzar, driblava, entrou para jogar como se não fosse ocorrer outra oportunidade daquelas. 

O gol que fechou a exibição de gala do Manchester City, talvez tenha sido do jogador que mais merecia marcá-lo. Kevin de Bruyne é, no mundo, o melhor garçom para os companheiros. 

Quem sorriu com a derrota diante do Norwich agora chora com os bons desempenhos diante de Shakhtar Donetsk e Watford. O aviso que fica é: será difícil tirar a coroa do melhor time do mundo.

@caldasicaro

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s