Por Daniel Klabunde
Sexta rodada da Premier League com uma partida difícil em Anfield para o Liverpool manter a invencibilidade. Com duas mudanças Klopp mandou à campo Ox-Chamberlaind e Origi nos lugares de Henderson e Firmino, respectivamente. Firmino voltando da data FIFA e ganhando um descanso, enquanto Ox entrou para ganhar ritmo e sequencia depois de uma temporada ausente por conta de lesão.
Newcastle foi para a partida com a estratégia de se defender bem e arriscar nos contra ataques, privilegiando o empate sabendo da dificuldade que é vencer os Reds em sua casa, que estavam a 42 partidas sem perder em seus domínios.
Postado em um 5-4-1 em bloco baixo, o time visitante buscava em Joelinton a maioria das bolas para desafogar a defesa, mas sem muito sucesso pois todos os passes que chegavam era divididos com os zagueiros, impossibilitando o fácil domínio para efetuar o pivô pelo brasileiro.
Marcação em bloco baixo do Newcastle. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde
Até que aos 7 minutos de partida em uma bola longa para Atsu, onde um erro de marcação possibilitou que Willems ingressa-se na área e vencesse o duelo contra Arnold para finalizar e abrir o placar. Uma indefinição por parte de Arnold colabora para a progressão da jogada, onde o lateral direito fica indeciso em marcar Atsu nas costas de Virgil ou Willems que avança livre pelo seu corredor.
Atsu consegue receber a bola entre Virgil e Arnold e acionar Willems na esquerda para marcar abrir o placar. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde
Com muitas dificuldades na criação o Liverpool não conseguia levar muito perigo ao gol de Dúbravka, muito pela pouca movimentação no comando de ataque e o baixo rendimento de Chamberlain. Origi na esquerda não funcionava, sempre sendo impedido pela linha de 5 postada na defesa, o mesmo acontecia com Salah pela direita. Os poucos avanços pelos lados geraram cruzamentos ineficientes para área.
O gol de empate sai de uma virada rápida de bola que encontra Robertson na esquerda, o lateral esquerdo consegue o drible e assim quebra a linha de cinco homens possibilitando à Mané se movimentar e encontrar o espaço para receber o passe e fazer um belo gol.

Dependemos de você para continuar nosso trabalho! Se gosta, contribua para a manutenção do MW Futebol!
R$50,00
A partida começa a mudar de panorama aos 36 minutos quando Origi sai de campo lesionado dando lugar à Firmino, o brasileiro entra na partida com concentração total e bagunçando a defesa visitante. Com Firmino em campo os Reds ganham em desarmes no campo de ataque e jogadas de infiltração, dando mais liberdade e fluidez para os pontas.
Logo após sua entrada, aos 39 minutos, a primeira aparição do brasileiro efetuando o pressing junto com Matip em cima de Atsu, criando superioridade numérica na marcação e recuperando rapidamente a bola no campo de ataque, pegando a defesa adversária desorganizada, assim Firmino teve a tranquilidade de lançar Mané para fazer 2×1 no placar.
Firmino recuperando a bola no ataque e acionando Mané para virar a partida. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde
A entrada de Firmino foi primordial para a virada e consolidação no placar, dando mais mobilidade e por ofensivo ao time. Com ele o jogo entrelinhas e a armação de jogadas fica mais qualificado, até mesmo desafogando mais os laterais.
O habitat de Firmino, a área entrelinhas onde ele atua como nenhum outro jogador no mundo. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde
A jogada do gol de Salah, o terceiro da vitória, mostra muito bem a importância de Firmino no time de Klopp, e mostra toda a qualidade que o brasileiro tem em colocar os seus companheiros em condições de marcar o gol.
Enquanto Salah se movimenta por dentro, Firmino faz o recuo entrelinhas para receber o passe e Wijnaldum se movimenta nas costas de Firmino, abrindo espaço nas suas costas para a infiltração de Salah.
A movimentação de Wijnaldum aliada ao toque genial de Firmino gera o espaço vazio para Salah infiltrar. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde
Roberto Firmino vs Newcastle:
53′ mintos jogados
1 Assistências
4 Passes decisivos
3 Grandes chances criadas
2(2) Duelos aéreos vencidos
1(1) Desarmes ganhos
19 (70,4%) Passes certos
Entrou e mudou a cara da partida, de um time com dificuldades para infiltrar na defesa do Newcastle para um time com opções pelos lados e pelo meio para criar chances de gols.
Firmino foi soberano na partida.
Para mim ele é o melhor jogador do Liverpool. Amo esse cara
CurtirCurtir