Por Jhonata Souza
Na manhã do feriado da Independência do Brasil, as equipes de Corinthians e Ceará se enfrentaram na Arena Corinthians pela décima oitava rodada do Brasileirão. A partida terminou em 2×2 com os gols do Timão sendo marcados por João Lucas (contra) e Vagner Love e os gols do Vozão foram de Thiago Galhardo e Leandro Carvalho. Corinthians foi a campo com os seguintes jogadores: Cássio; Michel, Manoel, Gil e Avelar (Carlos Augusto); Gabriel; Jadson (Gustavo), Urso, Vital e Clayson; Vagner Love (Ramiro). A escalação do Ceará foi a seguinte: Diogo Silva, Samuel Xavier, Valdo, Tiago Alves e João Lucas; Fabinho, Ricardinho (William Oliveira), Wescley (Leandro Carvalho), Thiago Galhardo e Lima (Felipe); Felippe Cardoso.
Primeiro Tempo Corinthiano
A partida começou num ritmo lento que foi se aumentando com o passar do tempo e registrou um cenário onde o Corinthians foi melhor. O alvinegro paulista teve mais a posse de bola, criou mais chances, executou melhor sua estratégia e mereceu terminar o primeiro tempo com vantagem no placar. A defesa corinthiana teve uma primeira etapa segura, principalmente anulando qualquer tentativa do adversário de jogar pelo meio e fazendo pressão na saída de bola.
Marcação pressão do Corinthians na saída de bola cearense.
Mesmo com as mudanças, o Timão manteve os padrões no ataque com as triangulações por ambos os lados. O Ceará fechava a saída pelo meio, porém deixava espaços nos lados de campo para os donos da casa saírem jogando e o Corinthians aproveitou bastante isso. Pelo lado esquerdo Vital mais uma vez apareceu bem e Clayson teve muita liberdade para se movimentar pelo campo, o que causou dificuldades a defesa cearense.
O lado direito continuou sendo o ponto forte do time. Michel Macedo fez uma boa primeira etapa apoiando mais o ataque a fim de usar o seu ponto forte que é o cruzamento. Júnior Urso foi muito importante se impondo fisicamente no meio e devido às limitações físicas de Jadson teve mais liberdade para chegar ao ataque sendo praticamente um segundo atacante quando a equipe tinha a posse. Jadson que vinha de uma sequência ruim de jogos foi muito bem atuando aberto na ponta e recebendo os passes com espaço para dominar e armar o jogo.
Jadson aberto na ponta para receber o passe (cima) e Urso com a responsabilidade de infiltrar enquanto que Jadson fica mais atrás (Baixo).
Outro destaque positivo foi à partida de Vagner Love. Além do gol, o artilheiro do amor se movimentou bastante, pressionou a saída adversária, fez bons pivôs e cometeu menos erros quando teve a posse da bola.
Segundo Tempo Cearense
O Ceará voltou com outra postura para o segundo tempo, marcando melhor e conseguindo trabalhar melhor a posse no campo de ataque. Enquanto que o Corinthians voltou muito abaixo não conseguindo manter a posse e dando mais espaço na defesa. Mas, o jogo só mudou de fato com a lesão de Avelar que obrigou a entrada de Carlos Augusto no seu lugar. Foi no setor do jovem lateral que os visitantes encontraram o caminho da reação.
O técnico Enderson Moreira focou o jogo da sua equipe no lado direito com Thiago Galhardo caindo por aquele setor a fim de se juntar a Samuel Xavier. Pela direita os cearenses tiveram liberdade para dominar e armas as jogadas, já que os corinthianos demoravam a se aproximar e diminuir o espaço. Essa lentidão deixou Carlos exposto em muitos momentos ao 1×1 dos atletas cearenses. O gol de Thiago Galhardo surgiu após o meia aproveitar o espaço nas costas da defesa pela esquerda para receber o lindo lançamento de Ricardinho e finalizar sem chances de defesa a Cássio.
Liberdade dos jogadores do Ceará para trabalhar pela direita.
Outra importante mudança feita por Enderson se deu com a entrada de Leandro Carvalho aberto na esquerda e o deslocamento de Samuel Xavier para trabalhar mais por dentro. Com o lateral no meio a equipe cearense passou a ter superioridade no meio e encontrar espaços nas entrelinhas já que Gabriel esteve sobrecarregado na marcação por causa do segundo tempo ruim de Júnior Urso.
Samuel Xavier atuando por dentro no segundo tempo.
O Timão esteve abaixo física e tecnicamente na sua etapa. A postura foi de um time que achou a vitória garantida após o abrir 2×0 e acabou recuando muito, um exemplo disso foi que os zagueiros do Ceará em diversos momentos estavam dentro do campo de ataque. Além disso, a equipe teve dificuldades em puxar os contra ataques, Clayson muito mal nesse sentido, e ainda desperdiçou o pouco que criou.
O Ceará continuou se aproveitando da partida ruim de Carlos para criar jogadas de perigo com Leandro Carvalho e Thiago Galhardo que tiveram papel fundamental no jogo. O domínio cearense foi recompensado nos acréscimos com o gol olímpico ESPETACULAR de Leandro Carvalho que aproveitou a falha de Cássio e da defesa corinthiana para marcar um dos mais belos gols desse Brasileirão.

Dependemos de você para continuar nosso trabalho! Se gosta, contribua para a manutenção do MW Futebol!
R$50,00
Duas óticas diferentes de enxergar o mesmo resultado. O empate para o Ceará foi uma grande resultado e recupera a confiança após as três derrotas seguidas. Enquanto que para o Corinthians, o empate foi um desastre completo que afasta a equipe da briga pelo titulo e aumenta as criticas sobre um excesso de precaução em diversos momentos.