Empate com sabor de derrota – ANÁLISE TÁTICA SANTOS 1×1 ATHLÉTICO

Por Rodrigo Costa

WhatsApp Image 2019-09-09 at 18.35.05

Buscando igualar em pontos com o Flamengo, o Santos foi a campo num 4-3-3 que variava bastante, tendo Éverson; Veríssimo, Aguilar, Gustavo Henrique e Felipe Jonatan; Pituca, Sánchez e Jean Mota; Marinho, Sasha e Uribe.

O Santos começou bem, com muita intensidade, marcando com linhas altas e com muita pressão no 4-3-3, tendo Veríssimo como lateral direito no momento defensivo.Inclusive, a marcação alta e pressão resultou em uma chance claríssima de Marinho aos 8 minutos.

Com a bola, o Santos tinha algumas variações. A saída de bola ocorria em 3+1: Veríssimo, Aguilar e Gustavo Henrique tendo a ajuda de Pituca à frente, que foi a saída predominante, ou em 2+3: com Aguilar e Gustavo Henrique, tendo Veríssimo mais aberto pela direita na linha, Pituca pelo meio e Felipe Jonatan pela esquerda.

santos 3-1

Já quando o time tinha a bola no campo de ataque, na fase de criação, o time se posicionava no 3-2-5 ou 3-3-4, a depender da movimentação de Jean Mota. Marinho e Felipe Jonatan ficavam bem abertos na ponta, com Sasha e Uribe mais centralizados, ás vezes tendo a companhia de Jean Mota, que em determinados momentos recuava para a linha de meias, com Pituca e Sánchez.

santos amplitudeMarinho e Felipe abertos. Sasha e Uribe centralizados.

Santos utilizou bastantes lançamentos para as pontas, explorando as costas da defesa do Athletico, com os jogadores (Marinho e Felipe Jonatan) recebendo e sempre tentando partir pra cima no 1×1, mas não conseguiu ter êxito na conclusão das jogadas, principalmente depois da dobra de marcação que Tiago Nunes fez nos pontas santistas.

O Athletico começou a dominar o jogo quando explorou os lados do seu ataque, principalmente com Vitinho. Pois com o Santos marcando alto, a defesa santista ficava em 4-3, com os laterais tendo que marcar sozinhos os pontas atleticanos.Felipe Jonatan sofreu, sem conseguir marcar bem a equipe paranaense, além de ter dificuldades na recomposição (como no gol dos paranaenses).

O início do segundo tempo permaneceu da mesma maneira, apenas com a mudança mais nítida de Jean Mota mais recuado, fazendo assim um 3-1-4-2 com a bola, mas o jogador não conseguiu criar as jogadas como foi lhe pedido.Portanto, Lucas Venuto estreou bem, entrando na vaga de Jean Mota, com isso, ficando aberto pela esquerda e Felipe Jonatan partindo pro meio quando a equipe tinha a bola, mas continuando como lateral esquerdo sem a bola, inclusive muito mal, falhando constantemente nas recomposições.

Santos continuou tendo muitos erros técnicos, principalmente de passes. Jogadores como Sánchez, por exemplo, que até tentava, buscava o jogo, não se escondia, mas errava tudo (menosno pênalti, quando teve uma frieza incrível para marcar o gol). Sasha também teve partida apagada, e quando tentava alguma coisa errava assim como a maioria da equipe santista.

Ajude a melhorar nossas análises táticas! Contribua com o MW Futebol e ajude a manter o acesso gratuito aos nossos textos.

R$10,00

Pará entrou na vaga de Aguilar, recuando Veríssimo para zagueiro em todas os momentos (ofensivos e defensivos). O lateral teve liberdade para atacar tanto por dentro como por fora, portanto, com o passar do tempo, algumas boas chances foram criadas na base do abafa, e o goleiro Léo salvando, inclusive em cabeçada de Uribe, que ainda destoa do time, não encaixou, mas teve leve evolução nesse jogo.

Esse jogo demonstrou a fragilidade do elenco santista. Claro que o elenco atual é bem mais recheado de qualidade do que anos anteriores, mas nesse domingo, diante do Athletico, o time sentiu falta de peças de reposição no banco de reservas (tanto é que Sampaoli só mexeu duas vezes, entrando Venuto e Pará, que não são titulares). Mas, o conjunto pode prevalecer diante das dificuldades, desde que todos estejam comprometidos com o título brasileiro.

@costarodrigosfc

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s