Empate heroico – ANÁLISE TÁTICA SANTOS 3 x 3 FORTALEZA

Por Gêra Lobo

WhatsApp Image 2019-08-26 at 07.45.28

Na tarde do último domingo (25), o líder Santos tinha tudo para seguir acomodado na ponta do Brasileirão, mas faltou combinar com o Fortaleza. A equipe de Zé Ricardo saiu perdendo por 3 a 0, com tudo acontecendo no primeiro tempo, mas fez um segundo tempo espetacular em plena Vila Belmiro e foi buscar um empate heroico.

Bom, Zé Ricardo fez três mudanças em relação ao time que foi derrotado pelo Internacional, sendo uma por lesão, uma por suspensão e outro por decisão tática. O estreante Jackson fez a dupla de zaga com Quintero no lugar do lesionado Roger Carvalho. Na lateral-esquerda, Carlinhos retomou sua vaga no lugar do suspenso Bruno Melo. Por fim, Gabriel Dias, que voltou de suspensão, tomou a vaga de Mariano Vázquez no meio de campo. Isso acarretou em um 4-3-3 mais “retraído”.

PRIMEIRO TEMPO

O confronto era difícil e o Leão sabia disso, mas não esperava ter um apagão tão cedo. Completamente atordoado, o time tricolor viu os donos da casa abrirem 3 a 0 com menos de 35 minutos de partida, sendo um completo domínio do Peixe de cabo a rabo. A grande questão que complicou bastante o Fortaleza foi a velocidade dos homens de lado: Soteldo e Marinho. O primeiro venceu todas no mano a mano com Tinga, enquanto o outro ficava espetado na direita só esperando metros vazios para correr.

Além disso tudo, a defesa do Fortaleza sofreu muito com a falta de comunicação com o meio de campo, além da comunicação entre eles. O terceiro gol do Santos na Vila escancara bem isso, com Quintero tendo que compensar a marcação do Felipe em Diego Pituca e deixando Sasha completamente livre, sem falar com Jackson, que acabou de chegar. Jogar com a última linha mais avançada contra um time veloz como o Santos também não é uma ideia muito recomendável.

WhatsApp Image 2019-08-26 at 08.03.48

Com a bola, o Fortaleza tinha muita dificuldade de fazer a bola chegar a frente, com Felipe e Juninho extremamente bem marcados, vendo a pressão do Santos ao portador funcionar com perfeição, além da pressão pós perda. O Leão estagnava na intensidade incrível do time de Jorge Sampaoli. A equipe tentou muito sair pelos lados, com os laterais. Quando a bola chegava no último terço, o trio de ataque até foi bem, então isso mostra que a transição da bola ao ataque, a criação, era o grande problema. Não chegava.

Ajude a melhorar nossas análises táticas! Contribua com o MW Futebol e ajude a manter o acesso gratuito aos nossos textos.

R$10,00

SEGUNDO TEMPO

Lembram tudo que aconteceu no primeiro tempo? Pode esquecer. O Fortaleza que voltou do intervalo era um time completamente diferente. Zé Ricardo pareceu ter dado um puxão de orelha grande nos seus jogadores, pois o Leão voltou mordendo os donos da casa lá em cima, pressionando bastante e aplicando muito bem encaixes individuais até metade do seu campo de defesa, quando usou uma marcação zonal. A pressão ao portador também ficou evidente.

O primeiro gol saiu de pênalti com o Leão chegando com uma boa quantidade de jogadores na área santista, o que faltou no primeiro tempo. A grande questão é que os laterais do Fortaleza começaram a ser mais participativos na fase ofensiva e isso foi essencial para que os gols saíssem. No primeiro, cruzamento de Tinga, desvio de Gabriel Dias e cruzamento de Carlinhos para Wellington Paulista marcar o segundo. Amplitude e chegada a frente, como bem mostra o frame abaixo.

WhatsApp Image 2019-08-26 at 08.03.59

Mas muito além da tática, o Fortaleza foi persistente e conseguiu buscar o empate no final do jogo. As mudanças de Zé Ricardo, principalmente nas entradas de Felipe Pires e Osvaldo, foram muito importantes para uma dinâmica melhor do ataque tricolor. A defesa ainda tomou, claro, sustos durante o processo de empate, mas era normal. A raça valeu a pena no final.

@gerinhalobo_

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s