Firmino soberano – ANÁLISE TÁTICA LIVERPOOL 3×1 NEWCASTLE

Por Daniel Klabunde

WhatsApp Image 2019-09-15 at 09.09.22

Sexta rodada da Premier League com uma partida difícil em Anfield para o Liverpool manter a invencibilidade. Com duas mudanças Klopp mandou à campo Ox-Chamberlaind e Origi nos lugares de Henderson e Firmino, respectivamente. Firmino voltando da data FIFA e ganhando um descanso, enquanto Ox entrou para ganhar ritmo e sequencia depois de uma temporada ausente por conta de lesão.

Newcastle foi para a partida com a estratégia de se defender bem e arriscar nos contra ataques, privilegiando o empate sabendo da dificuldade que é vencer os Reds em sua casa, que estavam a 42 partidas sem perder em seus domínios.

Postado em um 5-4-1 em bloco baixo, o time visitante buscava em Joelinton a maioria das bolas para desafogar a defesa, mas sem muito sucesso pois todos os passes que chegavam era divididos com os zagueiros, impossibilitando o fácil domínio para efetuar o pivô pelo brasileiro.

WhatsApp Image 2019-09-15 at 09.14.18Marcação em bloco baixo do Newcastle. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Até que aos 7 minutos de partida em uma bola longa para Atsu, onde um erro de marcação possibilitou que Willems ingressa-se na área e vencesse o duelo contra Arnold para finalizar e abrir o placar. Uma indefinição por parte de Arnold colabora para a progressão da jogada, onde o lateral direito fica indeciso em marcar Atsu nas costas de Virgil ou Willems que avança livre pelo seu corredor.

WhatsApp Image 2019-09-15 at 09.14.27Atsu consegue receber a bola entre Virgil e Arnold e acionar Willems na esquerda para marcar abrir o placar. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Com muitas dificuldades na criação o Liverpool não conseguia levar muito perigo ao gol de Dúbravka, muito pela pouca movimentação no comando de ataque e o baixo rendimento de Chamberlain. Origi na esquerda não funcionava, sempre sendo impedido pela linha de 5 postada na defesa, o mesmo acontecia com Salah pela direita. Os poucos avanços pelos lados geraram cruzamentos ineficientes para área.

O gol de empate sai de uma virada rápida de bola que encontra Robertson na esquerda, o lateral esquerdo consegue o drible e assim quebra a linha de cinco homens possibilitando à Mané se movimentar e encontrar o espaço para receber o passe e fazer um belo gol.

Ajude a melhorar nossas análises táticas! Contribua com o MW Futebol e ajude a manter o acesso gratuito aos nossos textos.

R$10,00

A partida começa a mudar de panorama aos 36 minutos quando Origi sai de campo lesionado dando lugar à Firmino, o brasileiro entra na partida com concentração total e bagunçando a defesa visitante. Com Firmino em campo os Reds ganham em desarmes no campo de ataque e jogadas de infiltração, dando mais liberdade e fluidez para os pontas.

Logo após sua entrada, aos 39 minutos, a primeira aparição do brasileiro efetuando o pressing junto com Matip em cima de Atsu, criando superioridade numérica na marcação e recuperando rapidamente a bola no campo de ataque, pegando a defesa adversária desorganizada, assim Firmino teve a tranquilidade de lançar Mané para fazer 2×1 no placar.

WhatsApp Image 2019-09-15 at 09.14.39Firmino recuperando a bola no ataque e acionando Mané para virar a partida. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

A entrada de Firmino foi primordial para a virada e consolidação no placar, dando mais mobilidade e por ofensivo ao time. Com ele o jogo entrelinhas e a armação de jogadas fica mais qualificado, até mesmo desafogando mais os laterais.

WhatsApp Image 2019-09-15 at 09.14.48O habitat de Firmino, a área entrelinhas onde ele atua como nenhum outro jogador no mundo. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

A jogada do gol de Salah, o terceiro da vitória, mostra muito bem a importância de Firmino no time de Klopp, e mostra toda a qualidade que o brasileiro tem em colocar os seus companheiros em condições de marcar o gol.

WhatsApp Image 2019-09-15 at 09.14.55Enquanto Salah se movimenta por dentro, Firmino faz o recuo entrelinhas para receber o passe e Wijnaldum se movimenta nas costas de Firmino, abrindo espaço nas suas costas para a infiltração de Salah.
WhatsApp Image 2019-09-15 at 09.15.03A movimentação de Wijnaldum aliada ao toque genial de Firmino gera o espaço vazio para Salah infiltrar. Imagem: InStat / Edição: Daniel Klabunde

Roberto Firmino vs Newcastle:

53′ mintos jogados

1 Assistências

4 Passes decisivos

3 Grandes chances criadas

2(2) Duelos aéreos vencidos

1(1) Desarmes ganhos

19 (70,4%) Passes certos

Entrou e mudou a cara da partida, de um time com dificuldades para infiltrar na defesa do Newcastle para um time com opções pelos lados e pelo meio para criar chances de gols.

Firmino foi soberano na partida.

@dktricolor

Anúncios

Um comentário sobre “Firmino soberano – ANÁLISE TÁTICA LIVERPOOL 3×1 NEWCASTLE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s