Vitória colorada – ANÁLISE TÁTICA INTERNACIONAL 1 x 0 SÃO PAULO

Por Pedro Galante

WhatsApp Image 2019-09-08 at 19.11.59

O Internacional recebeu o São Paulo na noite desse sábado (07) pela 17º rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes buscavam os três pontos para se manter no bloco de cima, especialmente com o fim do primeiro turno se aproximando.

Pensando na final da Copa do Brasil, na quarta, Odair poupou titulares, mas levou a campo um time muito competitivo dentro do seu modelo. Com Nonato, Bruno Silva e Patrick para vencer os duelos no meio e puxar as transições e Sóbis dando mobilidade ao ataque, o Colorado veio em busca da vitória.

Com muitos desfalques, Cuca levou a campo um 4-2-3-1 com Hudson e Liziero formando a dupla de volantes, Vitor Bueno, TchêTchê e Everton no meio campo e Raniel mais avançado. A opção por Hudson, tendo Luan disponível foi muito questionada.

O São Paulo fez um bom início de partida. Com Liziero iniciando as jogadas entre os zagueiros o time conseguia avançar em blocos, mas não criava boas chances. Faltou alguém que explorasse o espaço nas costas dos volantes colorados e se aproximasse de Raniel. TchêTchê era o jogador para fazer essa aproximação, mas estava jogando de meia central, já avançado, quando na verdade, atua melhor vindo de trás.

WhatsApp Image 2019-09-08 at 11.05.11Liziero iniciano as jogadas e TchêTchê como meia avançado. No entanto, o São Paulo não consegue levar a bola até esse espaço vazio. (Foto: Instat/ Pedro Galante)

A partir dos vinte minutos, o Inter conseguiu ajeitar sua marcação e passou a vencer os combates no meio e passar mais tempo com bola. A movimentação dos jogadores de frente, em especial de Rafael Sóbis confundiam a marcação por encaixes de Cuca. Outro aspecto destacável foram as chegadas dos volantes à área, aparecendo como elemento surpresa.

WhatsApp Image 2019-09-08 at 11.05.17Sóbis trabalhando fora da área e Bruno Silva infiltrando. (Foto: Instat/ Pedro Galante)

Bruno Silva estava tendo um pouco de dificuldade como volante mais avançado, por isso trocou de posição com Nonato, que apoia melhor.

As equipes voltaram para a segunda etapa sem mudanças e o ritmo do jogo era o mesmo: o Internacional armava bons ataque mas sentia falta da técnica de seus titulares, enquanto o São Paulo se defendia em um bloco mais baixo e por isso tinha muita dificuldade de contra-atacar.

Perto dos quinze minutos, alterações dos dois lados. Wellington Silva entrou na vaga de Pottker, agregando velocidade e drible pelo lado do campo. Liziero saiu para a entrada de Gabriel Sara, o que na prática piorou a saída de bola, pois o Hudson se tornou o único responsável.

O Inter ia cada vez mais dominando a partida, o que se intensificou com a entrada de Edenilson que amentou a intensidade no meio campo. Cuca colocou Igor Vinicius e Fabinho pelo lado direito para buscar contragolpes, mas não teve sucesso.

Aos 32, a bola bateu na mão de Hudson depois de cobrança de falta e o árbitro marcou pênalti convertido por Sóbis. O São Paulo desmoronou após o gol e os donos da casa só controlaram a vantagem até o fim da partida.

Ajude a melhorar nossas análises táticas! Contribua com o MW Futebol e ajude a manter o acesso gratuito aos nossos textos.

R$10,00

Apesar de todos os desfalques, o São Paulo fez uma partida muito abaixo, mostrando todas as deficiências de Cuca: um ataque estéril e uma defesa que não consegue puxar contra-ataques em função do seu sistema de marcação. Tem que se pesar que o treinador não consegui dar sequência ao time considerado ideal, principalmente por questões médicas, mas se lembramos que a função do treinador é buscar alternativas no contexto que seja, Cuca não tem apresentado soluções para problemas que se repetem a algum tempo.

Focado na Copa do Brasil, o Inter conseguiu uma boa vitória para se manter no bloco de cima. No segundo turno, onde só disputará o Brasileirão e Odair poderá usar os titulares em seu modelo supercompetitivo, o Colorado pode surpreender.

@pedro17galante

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s