Análise dos destaques da Série A

Por Analistas do Mw Futebol

ItalianosImagem:Gettyimages.

Internazionale – Romelu Lukaku – Felipe Henriques

O centroavante belga de 1,91m chega à Internazionale com a missão de ser um jogador que complemente o esquema de Antonio Conte com excelência.

Lukaku é um jogador que reúne força física e habilidade, fundamental para ser bem sucedido em uma liga tão tática e forte como a italiana. Podemos ficar atento a como suas principais virtudes potencializarão seus companheiros de ataque na busca por triangulações ou cruzamentos na área. Aliás, se Icardi não era um jogador tão participativo na fase construtiva do ataque ou até no jogo sem bola, Lukaku é um centroavante que gosta de sair da área e gerar espaços para infiltrações, o que acaba gerando expectativa sobre a parceria com Lautaro Martínez.

É verdade que marcou menos gols pelo United, do que pelo Everton, mas a mudança de ares pode ser benéfica a um jogador que já demonstrou muitas vezes ser acima da média.

Juventus – Cristiano Ronaldo – Ícaro Caldas Leite

Cristiano Ronaldo é uma personalidade tão gigante do futebol que fica até difícil falar sobre o gajo sem soar repetitivo ou cair no senso comum. Então vamos falar sobre sua adaptação ao futebol italiano, seu encaixe na Juventus com Allegri e a expectativa de ajustes com a chegada de Sarri.

1.87m e 34 anos de pura força física e liderança técnica-psicológica, Cristiano Ronaldo é o principal nome da Juventus e a tendência é continuar assim na próxima temporada.

Cris abrindo espaçoCris entrando no espaço

Com 28 gols, 10 assistências e 44 partidas, o gajo mostrou sua força na sua primeira temporada no futebol italiano. Atuando como uma espécie de ATE na 4-4-2/3-4-1-2 e como ATA na 4-3-3, Cristiano acumulou bons números tanto dentro da área (como mostra a imagem) na sua habitual função quanto fora dela, por vezes criando chances para companheiros (Dybala, Douglas Costa, Cuadrado e até Mandzukić) partirem em ruptura.

Lazio –  Milinković Savić – Henrique Mathias

Sergej Milinkovic-Savic chega a sua quinta temporada como jogador da Lazio e enfrenta seu momento mais complicado dentro do clube. Depois do enorme sucesso que o Sérvio obteve na temporada 17/18, o jogador esperava ser vendido, o que acabou não acontecendo. Insatisfeito, teve seu pior desempenho com a camisa da Lazio na ultima temporada. Como tem um alto preço de mercado, mesmo querendo sair, deve iniciar mais uma temporada em Roma.

Milinkovic-Savic é um meio-campista muito particular, um caso específico onde um jogador forte, com muita explosão e 1.90m de altura se destaca muito mais por termos técnicos. Jogador inteligente, que sabe onde precisa estar dentro do campo, possui excelente visão de jogo e um passe muito qualificado. Claro que também tem bons atributos físicos. Pressiona bem, sabe o momento de marcar mais forte e o do ser mais cauteloso.

O grande questionamento que fica para a temporada é onde vai estar sua cabeça. Focado em jogar bola, defender a Lazio, tem tudo para voltar ao holofotes.

Milan – Piatek – Ítalo Amorim

De consagrado na Ekstraklasa (campeonato polonês) pelo KS Cracovia Kraków (marcou 21 dos 40 gols da equipe na temporada 17/18) a grata surpresa no Genoa no começo da temporada (marcou 19 gols em 21 jogos), “il pistolero” Krzysztof Piątek chegou ao Milan cheio de expectativas e respondeu bem nesse primeiro momento (com 11 gols em 21 jogos pelo Milan, o polonês acabou o Calcio A como artilheiro tanto dos rossoneri quanto do Genoa).

Piątek ficou marcado por ser letal na grande área (25% de aproveitamento dentro da região), porém não apenas por isso. Quem olha o número de passes (11 por jogo) se engana, o centroavante foi o jogador da posição que mais criou grandes jogadas (5) e que mais realizou “passes chave” (30 durante todo o campeonato italiano) do elenco rossonero.

Por mais que não ache Krzysztof o melhor jogador do Milan, é inegável que ele é absurdamente letal e participativo. No geral, o polonês é quase um sinônimo do que pode ser o “novo” Milan: jovem e surpreendente.

Napoli – Lorenzo Insigne – Rodrigo Costa

O capitão do Napoli é líder técnico e referência da equipe italiana, estando no clube desde as categorias de base. O pequeno italiano é um jogador extremamente técnico e habilidoso, tendo como principais características os dribles curtos, muita velocidade, muita qualidade nos passes e arremates certeiros, geralmente de forma colocada, algo que é marca do atacante. Também tem ótima visão de jogo, facilitando para armar as jogadas.

O atacante destro de 28 anos, pode atuar em diferentes funções, como segundo atacante, ponta esquerda e meia esquerda, facilitando assim as modificações de esquemas propostas por Carlo Ancelotti. Mas, rende melhor atuando entre as linhas adversárias, partindo da esquerda para o meio, buscando sempre desmarques para criar chances de gols. Nessa temporada, ao lado de Mertens e Milik, tem tudo para conduzir a equipe napolitana à disputa pelo Scudetto da Serie A.

Roma – Dzeko – Luiz Juno

Dzeko é um jogador alto e forte, mas que claramente não é aquele centroavante grandalhão à moda antiga, por possuir uma ótima habilidade. Ele possui muita mobilidade, sempre retornando próximo aos meias para gerar um jogo associativo por dentro, conquistando jogadas interessantes, alternando sempre entre jogadas associativas, jogadas de pivô e ótimo posicionamento dentro da área, pra receber cruzamentos e bolas no ponto futuro, aproveitando os espaços gerados, buscando profundidade, sendo altamente perigoso e agressivo no setor. Claramente ele é o jogador que possui um jogo totalmente construído em seu entorno.

O contra-ataque é uma das grandes armas ofensivas da Roma, muito em função de bolas enviadas até Dzeko, que busca sempre um ótimo posicionamento ao receber lançamentos longos, sempre colocando a si mesmo ou seus companheiros em condições ótimas de finalização.

@MWfutebol

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s