Movimentação – ANÁLISE TÁTICA DE GRÊMIO 3 X 0 GOIÁS

Por Maurício Wiklicky

WhatsApp Image 2019-09-16 at 15.57.18

A palavra chave é MOVIMENTAÇÃO! E isso foi mostrado ontem no primeiro tempo contra o Goiás. Tardelli, Alisson e Everton na frente. Jean Pyerre um pouco mais atrás. Volantes chegando na área e laterais passando. Um ataque completo, com muita movimentação é o que precisamos, e tentarei falar algumas linhas sobre isso (sim, já pensando no jogo contra o Flamengo).

Abaixo o lance do gol de Alisson, muito bem analisado pelo colega do MW Futebol, Daniel Klabunde:

Renato tem em torno de 15 dias até o primeiro confronto da Libertadores, no dia 02/10. Até lá jogaremos contra o Santos na Vila Belmiro, Avaí em casa e Fluminense fora. Esse último, por ser dia 29/09 deveremos ir com os reservas. Contra Santos e Avaí devemos ter a mesma equipe que atuou ontem, e serão excelentes testes. Contra o Santos um time que deixa jogar e que ataca muito, testaremos nossa capacidade defensiva, de transições rápidas tanto na defesa quanto no ataque, será um jogo de espaços (o que eu prevejo que acontecerá contra o Flamengo). Já contra o Avaí em casa será ataque contra defesa, onde testaremos nossa capacidade de movimentação, de encontrar os espaços.

Ajude a melhorar nossas análises táticas! Contribua com o MW Futebol e ajude a manter o acesso gratuito aos nossos textos.

R$10,00

Espaços são criados através de grande movimentação, com circulação de bola rápida e movimentação. Tardelli tem isso, uma das principais características dele, ao contrário de André, que é mais fixo, finalizador, que tenta mais a parede, característica dos times de Renato, que só não foram vistas no título da Copa do Brasil de 2016, quando Luan era o atacante. Renato se rendeu a Tardelli, e Tardelli se rendeu ao Grêmio.

tardelli

Acima o mapa de ações de Tardelli. Veja como ele se movimenta por todo campo ofensivo, sem guardar posição, gerando assim espaços para Everton e Alisson, e opção de passe para Jean Pyerre.

No jogo contra o Goiás, parecia que Tardelli já atuava a bastante tempo com Alisson e Everton, jogadores de velocidade e extremamente inteligentes. Porém o maestro dos três foi Jean Pyerre! O organizador do time , ou por iniciativa própria, ou por orientação de Renato, está cada vez mais recuado, e isso é fundamental para seu jogo! Não é um recuo para atuar em outra função, mas sim de alguns metros, mais atrás, com próximo de Matheus Henrique, olhando o jogo de frente, tendo mais espaço, pois onde atuava, ficava em uma faixa de campo ocupada pelas defesas adversárias, e sua característica é próxima de Douglas e diferente de Luan, ou seja, trabalhar com a bola no pé, encontrando os espaços para companheiros através dela, e não de movimentação como é Luan. O próprio Jean Pyerre, de origem como segundo volante, já disse que prefere olha o jogo de frente, tendo mais espaços.

jp

Jean Pyerre, o maestro tricolor, voltando mais para buscar o jogo.

Com três jogadores de frente com grande movimentação em busca de espaços, com o recuo de Jean Pyerre para uma melhor visão do jogo, os laterais tiveram também mais espaço para chegar mais a frente. Galhardo sempre levou perigo, com bons cruzamentos, diferentemente de Cortez. Ao mesmo tempo, enquanto Galhardo tem problemas defensivo, Cortez é mais seguro. Abaixo os números de ambos no jogo de ontem:

Capturar2

cortez

Mas se temos um time tão bem no ataque, quem marcou? Claro que devemos considerar a fragilidade do adversário, mas a presença de Michel, fixado na frente da zaga, deu maior consistência defensiva. Se não fossem as inúmeras lesões, Michel seria titular absoluto desde 2017, onde com Arthur formou a melhor dupla de volantes que o Grêmio teve nesses anos vitoriosos. Surge uma dúvida para Renato nos confrontos contra o Flamengo. Deixar Michel, protegendo mais a defesa, ou esperar o retorno de Maicon, para ter maior controle de jogo? Tudo dependerá das condições do capitão, que contra o Athletico fez uma falta imensa, passando por essa ausência, a falta de controle do jogo.

Para finalizar dois pontos importantes, para não terem mais ideias mirabolantes, como leio muito no Twitter: Galhardo é o titular e jogará contra o Flamengo. David Braz é o reserva de Geromel, porém caso jogue, será pela direita, diferentemente de ontem, onde atuou pela esquerda.

@mwgremio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s