109 anos de sofrimento e vitórias – ANÁLISE TÁTICA CORINTHIANS 1×0 ATLÉTICO MINEIRO

Por Jhonata Souza

WhatsApp Image 2019-09-02 at 21.54.36

Na noite do último domingo (1), Corinthians e Atlético Mineiro se enfrentaram na Arena Corinthians pela décima sétima rodada do Campeonato Brasileiro. No dia do seu aniversário, o Corinthians deu um presente aos seus torcedores com uma vitória suada por 1×0 com gol de Gustavo na reta final do jogo. Carille escalou o Timão assim: Cássio (c); Fagner, Manoel, Gil, Avelar; Ralf, Urso; Pedrinho (Janderson), Vital, Clayson (Jadson); Love (Gustavo). Enquanto que Rodrigo Santana escalou o Galo com os seguintes jogadores: Cleiton; Patric, Igor Rabello, Rever e Fábio Santos; Jair; Chará (Geuvânio), Elias, Vinicius (Nathan) e Cazares (Otero); Ricardo Oliveira.

PRIMEIRO TEMPO

WhatsApp Image 2019-09-02 at 20.49.58Gráfico do SofaScore.

Como pode ser visto no gráfico, o primeiro tempo foi equilibrado com as duas equipes dominando uma metade dos 45 minutos. O Corinthians começou a partida fazendo uma pressão com um bom volume de jogo e com 6 escanteios em 20 minutos, porém essa pressão não resultou em chances de perigo.

O Timão buscou usar bastante os lados de campo com as triangulações, principalmente pelo lado direito, a fim de tentar criar chances de gol. Destaque para a partida ruim de Júnior Urso que mais uma vez destoou negativamente, enquanto que Vital novamente jogou bem sendo o jogador mais perigoso do ataque alvinegro, já que Pedrinho e Clayson estiveram abaixo por questões físicas e técnicas respectivamente. A grande chance do Timão ficou nos pés de Vagner Love que parou no goleiro Clayton, só que o artilheiro do amor contribuiu mais coletivamente do que nas últimas partidas pelo Brasileirão.

Com o passar do tempo o Galo foi equilibrando o jogo e no fim acabou sendo quem teve as melhores chances de gol na primeira etapa. O Atlético passou a se defender melhor pelos lados de campo e a não dar espaço pelo meio, destaque para a ótima partida de Rever, e apostou em roubar a bola para sair nos contra ataques.

Os donos da casa tentaram subir suas linhas para pressionar, mas o Galo conseguiu sair bem dessa pressão e se estabelecer no campo de ataque, onde usaram bastante os lados de campo, principalmente o lado com Patric e Chará que levaram vantagem no duelo contra Avelar e Clayson. Além disso, o Galo conseguiu encontrar espaços pelo meio com alguma facilidade. Uma consequência desse domínio atleticano na metade final foi que o melhor em campo na primeira etapa foi o goleiro Cássio.

SEGUNDO TEMPO                     

O jogo no segundo tempo teve uma queda física e técnica com o Corinthians sendo um pouco superior. O Atlético continuou com a estratégia de apostar no contra ataque e em jogadas pelo lado de campo, mas em alguns momentos se postou recuado demais que era possível ver a dupla de zaga corinthiana no campo de ataque no momento ofensivo.

WhatsApp Image 2019-09-02 at 20.50.08Gráfico via Footstats Premium que mostra como o Corinthians focou a sua posse de bola no lado direito do ataque e como o Atlético também usou bastante os lados de campo.

A equipe mineira não conseguiu por a sua estratégia em prática, pois pecou bastante no último passe e não conseguiu ser perigoso que nem no primeiro tempo. Enquanto que Chará continuou levando vantagem sobre Avelar, do outro lado Cazares esteve bem abaixo no segundo tempo e demorou a ser substituído.

O crescimento do Corinthians passou muito por um Pedrinho mais participativo e pela boa partida de Vital, que foi o único argumento positivo de lado esquerdo alvinegro já que o Timão ficou bastante dependente do lado direito Urso, Pedrinho e Fagner. O lateral esteve abaixo ofensivamente tendo errado 13 dos 15 cruzamentos que tentou. Além dos crescimentos dos jovens, outro ponto importante na melhora foi um sistema defensivo mais seguro, com destaque para a grande partida feito por Manoel.

Um erro grave cometido por Carille foi ter deslocado Vital, seu melhor jogador em campo, do meio para a ponta esquerda a fim de colocar Jadson que mais uma vez mostrou estar muito abaixo do que já foi um dia. Quando o 0x0 parecia encaminhado um tiro de meta muito mal cobrado por Clayton deu ao Corinthians a oportunidade de marcar com Gustavo, após passe de Vital, que não desperdiçou, fez o gol da vitória do Timão e deu um belo presente de aniversário ao bando de loucos.

WhatsApp Image 2019-09-02 at 20.50.18Estatísticas gerais do confronto via SofaScore.

O Atlético chega à terceira derrota seguida, vê a briga pelo titulo como algo muito distante e ainda perde a sexta colocação para o Inter. Não existe nada mais Corinthians do que vencer de maneira sofrida com um gol no final da partida. A vitória coloca o Timão de vez na briga pelo titulo ao assumir a terceira posição, porém se quiser brigar de fato com Flamengo e Santos vai ser preciso melhorar o seu desempenho.

@Jhonny14Souza

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s