Jogo de 6 pontos – PRÉ JOGO FORTALEZA x FLUMINENSE

Por Jorge Coutinho

WhatsApp Image 2019-09-07 at 11.14.33

Na luta contra o rebaixamento no Brasileirão, o Fluminense vai disputar um confronto direto contra o Fortaleza, às 17 horas deste sábado, no Castelão.

O jogo de seis pontos pode representar um alívio para a equipe cearense para seguir e ampliar adistância do Z4 na tabela bem como pode ser o combustível necessário para a equipe carioca arrancar na competição.

Com média superior a 30 mil torcedores por partida na Série A 2019, o Castelão deve ter casa cheia nessa partida. Até o momento mais de 20 mil torcedores já confirmaram presença.

Ambas as equipes vem com mudança na beira do campo. Do lado carioca, Fernando Diniz não resistiu a péssima campanha e foi demitido, sendo substituído por Oswaldo de Oliveira. Do outro lado, Rogerio Ceni recebeu propostada equipe do Cruzeiro e saiu, na sequência Zé Ricardo foi contratado.

Comparativo quantitativo entre as equipes nas últimas 5 (cinco) partidas:

WhatsApp Image 2019-09-07 at 11.31.28

O Tricolor do Pici é o 12º colocado, com 21 pontos

Últimas Formações:

WhatsApp Image 2019-09-07 at 11.31.42

Desfalques:

Nenhum confirmado. Felipe, Wellington Paulista e Felipe Pires foram poupados no início da semana nos treinamentos, mas devem jogar.

Provável Escalação:

Felipe Alves; Tinga, Quintero, Jackson e Carlinhos; Felipe, Juninho, Gabriel Dias; Felipe Pires, André Luís e Wellington Paulista

Características da Equipe:

Com Rogerio Ceni a equipe do Fortaleza atuou no 1-4-4-2 e no 1-4-2-3-1, mudava sua estratégia de jogo de acordo com os adversários e local da partida, optando por fazer seu time jogar com ou sem a bola.

Zé Ricardo fez pequenos ajustes na formação da equipe, e parece que irá optar pelo 1-4-3-3, e tende a explorar a velocidade dos seus meias e atacantes para explorar bastante os contra-ataques.

Não esqueça de fazer aquela aposta no jogo dos tricolores:

Nos últimos jogos colocou na equipe Jackson, Gabriel Dias e André Luís. Gabriel Dias entrou para dar mais consistência no meio de campo e melhorar a proteção da zaga.

Os laterais, Carlinhos e Tinga, apoiam bastante com velocidade, dando amplitude e abrindo o campo. São armas frequentes na transição defesa-ataque, e ajudam a criar jogadas em seus lados. Nos últimos cinco jogos o lateral Carlinhos teve duas assistências e Tinga acertou cinco cruzamentos com conclusão ao gol.

Abaixo pode ser visto o posicionamento da origem da finalização e cruzamento, nestas últimas cinco partidas do Fortaleza.

WhatsApp Image 2019-09-07 at 11.31.52

Pontos fracos:

Uma das defesas mais vazadas no campeonato, o sistema defensivo oscila e apresenta fragilidades. Embora os laterais do Leão apoiem com qualidade o mesmo não pode se dizer da reposição da última linha defensiva, erros de leitura do jogo e posicionamento são frequentes.

A chamada “bola coberta” e no balanço do ataque adversário costuma causar confusão e problemas para a defesa do Fortaleza. Tanto nas bolas longas como também quando o adversário gira, altera, o lado por onde ataca, existe uma dificuldade de posicionamento e leitura, para recompor rapidamente e evitar a inferioridade numérica no terço próximo a sua meta.

Chama atenção o período que a equipe sofreu os gols. Foram 11 gols sofridos em 24 ao longo do torneio que ocorreram nos trinta minutos finais da partida (após os 15 minutos do 2º tempo), aproximadamente 46%. Chama mais atenção ainda se descontar a partida contra o Santos, onde os 3 (três) gols sofridos foram no primeiro tempo, elevando a época a quase 53% dos gols sofridos em menos de um terço da partida.

Fique de olho:

Embora o sistema defensivo não venha bem, um dos destaques da equipe é o goleiro Felipe Alves. Em boa fase e forma, o goleiro vem se destacando no torneio com defesas com grau de dificuldade elevada. A seguir os números do atleta nos últimos cinco jogos.

WhatsApp Image 2019-09-07 at 11.32.01

Felipe Pires chegou a pedido do ex-treinador Rogerio Ceni, estava no Palmeiras, mas pertence ao Hoffenheim (ALE). Jogador rápido, de lado de campo, que agride, vai para cima e com bom passe vem sendo usado nas últimas partidas, e deve continuar no ataque no lugar de Edinho. Saiu dos seu pé o passe para o último gol do Fortaleza no torneio, marcado por Osvaldo contra o Goiás. Caso Zé Ricardo opte em algum momento pela estratégia de jogar em contra-ataque, Felipe Pires deverá ser muito acionado e deverá peça importante na partida.

O tricolor das Laranjeiras é o 18º colocado, com 12 pontos

Últimas Formações:

WhatsApp Image 2019-09-07 at 11.32.12

Desfalques: Allan e Mascarenhas.

Provável Escalação:

Muriel; Gilberto, Nino, Digão e Caio Henrique; Airton, Ganso e Nenê; Wellington Nem, Yony González e João Pedro

Características da Equipe:

Oswaldo de Oliveira herdou o time do Fernando Diniz, e em pouco tempo não conseguiu fazer grandes alterações na equipe na ordem tática. O time segue com os traços (em algumas vezes de forma mais latente outras vezes nem tanto) do ex treinador como manter a posse de bola, passes curtos, evitar o chutão na saída da defesa, meio de campo com jogadores que prioriza mais a técnica que fundamentos da marcação, atacar com dois atacantes de lado de campo e um fixo.

 Se com Diniz os “chutões” eram raros da defesa para o ataque, com Oswaldo já se admite a utilização desse “recurso”. Outra mudança vista é a estratégia: com o ex treinador o objetivo era sempre ter a posse de bola para conseguir vencer independente do local e adversário, já com Oswaldo é diferente, aceita jogar sem a bola e buscar contra-ataques como por exemplo contra o Corinthians onde nos confrontos sua equipe foi boa parte do tempo extremamente defensiva.

Ajude a melhorar nossas análises táticas! Contribua com o MW Futebol e ajude a manter o acesso gratuito aos nossos textos.

R$10,00

Dentro do campo a única modificação de jogador, por opção,entre os times dos seus treinadores, é a saída do Danielzinho dando lugar a Nenê. Em relação a última partida, outra modificação que deverá ser vista é o retorno de Gilberto a lateral direita no lugar de Igor Julião.

Com a ausência de Alan, convocado para seleção brasileira, a tendência que entre um volante com mais vocação defensiva.

Pontos fracos:

O tricolor carioca sofre com o pouco poder de fogo do seu ataque. Embora crie muitas oportunidades a equipe não consegue transformar este volume em gols.

Nos últimos 5 (cinco) jogos foram 111 (cento e onze) chutes, 36 (trinta e seis) chances criadas e apenas 4 (quatro) gols marcados. Nestas mesmas partidas foram alçadas 99 (noventa e nove) bolas na área adversária, destas somente 11 (onze) tiveram finalizações.

WhatsApp Image 2019-09-07 at 11.32.22

A defesa é outro problema, segunda mais vazadas no campeonato (26 gols sofridos), com problemas coletivos e principalmente por falhas individuais dos seus defensores. Coletivamente existe dificuldade ao perder a posse de bola e se recompor, falhas na proteção à frente da zaga como também falhas nas coberturas dos laterais.

Nestas últimas cinco partidas do Campeonato Brasileiro, foram 7 (sete) gols sofridos onde 6 (seis) oriundos de falhas individuais. Vejam abaixo:

Fique de olho:

Yony Gonzalez, é o jogador que vem sendo importante ao longo do ano. Pode atuar aberto pela direita como mais centralizado (centroavante). Yony tem força, explosão e velocidade. Além disso incomoda bastante no jogo aéreo já que tem boa impulsão. Sem a bola, frequentemente, ajuda a fechar a segunda linha de defesa, além disso quando solicitado consegue fazer bem o pressing.

WhatsApp Image 2019-09-07 at 11.32.36

@JorginhoFFC

Anúncios

Um comentário sobre “Jogo de 6 pontos – PRÉ JOGO FORTALEZA x FLUMINENSE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s