Scout Sudaca – Andy Polar

Por Henrique Mathias, João Victor Cardoso e Rafael Maciel

WhatsApp Image 2019-08-28 at 04.50.33

Andy Polar é uma das maiores jóias recentes do Peru. O camisa 10 de 22 anos da equipe do Binacional tem se destacado na atual temporada por sintetizar muito do que é o futebol sul-americano: audácia, criatividade e fantasia. Com seus 1,69 de altura, desequilibra e desfila seu talento a partir da ponta-esquerda, sempre com um olhar atento aos seus companheiros desmarcados e ao gol adversário. Com sua perna direita, consegue anotar vários gols caindo do lado do campo para o meio e vencendo linhas em condução, contando com um arremate de média distância refinadíssimo (não à toa fez 5 gols e 4 assistências em 16 jogos no Apertura do campeonato peruano). Além de toda essa qualidade no terço final do campo, também agrega nas organizações ofensivas da equipe através do passe, contando com uma média de 83% de passes certos por partida. Quando recepciona em amplitude, aproveita de sua velocidade e parte para o 1×1 contra o lateral adversário (tem uma média de 7 dribles completados por partida), mas também possui uma visão de jogo acima da média para buscar parceiros nas brechas que os rivais oferecem em seu próprio campo. Dentro disso, é importante ressaltar a sua polidez nos domínios, para não deixar a bola muito longe do pé, e na orientação corporal para não permitir que o adversário tome a bola com facilidade, dois pontos que valem ser bastante destacados dentro do contexto peruano de futebol. Como já foi dito, tem números expressivos na atual temporada, mas atua pelo Binacional desde 2016. Naquele ano, marcou 11 gols em 35 partidas, em 2017 foram 9 gols em 23 jogos e no ano passado balançou as redes 6 vezes em 42 oportunidades que esteve em campo (todos números pelo Binacional e somente na Liga peruana).

WhatsApp Image 2019-08-28 at 04.50.41Planilha com os números do ponta no Apertura do campeonato peruano. Feita por Rafael Maciel.

Dadas essas características, é possível traçar perfis de organizações ofensivas em que se encaixe melhor, utilizando exemplos práticos dos clubes brasileiros (obviamente não listamos todas equipes em que o jogador poderia se encaixar, somente 3 para elucidar melhor o modo que o atacante gosta de atuar):

Santos– Andy poderia cair como uma luva no esquema de Sampaoli sendo o ponta que oferece amplitude aos ataques da equipe e buscando ser ativado já no 1×1 contra o adversário.

Palmeiras– Por ser veloz e esguio, conseguiria, facilmente, ser mais uma das válvulas de escape da equipe de Felipão para explorar os contra-ataques. Atacando os espaços atrás dos zagueiros adversários, provavelmente produziria vários gols.

Athletico – Na equipe de Tiago Nunes poderia ser tranquilamente um dos meias-atacantes. Partindo do lado ou se escorando na esquerda para receber atrás dos volantes rivais, seria um acréscimo formidável para os ataques dos paranaenses.

Somente para efeito de comparação e de melhor entendimento da análise, buscamos alguns jogadores com perfil de jogo semelhante a Polar:

Soteldo (Santos)

Dudu (Palmeiras)

Rony (Athlético)

Três meias-atacantes com boa capacidade associativa, chute de média distância, velocidade para romper espaços e imprevisibilidade para quebrar linhas através do drible. Assim também atua Andy Polar.

Ajude a melhorar nossas análises táticas! Contribua com o MW Futebol e ajude a manter o acesso gratuito aos nossos textos.

R$10,00

Mas, afinal, se é um jogador com tanto destaque e peso nas ações ofensivas, por que ainda não saiu do Peru? Bom, principalmente, o seu físico não ajuda. Por ser pequeno, sofre para ter continuidade em algumas jogadas. Dessa maneira poderia sofrer para se adaptar ao futebol brasileiro, mas, se for possível criar cenários onde não tenha de ter embates contínuos com os adversários, seria capaz de se adequar ao contexto brasileiro.

Por fim, produzimos uma vídeo-análise para resumir todo esse texto sobre o peruano. Confiram no canal do Youtube do MW Futebol.

Números e estatísticas: Instat e Sofascore.

@RiqueMathias, @rafaellomaciel e @Jvsb28

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s